maio 07, 2022

[Resenha] Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 2

Esse segundo volume da coleção completa de Sherlock Holmes contém os livros Memórias de Sherlock Holmes, com os contos: Silver Blaze, O Rosto Amarelo, O Corretor, Gloria Scott, O Ritual Musgrave, Os senhores de Reigate, O aleijado, O paciente interno, O intérprete grego, O tratado naval, O problema final e o romance: O cão dos Baskerville. Para quem for se aventurar nessa coleção da Harper Collins fica o aviso que aparentemente as histórias não estão em ordem cronológica conforme aconteceram, mas sim conforme foram publicadas (pretendo analisar isso melhor quando for reler).

No entanto isso não deixa a leitura menos prazerosa, na verdade dá a sensação que estamos ouvindo o Doutor Watson, e às vezes Sherlock Holmes, contando as aventuras que viveram enquanto se lembram. Estou achando isso particularmente divertido porque parece que estou na Rua Baker tomando chá com eles enquanto ouço.

Esse livro faz parte da lista 40 antes dos 40.

[Sinopse] "Eu honestamente acredito que Sherlock Holmes seja o primeiro personagem moderno na ficção de língua inglesa. Ele é um anti-herói que funciona muito bem no mundo em que vivemos. O personagem de Conan Doyle é tão completo, complexo e atemporal que pode existir em qualquer lugar." — Andrew Lane, escritor. (Fonte: Skoob)

Estou colocando a cabeça para funcionar junto com o detetive novamente e tentando desvendar os casos, apesar de não termos todas as informações para tal, já que descobrimos os detalhes à medida que Watson conta o que aconteceu. Muitas das vezes Sherlock sai sozinho para investigar e quando volta já tem várias pistas e o caso praticamente solucionado.

Pelo menos consegui captar os fatos essenciais do caso. Vou enumerá-los para você, pois não há nada melhor para esclarecer uma situação do que expô-la a outra pessoa.” Pág. 11

No entanto, nem tudo é tão complicado assim e no conto O Rosto Amarelo, um dos casos em que Sherlock fracassou (Watson deixa isso claro logo no início, então não é spoiler), mesmo sem saber todos os detalhes, minha dedução foi mais assertiva e fiquei bem animada com a conquista. O final desse conto foi serviu como referência na série da BBC e doeu um pouco lembrar como foi usado. Bem diferente e mais doloroso do que no original.

Uma atenção especial ao conto Gloria Scott, onde o relato é inteiramente narrado por Sherlock Holmes e mostra a diferença dele para o Dr. Watson ao contar uma história. Enquanto o médico é muito mais emocional e floreia a narrativa, o detetive é mais objetivo e se atém aos fatos. Ao mesmo tempo, essa variação revela o talento de Arthur Conan Doyle, que consegue expor apenas pela forma como conta a história as características mais marcantes de seus personagens.

Outra vez vejo referência da minha fanfic em um livro do Doyle que eu não tinha lido. Dessa vez é Sherlock no conto O Ritual Musgrave, participando de uma caça ao tesouro, exatamente o que eu planejei para ele e John no livro que estou escrevendo. Essa minha sintonia é encantadora e estranha ao mesmo tempo. Sei que é apenas coincidência, mas gosto de pensar também que entendi o personagem o suficiente para saber o que escrever sobre ele.

Finalmente Mycroft Holmes apareceu! Já estava ansiosa para saber onde ele entraria na história. Outro que apareceu nesse segundo volume também foi o professor Moriarty no conto em que Watson narra a morte de Sherlock Holmes, sim ele morreu, mas Doyle precisou trazê-lo de volta pela pressão dos fãs (vocês não têm ideia do medo que eu passo fazendo parte desse fandom... hahaha) é de partir o coração. O Problema final começa assim:

É com o coração pesado que pego a pena para escrever as últimas páginas onde registrarei os talentos especiais que distinguiam um amigo, o sr. Sherlock Holmes.” Pág. 210

Para quem assistiu a série da BBC, ouvir o Doutor Watson gritar pelo amigo sem obter resposta no final do conto nos remete imediatamente ao episódio A Queda de Reichenbach (The Reichenbach Fall). #Doloroso

Vi o bastão de Holmes ainda apoiado à rocha onde o tinha deixado, mas não havia sinal dele. Gritei inutilmente. A única resposta foi o eco de minha voz reverberando pelas montanhas.” Pág. 224

Impossível não lembrar esse momento:

Okay, o John do seriado é um pouco mais dramático
(Thank you, Martin Freeman <3)

O Cão dos Baskerville sempre teve um gostinho especial para mim, pois foi o episódio (S2E02) pelo qual conheci a série Sherlock. Minha mãe estava assistindo TV, perguntei o que era, ela disse que uma série que tinha encontrado por acaso e eu fiquei para ver. E me apaixonei. Isso foi no começo de 2020 e ler o livro que inspirou aquele episódio foi muito interessante e bem diferente já que foi publicado em 1902.

O Doutor Watson teve um protagonismo muito grande em boa parte da história, o que eu adorei, já que sou completamente apaixonada pelo personagem, mas depois de um tempo comecei a sentir saudade de Sherlock. O mundo é muito mais fácil de entender com o detetive por perto.

