maio 21, 2022

[Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 9

Antes de começar a falar sobre a 9ª temporada desse seriado que me apresentou o mundo das séries, preciso falar sobre uma pequena mudança que irá acontecer em relação a frequência das postagens aqui no blog.

Eu disse em: [Especial] Metas 2022, que estava conseguindo manter tanto esse quanto meu blog de textos autorais, Universo Invisível, atualizados com publicações em semanas alternadas e pretendia continuar no mesmo ritmo. Porém, produzir contos curtos e crônicas é muito mais trabalhoso do que escrever uma resenha ou uma lista aleatória. Isso não seria problema se eu estivesse tendo retorno, mas são raras as leituras e ainda mais raros os comentários nos meus textos.

Sei que a vida de todo mundo é corrida, mas imaginei que um texto a cada 15 dias fosse uma tarefa que as pessoas conseguiriam encaixar na rotina, aparentemente me enganei (a não ser que meus textos sejam tão ruins que não valham a perda de tempo lendo, mas não quero acreditar nessa possibilidade por enquanto).

Decidi então que vou continuar com os textos autorais, mas agora apenas 1 por mês, e em consequência disso, as publicações aqui irão aumentar sendo uma por Sábado, exceto quando tiver postagem nova no Universo Invisível.

Bom, era isso que eu tinha para dizer. Agora vamos de Arquivo X, porque esse ano eu termino as resenhas de todas as 11 temporadas da série e os 2 filmes.

Quando a 9ª temporada foi exibida pela primeira vez, imaginamos que seria a última. Felizmente estávamos enganados.

Mônica Reyes (Annabeth Gish) e John Doggett (Robert Patrick) formam uma boa dupla, mas eu sinto falta da Dana Scully (Gillian Anderson) e do Fox Mulder (David Duchovny) trabalhando juntos e mesmo a agente só aparece algumas vezes.

Apesar disso, a temporada não fica devendo em nada em relação à qualidade dos episódios. As histórias continuam instigantes no melhor estilo Arquivo X.

Em 4D (S09E04), John Doggett leva um tiro e fica entre a vida e a morte, mas uma versão sua de outra dimensão está pronta e ansiosa para assumir seu lugar. Até hoje esse episódio me deixa confusa.

4D (S09E04)

O episódio Improvável (S09E13) é um refresco depois de John quase morrer 2 vezes, Mônica também passar por esse perigo e o bebê de Scully ser sequestrado.

Improvável (S09E13)

É bem diferente do que vinha acontecendo até então porque apesar de termos um assassino em série, o episódio é leve, cômico e musical. Só de lembrar já quero assistir de novo.

Dana Scully e Monica Reyes em Improvável

Gostei bastante de assistir essa última temporada mais uma vez. Quando penso na série geralmente me lembro da Scully e do Mulder, mas Mônica e John também foram ótimos personagens que merecem ser lembrados.

Monica Reyes e John Doggett

Ela, a pessoa com a mente mais aberta e pronta para acreditar mesmo no que não conseguia explicar, enquanto ele era o cético que precisava ver o fenômeno várias vezes e mesmo assim não acreditava. Um pouco irritante para falar a verdade (😅), e uma ideia interessante da série de inverter os gêneros nessa questão das crenças já que antes a Scully era a cética, enquanto Mulder era o crente. Não fica aquela ideia engessada de emoção feminina vs. lógica masculina.

O encerramento com Scully e Mulder fazendo referência à primeira temporada foi a cereja do bolo dessa season finale e eu teria ficado completamente satisfeita se essa fosse a despedida final dos personagens. No entanto, alguns anos depois (para nossa alegria), mais um filme acontece. Mas esse é assunto para outra postagem.

Até lá...
Acredite para compreender


Data de exibição: 11 de novembro de 2001 | 19 de maio de 2002

14 comentários:

  1. Olá, Helaina.
    Sobre a série, eu amava assistir quando passava na TV. Mas outro dia tentei comecar a assistir do começo e não consegui hehe. Sobre seu outro blog, nem sabia que existia. Como você sempre deixa o link desse aqii, é aqui que venho. E uma sugestão, porque não publica os textos por aqui também?

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, eu achei que não fosse conseguir, principalmente as temporadas mais antigas, mas acabei me surpreendendo e gostando mais ainda. Como assim, tem comentário seu lá! XD Eu geralmente deixo o link dos dois nas postagens, mas reescrevi a forma como eu compartilho para ver se fica melhor. Já pensei em fazer isso, mas acho que a proposta dos dois blogs é muito diferente e não vale à pena misturar.

      Excluir
  2. Oi
    que bom que ficou satisfeita com essa temporada, eu lembro que essa serie passava nas noites de domingo do SBT, agora falta pouco para terminar de resenhar, acho o tema dessa série interessante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, não lembro de ter visto no SBT, aqui sempre foi na Record, mas só assisti a primeira vez, não peguei reprises, então não sei se passou em outro lugar depois. Sim, agora falta pouco. A série começou com alienígenas e passou por vários outros temas inexplicáveis.

      Excluir
  3. É foda isso de você escrever um texto legal ou um post no geral mesmo e as pessoas não lerem ou não darem o merecido valor...
    Mas isso é mais normal do que parece, então não desanime de publicar seus textos não. Continue postando mesmo que seja uma vez ao mês...
    Enfim, eu nunca assisti Arquivo X, ou talvez tenha assistido mas só episódios aleatórios hahahaha!
    Gostei das coisas que disse sobre a série, deu vontade de assistir hehehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho reduzido muito o tamanho dos meus textos aqui exatamente por conta disso. Não tem valido à pena o esforço para as pessoas não lerem. Mas no caso da ficção original no outro blog não tem jeito. Se eu limitar muito o tamanho acaba ficando sem sentido. Vou continuar. Acho que com a frequência menor já me aliviou um pouco.
      Entendo que é uma série longa. Acho que se dependesse de eu começar a ver hoje, não assistiria tudo também... hahaha... eu iria me arrepender por isso. Mas acho bem válido assistir episódios aleatórios também! Inclusive faço muito isso.

      Excluir
  4. Tenho muita vontade de ver essa série. Ela parece ser muito interessante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Helaina, tudo bem?
    Que bom que a série manteve a qualidade por tantos anos e seu prolongamento não prejudicou a qualidade. Às vezes isso infelizmente acontece. :(
    Simpatizo com Arquivo X, mas nunca assisti. Acho que eu ia curtir, adoro tramas investigativas.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem sim, e você?
      Nossa, sim! E correu muito esse risco por ser tão longa.
      Talvez se você pegar episódios com mais investigação e menos teorias da conspiração você goste sim. Arquivo X tem de tudo! :D

      Beijos;

      Excluir
  6. Que nostalgia, me lembro quando Arquivo X passava na TV! Confesso que não lembrava da dupla Mônica e John, acho que só vi episódios com a Scully e o Mulder. Muito legal você estar assistindo tudo desde o início!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, eles apareceram mais no final da série mesmo. Tenho um carinho especial pelos dois, mas quando penso em Arquivo X me vem só Scully e Mulder também. Agora falta pouco para terminar.

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.