abril 18, 2012

[Sessão Pipoca] Coraline e o Mundo Secreto

Cuidado com o que você deseja.

Nove entre dez adaptações de livros para o cinema não ficam tão boas quanto o livro. Sempre faltam detalhes ou ocorrem mudanças para adaptar a trama às telonas. Bom, para mim, Coraline é um entre esses dez casos. A história criada por Neil Gaiman é uma fantasia cheia de mistério que agrada crianças de todas as idades! No entanto, apesar do livro ser muito bem escrito, não me diverti tanto lendo, quanto vendo o filme (na maioria das vezes me divirto mais com o livro).

It is not Caroline, it’s Coraline. (Não é Caroline, é Coraline).

Sinopse: Coraline (Dakota Fanning) é uma menina triste em sua nova casa, sempre aborrecida por causa dos vizinhos estranhos que a rodeiam. Um dia, então, descobre que atrás de uma parede de seu quarto há uma porta secreta para um outro mundo, com uma outra mãe e um outro pai - e numa versão muito melhor de sua vida. Coraline terá agora de decidir se deseja permanecer para sempre nesse lugar mágico. [Fonte: Filmow]

Coraline Jones é uma menina que se muda com os pais para uma casa antiga e muito grande que foi convertida em três apartamentos onde, além da família de Colaline, vivem as senhoras Forcible e Spink no apartamento embaixo da casa (que seria como se fosse o porão) e o senhor Bobinsky no apartamento acima da casa (que corresponderia ao sótão).
 
 
 
 
Com os pais sempre ocupados, a garota se sente entediada e resolve explorar a nova moradia e descobre uma portinha em um canto da sala de estar. Após muito insistir com a mãe para que abra a tal portinha, ela termina decepcionada em descobrir que não havia ali nada além de uma parede de tijolos.


Durante a noite, porém, Coraline tem uma surpresa. A portinha agora se abre para um túnel que leva a um mundo paralelo onde tudo é quase igual ao seu mundo, a diferença é que tudo lá é melhor. O outro pai e a outra mãe são atenciosos, as comidas oferecidas a Coraline são as que ela mais gosta e diferente do quarto que ela tem no mundo real, o do outro mundo é mágico e aconchegante.


 
 
Quando ela acorda no dia seguinte, no entanto, está de volta a realidade e fica sem saber se aquilo aconteceu ou se foi apenas um sonho, apesar de ter razões para acreditar que tudo realmente aconteceu. A aventura não para por aí, mas não vou contar mais, senão vou estragar a surpresa de quem ainda não assistiu. A história também conta com alguns animais que tentam evitar que ela caia nos perigos do outro mundo ou que tentam atraí-la até lá.

O filme é lindo e lembra bastante às animações de Tim Burton (que eu amo), mas ele não tem nenhuma participação no filme. No máximo talvez tenha servido de inspiração, mas aí já é especulação de minha parte.


Há também um personagem no filme que não está presente nos livros. Wybie. Criado para que Coraline pudesse ter com quem interagir durante o filme, principalmente durante suas explorações pelo terreno em volta da casa, Wybie se encaixou perfeitamente na história e quando li o livro senti a falta dele.

Outro detalhe que me faz amar esse filme é sua trilha sonora. As músicas que acompanham o filme são melodias que lembram canções de ninar, brincadeiras infantis e até mesmo excursões por locais assombrados. Adoro ouvir as melodias enquanto estou escrevendo ou lendo, pois, apesar de existirem algumas musicas com letra, as palavras ditas não são faladas em nenhum idioma que eu conheça (exceto a faixa onde as senhoras Forcible e Spink cantam em sua apresentação para Coraline - esta é em inglês).

Eu recomendo esse filme e também o livro e convido cada um a dizer qual lhe parece melhor. Eu continuarei vendo o filme ainda muitas vezes sem me cansar.