O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa.” Pág. 254

Só depois de ler a definição de anti-herói consegui concordar com a sinopse. Para mim Sherlock é um herói sem poderes sobrenaturais que apenas fica impaciente com a dificuldade das pessoas em enxergarem coisas óbvias. Pelo menos para ele. Eu consigo compreender e compartilhar da aflição dele, mas entendo também que nem sempre estamos aptos a usar toda nossa habilidade intelectual e até nos habituamos a ser assim por questões que competem a cada um de nós.

Meu caro Watson, não concordo com os que incluem a modéstia entre as virtudes. Para o lógico, todas as coisas devem ser exatamente como são, e subestimar-se é tão falso quanto exagerar no próprio talento.” Pág. 161

Recomendo muito a obra de Sir. Arthur Conan Doyle tanto pela facilidade de leitura quando pelos mistérios intrincados que o detetive desvenda ao lado de seu fiel amigo Doutor Watson. Já estou ansiosa para ler o próximo volume.

Título: Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 2
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Tradução: Áurea Brito Wissenberg (Memórias de Sherlock Holmes) e Arnaldo Viriato Medeiros (O Cão dos Baskerville).
Páginas: 400
Editora: Harper Collins Brasil
Ano: 2020
Link do livro no Skoob: Sherlock Holmes - Volume 2

Resenhas disponíveis no blog:

Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 1
Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 2 (postagem acima)
Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 3
Obra Completa de Sherlock Holmes - Volume 4

14 comentários:

  1. Olá,
    Acho essas edições da Harper lindíssimas. Esses box são muito desejáveis haha
    Como curtia muito a série da BBC, sempre ensaiei ler um dos volumes... até tirei uns da nuvem do Kindle, mas... haha
    Gostei de saber dos contos e, lógico, já quero conhecer o Moriarty dos livros hehe

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, o único contra com coleções assim é que são pesadinhas... rsrs...
      Eu fiquei com a mesma vontade pela série, mas comecei a escrever as fanfics primeiro. quando uma pessoa comentou que minha escrita estava fazendo essa pessoal sentir vontade de ler os livros do Doyle foi o incentivo que eu precisava para começas a ler. Não me arrependo.
      Achei a participação dele e do Mycroft pequenas, queria mais.

      Até;

      Excluir
  2. Nunca li nada sobre Sherlock Holmes, não sei se me chama muita atenção...
    Mas achei bem interessante seu post, e deve ser bem legal pra quem curte a história.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria, eu levei um bom tempo para começar a ler também. Acho que se não fosse a série da BBC ainda não teria feito isso... ainda bem que conheci a série!

      Beijos;

      Excluir
  3. Ahhh, meu único contato com o Sherlock, foi através da Enola rsrs (pelo filme).
    Acho as edições da Haper, muito lindas, mas ainda não me despertou vontade de ler.
    Arrasou nas postagem! <3
    Beijinhos
    Tati
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty, bem, quem sabe um dia. Eu confesso que para uma leitora de romances policiais demorei bastante para ler as aventuras do detetive também.
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  4. Oi
    algum dia preciso ler livros que envolvem Sherlock, eu já assisti filmes e séries e gosto do personagem. que bom que gosta das obras.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, eu tive um pouco de receio em não gostar, mas me surpreendi positivamente. Já estou com pena porque vai acabar.

      Beijos;

      Excluir
  5. Eu amo Sherlock Holmes, mas nunca li por essa coleção da Harper. Os contos eu nunca li, mas conheço O Cão dos Baskerviles e gosto bastante. E sim, o interessante é ter essa sensação que você falou, de estar na rua Baker, tomando um chá e ouvindo a dupla contando suas aventuras conforme se lembram, haha. Eu acho que nunca li as obras deles na ordem, então a sensação é bem essa.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, faz pouco tempo que 'O cão dos Baskerville' apareceu na coletânea. Gostei bastante, principalmente da aparição surpresa de Sherlock. Já estava ficando com saudade dele no decorrer da história. Estou amando passar um tempo com esses dois.

      Beijos;

      Excluir
  6. Olá, Helaina.
    Ainda não peguei na mão essas edições da Harper. As que tenho aqii são aquelas edições de bolso de luxo da Zahar e acho elas lindas. Meu favorito do Sherlock é O cão dos Baskerville, acho que já li ele umas cinco vezes hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Acho lindas também a coleção da Zahar. Eu só escolhi a da Harper literalmente porque ocuparia menos espaço. Tá complicado guardar os livros aqui. Eu li essa história faz pouco tempo e gostei bastante, mas minha preferida é "O Sinal dos Quatro".

      Excluir
  7. Nossa, deve ser MUITO bacana ler tudo assim na sequencia (mesmo que não seja cronológica)! Eu li pouca coisa de Sherlock Holmes, e faz muuuito tempo. Adoraria me aventurar de novo! Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, estou achando a experiência interessante, mas pretendo tentar colocar em ordem cronológica antes de reler. É muito bom para ler uma vez só.

      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.