maio 28, 2022

[Resenha] Casa das Fúrias

Nada melhor para estragar uma leitura do que do que criar expectativas ao invés simplesmente ler a história. Eu não consigo descrever o horror que a série Asylum, da mesma autora, causa em mim e quando vi um livro novo dela imaginei que teria as mesmas sensações. Fui ingênua, óbvio, e talvez por isso não tenha aproveitado tanto o livro quanto poderia. Mas..., a escrita da Madeleine Roux continua tão envolvente quanto à da saga que se passa entre as paredes do manicômio e se eu não li mais rápido, é porque estava em e-book (preciso resolver essa questão... hahaha).

[Sinopse] Louisa Ditton não tem para onde ir. Estamos no século XIX. Sozinha e com medo, Louisa acaba de escapar do terrível internato inglês onde repressão e castigos dolorosos eram a principal lição. Assim, quando encontra uma idosa que lhe oferece emprego em uma hospedagem, Louisa acha que finalmente está segura. Logo que chega à Casa Coldthistle, entretanto, a jovem nota algo estranho. O misterioso proprietário do lugar – o sr. Morningside – proporciona a seus hóspedes não um simples lugar para dormir, mas o temido descanso eterno. Numa espécie de tribunal sombrio, o sr. Morningside e a criadagem executam sua justiça obscura àqueles que vivem impunes, e Louisa será obrigada a fazer parte desse grupo de impiedosos justiceiros. (Fonte: Skoob)

"Aquela menina é criação sua, nascida do seu desejo e da sua mente."

Não sei se vocês lembram, mas no primeiro lockdown em 2020 várias editoras decidiram ajudar na campanha para as pessoas ficarem em casa deixando alguns e-books de graça na Amazon. Fiquei muito feliz ao descobrir esse livro a custo zero (mal sabia eu que era a “pegadinha” do primeiro livro da série grátis). Já conhecendo o trabalho da Madeleine Roux, queria muito ler mais livros dela e corri pra baixar. Não foi uma experiência ruim, apenas diferente do que eu esperava.

Logo no início a trama já engrena, e Louisa começa a se arrepender das escolhas que fez. Sabe quando você se identifica com a personagem principal, mas passa raiva com as decisões dela? Foi o meu caso. Por conta disso, aos poucos, minha identificação foi diminuindo e, apesar da história interessante, as páginas não voaram como aconteceu com a outra série da autora. No entanto, a vontade de descobrir os segredos daquele hotel estranho e como Louisa lidaria com a situação me fez continuar.

"Nunca fui de esperar muita consideração. É a maneira mais fácil de não se decepcionar."

Todos os personagens são misteriosos e cativantes e eu queria saber a história de cada um, mas o foco aqui é a descoberta da protagonista desse novo universo de possibilidades sobrenaturais até então desconhecido para ela. Imagino que nos próximos livros da trilogia muitos aspectos da mitologia da história ainda sejam apresentados.

Tem um princípio de romance com o mocinho tentando proteger a mocinha sem saber que ele na verdade está muito mais encrencado que ela. Criança lidando com sua habilidade perigosa de forma tão natural que quase chega a ser fofo (eu disse quase, quero distância dessa criança). E cabe muita reflexão entre certo e errado, já que na sinopse é citado o “grupo de impiedosos justiceiros”, algo que acabou me afastando dos personagens por não concordar com algumas justificativas e decisões deles.

"— Você tem o hábito de resgatar donzelas e suas colheres? — perguntei."

Para o primeiro livro de uma trilogia a quantidade de informações expostas contam muito bem a história e o que falta desperta a curiosidade para os próximos. A trama principal tem um desfecho, mas obviamente deixa um gancho para o próximo livro. Não compartilho com as decisões da protagonista, mas não sei o quanto elas serão definitivas. Para mim, por mais que te tratem bem, não acho que seja motivo suficiente para abraçar de corpo e alma uma causa. Há quem diga que o livro fala de aceitação, mas não sei se consigo ver dessa forma. Se aceitar é entender quem você é e aprender a lidar com isso, para mim o que ela fez foi desistir pelo cansaço. Mas é só o primeiro livro! Espero que as coisas melhorem de verdade nos próximos!

Título Original: House of Furies
Autora: Madeleine Roux
Tradução: Guilherme Miranda
Páginas: 352
Editora: Plataforma 21
Ano: 2017
Link do livro no Skoob: Casa das Fúrias

16 comentários:

  1. Olá, Helaina.
    Eu li Asylum da autora e não sei se foram as altas expectativas mas achei muito fraquinho hehe. Então não sei se vou me aventurar em mais uma trilogia dela. Mas espero que goste mais do próximo livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Nossa, eu me apaixonei pela série. Acho que tenho uma queda por mistérios que se passam em manicômios ou locais que serviram para esse fim antes de virar outra coisa. Esse livro é bem diferente e achei até menos sombrio, apesar das coisas que acontecem na trama.

      Excluir
  2. Oi
    a tal da expectativa acaba com a experiência de muitas leituras, eu nunca li nada da autora quem sabe algum dia, apesar de não ser aquilo que gostava pelo menos gostou dos personagens.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, seria tão bom se a gente não criasse expectativas antes de ler.

      Excluir
  3. Não conhecia, mas vou anotar a dica!

    https://clebereldridge91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que pena que você não curtiu o livro :/
    Mas igual você disse tomara que melhorem nos próximos.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Helaina! Olha, fiquei bem curiosa a respeito desse hotel misterioso, mas confesso que dei uma desanimada com o aspecto sobrenatural da história (não é a minha praia). Nunca li nada da autora, adoraria ler um dia. Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, é uma história bem fantasiosa sim. Geralmente o que eu leio, tirando os romances policiais, tem que ter algo sobrenatural. Espero que você leia e goste! Beijos;

      Excluir
  6. Oi Helaina, tudo bem?
    Nossa, ir com muita expectativa e se frustrar é mesmo a fórmula da decepção, te entendo muito porque costuma acontecer comigo também. :(
    Mas achei a proposta do livro bem instigante, acho que daria uma chance se ganhasse um exemplar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem sim. E você?
      Sim, não tem erro... =/
      É uma boa história e o fato de ter vindo pra mim de graça ajudou já que não doeu no bolso.. hahaha..

      Beijos;

      Excluir
  7. Olá.
    Quando vamos com muita expectativa numa leitura acabamos nos decepcionando as vezes.
    Pena que não tenha curtido tanto.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Pois é, mas a vida do leitor é assim mesmo, né?

      Beijos;

      Excluir
  8. Olá,
    Eu peguei esse e-book também nos gratuitos. Nem sei quando irei ler esse e o outro pq são cheio de imagens, né? E meu kindle é geração véia e tem coisa que não mostra, daí preciso ler online na nuvem. Mas já curti o cenário da história e parece manter um bom suspense. Não irei como tanta sede ao pote e espero curtir.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Ah sim, tem imagens, mas não senti que acrescentaram muito na história não. Me lembrou um pouco 'O Lar Da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares'.
      Sim, acho que a história é boa e dá pra curtir bastante sem criar tantas expectativas.

      Até mais;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.