Título: Coraline e o Mundo Secreto (Coraline)
Direção: Henry Selick
Gênero: Animação, Fantasia, Suspense
Duração: 100 minutos
País: EUA
Lançamento: 6 de Fevereiro de 2009
Trailer: Coraline (2009) | Dublado (Youtube)

16 comentários:

  1. Olá, tudo bom ?
    Minha primeira visita aqui e adorei tudo.
    Continue assim, espero voltar mais vezes.

    Abraço
    Caio Rodrigues

    Se puder visitar meu blog...
    http://linhasdeencanto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! ^^
      Tudo bem! E você?
      Muito obrigado mesmo!! Fico muito feliz!
      Tenho muitas dúvidas se o blog não está muito confuso, se os posts são realmente interessantes... É bom saber que estou conseguindo agradar!

      Obrigado pela visita!!
      Com certeza visitarei seu blog!
      E volte sempre!! :)

      Abraço;

      Excluir
  2. Oi amiga, nunca vi o filme e tb nunca li o livro, me encantei quando vi que a dakota F trabalha no filme, eu amo esta atriz!!!

    Tem news no blog
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela ficou muito fofa no papel de Coraline!
      Assiste e lê que vale a pena!!
      Esse é aquele tipo de filme que eu vejo mais uma vez quando quero passar o tempo!

      Tô indo lá já!!
      Beijussss;

      Excluir
  3. Aaawn, eu amo esse filme, sempre tive curiosidade de ler o livro (: Sim, eu também achei esse filme bem a cara do Tim Burton, acho que pelo fato de ser uma animação meio sombria, eu adoro os filmes dele, sério, me encantam, como Coraline me encanta, não me canso de assistir! amo, amo, amo!

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro animações sombrias!! ^^ Um do Tim que eu amo é a Noiva Cadáver! Também não me canso de ver!!

      Vou lá já!!
      Beijussss;

      Excluir
  4. Animações sombrias são uma das minhas favoritas tbm!
    Eu como a Mica tbm adoro o Tim Burton (amo a noiva cadáver mesmo não tendo concordado com o final...rs)
    Vc já viu "Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet" ? Sem duvidas um dos meus musicais favoritos e meu filme favorito do Tim ;)

    Ah vida de autor não é fácil mesmo!
    Eu fico feliz q vc não pense em desisti pq eu adoro seus fics da Lana, vc sabe neh? E por favor quando vc quiser parceria (tanto como autora parceira como parcerias entre os blogs)sempre vai ser bem-vinda no Fallen In Me viu? É só falar ;)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito!! ^^
      (Ah... eu até que gostei do final.. rsrs)
      Ainda não vi esse filme! Tenho vontade! Jonny Deep + Tim Burton é sempre certeza de coisa boa!!

      Obrigada!! ^^ Meu sonho mesmo é emplacar com minhas próprias estórias, mas que bom que vc gosta das fics!!

      Vou passar lá!!

      Beijussss;

      Excluir
  5. Não li o livro nem assisti ao filme, mas gostei muito de sua resenha, estou muito curiosa para saber oque acontece com Caroline nesse mundo mágico.

    Desculpe por demorar a retribuir a visita!Volte ao Ideia Ampla quando quiser.

    Um xero, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo muito!! Nesse caso, principalmente o filme!

      Que isso!! Que bom que você veio!!
      Passarei por lá, pode deixar!!

      Beijussss;

      Excluir
  6. Respondendo o que você falou lá no blog: Sim, Cidade dos Ossos é muuuuuito bom, eu adoro essa série,Instrumentos Mortais, você devia ler, e quando ler me fala o que achou? sou muito curiosa sabe? AHSAUHDUH awn, muito obrigada por curtir a nossa página no Face *-*

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que eu falo sim!!
      Agora terminei As Crônicas de Nárnia (AMEI!!) e vou continuar a ler a série Jogos Vorazes!

      Já estou indo lá!!
      Beijussss;

      Excluir
  7. oi,
    nao li, nem vi o filme, mas parece muito legal!

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    @lostgirlygirl

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi , tudo bem ?

    Eu queria saber quando vai sair Coraline 2 . O segundo filme ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Tudo bem comigo, e com você?
      Olha, eu sei que esse filme se originou em um livro do Neil Gaiman e até hoje não saiu continuação não. Bem que poderia! :)

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.