agosto 25, 2022

[Sessão Pipoca] Arquivo X - Eu quero acreditar

Mais uma vez, como aconteceu na publicação sobre a 9ªtemporada de Arquivo X, antes de falar sobre o assunto da postagem, quero avisar a respeito de uma pequena mudança aqui no Mente Hipercriativa. Por algum motivo eu decidi que atualizaria o blog uma vez por semana sempre aos Sábados e desde então não tive mais um minuto de paz...😩

Finais de semana são os dias que mais saem da minha rotina e se eu não tivesse a postagem programada com antecedência, sempre acabava com estresse sem saber se conseguiria publicar algo. Para resolver esse problema, a partir dessa postagem, as atualizações serão sempre às quintas-feiras. Nesse dia é mais difícil eu ter algum compromisso que me atrapalhe a escrever e publicar, mesmo que seja em cima da hora.

Dito isso, hoje vou falar sobre o segundo filme da série Arquivo X e logo de início já vou deixando claro que filme é uma oportunidade perfeita para quem nunca assistiu a série, porque, apesar de estar inserido no universo de Arquivo X, a história é completamente independente. Aqui temos Scully e Mulder, ambos fora do FBI, convidados a ajudar a polícia em uma investigação de pessoa desaparecida.

[Sinopse] O súbito desaparecimento da agente Monica Bannan faz com que a agente Dakota Whitney recorra à ajuda do padre Joe, um homem que abusou sexualmente de 37 coroinhas no passado e que alega ter visões. Para ajudá-la na busca, já que não conta com experiência em acontecimentos fora do comum, a agente Whitney busca o apoio de Foz Mulder, que não é mais agente do FBI. O contato é feito através de Dana Scully, que também deixou a organização e agora trabalha como médica em um hospital católico. Inicialmente relutante, Mulder decide cooperar e, aos poucos, passa a acreditar cada vez mais nas palavras do padre Joe. (Fonte: Filmow)

O clima do filme é tenso e já começa com a cena do sequestro da agente Bannan (Xantha Radley) apresentada simultaneamente à busca realizada pelos agentes do FBI liderados pelo padre Joe (Billy Connolly). Cabe aqui dizer que ele foi julgado e condenado pelos crimes que cometeu e excomungado da igreja, apesar de ainda ser referido como padre e ter encaminhado ao Papa pedido de perdão e reinserção. Ele encara as visões que tem como uma chance de redenção com Deus pelo que ele fez.

Na sequência somos apresentados à Scully (Gillian Anderson) em seu trabalho como médica e sua luta para tentar salvar um menino com uma doença terminal. Enquanto ela acredita que pode haver uma terapia experimental para salvar o garoto, os mantenedores do hospital querem que ela desista e deixe o menino morrer apensa com tratamento paliativo. No meio desse impasse, surge o pedido de ajuda do FBI. A organização poderia encontrar o ex-agente se quisesse, mas sabem que Scully é uma peça chave para convencê-lo a ajudar. E é exatamente o que acontece.

Foi interessante ver a interação dos dois, como a doutora Scully conseguiu reconstruir sua vida depois de tudo o que enfrentou, enquanto Mulder (David Duchonvy) se esconde por conta das acusações que caíram sobre ele na 9ª temporada da série. Ele vive isolado e sua aparência é chocante à primeira vista (eu não gostei... rsrs... barbudo pra mim só o Martin Freeman interessa 💘). O FBI, no entanto, oferece a ele o perdão de todas as acusações se ele ajudar a encontrar a agente desaparecida.

O que esse filme não tem: conspirações alienígenas. Se o que te afastava da série era isso, aqui é um mistério policial com um toque sobrenatural, mas com investigação ativa dos agentes, perseguições e uma trama intrincada cheia de conexões dentro do próprio filme. Como eu disse, não é necessário qualquer conhecimento prévio da série ou dos personagens para compreender o filme. Para os fãs foi como um episódio grande, para quem não conhecia é um com entretenimento para quem gosta do gênero.

Infelizmente também não teve muito lugar para romance e momentos fofos entre Mulder e Scully, com certeza não era o foco da história, mas o amor que existe entre os dois é claro e evidente assim como a intimidade que compartilham.

Não posso deixar de mencionar a cena pós-créditos que eu vi no cinema só porque fiquei com minha amiga na sala depois que acabou na esperança de que houvesse alguma coisa. E havia. É uma cena curta, mas aconselho vocês a ficarem para assistir, pois é também um epílogo sobre o que aconteceu com Mulder e Scully no final da história.

Alguém aqui já conhecia esse filme? Ficaram com vontade de assistir pela primeira vez ou rever? Me contem nos comentários!

Título: Arquivo X: Eu Quero Acreditar (The X-Files: I Want to Believe)
Direção: Chris Carter
Gênero: Drama, Ficção Científica, Mistério, Suspense.
Duração: 104 minutos.
País: Canadá e USA
Lançamento: 25 de julho de 2008 (Brasil)
Trailer: Arquivo X: Eu Quero Acreditar (Youtube - sem legenda)

12 comentários:

  1. Olá,
    Ainda não assisti episódios suficientes da série pra descobrir se sou fã ou não, mas está na lista pra uma boa maratona.
    Me deixou animada saber que o filme te causou uma boa memória, como fã. Adoro essas histórias.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      É uma série realmente longa, mas às vezes eu maratono também.
      O bom desse filme, como eu disse, é que diferente do primeiro, ele é bem independente da série.

      Até mais;

      Excluir
  2. Olá, Helaina.
    Eu gostava muito da série quando passava na TV a trocentos anos atrás. Mas esses dias tentei assistir e não gostei tanto assim. Quanto aos filmes não assisti, nem sabia da existência na verdade hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, acho que eu nunca vou mudar minha opinião sobre Arquivo X por conta da minha memória afetiva. Os filmes são bons para uma diversão sem compromisso, principalmente esse segundo que é mais independente.

      Excluir
  3. Oi
    lembro que teve uma época que passava domingo a noite no sbt, parece ser um filme bom e legal que da pra assistir mesmo sem ter visto a série, só uma pena que não tem conspirações alienígenas que é uma das coisas que chama a atenção na série.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, eu não lembro de ter assistido Arquivo X no sbt, na época que eu vi era só na Record que passava. É verdade, mas eu gostei por ter dado uma ênfase diferente do que a gente já estava acostumado.

      Excluir
  4. Oi, flor!
    Nunca assisti esse filme, mas fiquei interessada pelo que você pontuou!
    Eu gosto da temática, então acredito que gostaria bastante, vou procurar pra ver!

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Helaina, achei uma ótima ideia assistir os filmes, até porque não sei se encararia hoje todos os episódios da série. Mas super fiquei com vontade de assistir o filme, a história parece ser misteriosa e interessante. Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, esse segundo filme é uma boa forma de conhecer um pouquinho da vida de Scully e Mulder sem mergulhar nas 9 temporadas da série. Se você assistir, espero que goste.

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.