julho 25, 2019

[Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 5

Quanto mais avançamos na série, mais aumenta a quantidade de episódios que eu lembro melhor. Além de serem temporadas mais recentes, o tanto de vezes que a TV Aberta fez reprise dessas temporadas enquanto não podia exibir a seguinte foi impressionante. Ao ponto de eu conseguir decorar algumas frases dos personagens na época.

A quinta temporada (junto com a sexta e alguns episódios da terceira), sempre fez parte da minha seleção de favoritos e continua fazendo agora junto com a segunda temporada por conta de todos os momentos fofos entre Scully e Mulder.
O momento fofo dessa temporada fica por conta de Homens Mariposa (Detour - S5E04) com Scully e Mulder encurralados no meio de uma floresta por criaturas que tentam impedir a destruição da mesma, e por isso está atacando qualquer um que adentre a mata. Com Mulder machucado e sem ter como sair do lugar por terem sido separados do grupo de busca, Scully precisa manter o parceiro aquecido enquanto espera por socorro. Para isso ela aconchega o parceiro sobre o colo e canta para que ele saiba que ela está acordada. É um misto de emoção essa cena, entre fofura e vergonha alheia.

Fiquei chocada nessa temporada ao perceber que os Pistoleiros Solitários foram os responsáveis por despertar em Mulder essa obsessão com as conspirações do governo! Ele era um agente normal do FBI até então. Hoje percebo o quanto não prestei a devida atenção ao episódio que contou a história da formação do trio.

Para mim o melhor episódio dessa temporada ainda é e sempre será: Vampiros (Bad Blood - S5E12). Scully e Mulder estão com problemas por conta de uma reação exagerada de Mulder que matou um rapaz durante a investigação sob a alegação de legítima defesa. Segundo ele o garoto era um vampiro. Logo na cena de abertura, no entanto descobrimos junto com ele e Scully que os longos dentes que o rapaz exibia era uma prótese.

Na sequência os agentes precisam contar ao diretor assistente Walter Skinner tudo o que viram e fizeram. Com receio de apresentar versões muito diferentes um do outro, os parceiros resolvem antes de se apresentar ao seu superior, contar um ao outro o que viram, e é aí que o episódio fica muito engraçado.
Pessoalmente confio mais no depoimento da Scully, pois além de Mulder ter mentido sobre a aparência do xerife, claramente com ciúmes por Scully tê-lo achado bonito, o agente se descreve como se fosse bondoso e ingênuo enquanto sua parceira é uma megera que só fala aos gritos. Eu tenho 4 temporadas com prova suficiente de que ele é quem não escuta o conselho dos outros e se comporta como uma criança mimada às vezes quando contrariado. Não é à toa que a Scully já precisou atirar nele (2ª temporada) para evitar que o agente fizesse uma besteira que o levaria preso com provas intencionalmente armadas contra ele.

Um dos momentos tocantes dessa temporada, além do sofrimento de Scully nos primeiros episódios quando ela é finalmente curada do câncer, é quando ela descobre que um dos seus óvulos roubados durante a sua abdução foi usado para gerar uma menina. Emily, com quem a agente rapidamente se identifica e passa a cuidar, já que a menina sofre de uma doença grave causada pelas pessoas por trás dos experimentos que a trouxeram a vida. Por que fazem a Scully sofrer tanto nessa série?

Quem está acompanhando as postagens sobre a série e fica com vontade de conhecer, mas não quer se comprometer com uma série tão longa, eu recomendo assistir os episódios “monstros da semana”. Eles contam uma história bizarra sem muita ou nenhuma ligação com os temas centrais da série. Feitiço (Chinga - S5E10) é um bom exemplo disso.

Scully está de folga e enquanto viaja em busca de paz e sossego, a agente se depara com uma cidadezinha apavorada com eventos e mortes estranhas. Quer mais um motivo para assistir esse episódio de Arquivo X? O roteiro foi escrito por Chris Carter (criador da série) e Stephen King! Assista como se fosse um pequeno conto de terror de 45 minutos. Fãs do gênero não irão se arrepender.

O ponto fraco dessa temporada para mim foi a ex-namorada de Mulder, Diana Fowley, brotando do nada para estragar meu shipp ajudar na investigação. Um nojo a relação dos dois e a forma como Scully é ignorada com facilidade. Já sei que ela volta em outros episódios, mas nem quero.

Minha reação ao final dessa temporada me pegou de surpresa do tanto que concordei com a atual descrença de Mulder sobre a inexistência de vida extraterrestre. Os fatos expostos nos leva a acreditar que tudo nunca passou de um plano muito elaborado do governo para esconder segredos, manipular e controlar a população. Experiências secretas com cobaias humanas, sequestros, tudo escondido atrás de um teatro sobre visitantes do espaço. Será?
Mulder: Quero que as pessoas saibam a verdade.
Ag da CIA: Às vezes nosso trabalho é evitar que elas saibam.
O plot twist dessa temporada, que não surpreendeu ninguém, é o fato do Canceroso estar vivo. Quem duvidava disso logo vai se acostumar com a imortalidade desse sujeito. É a representação humana da expressão “vaso ruim não quebra”.
As tentativas de acabar com os Arquivos X tem seu golpe mais intenso no final dessa temporada com o escritório literalmente pegando fogo. 
Foi de cortar o coração a cena com Scully e Mulder visualizando todo o trabalho realizado por eles estragado enquanto o incêndio era controlado.

Depois de cinco temporadas, a série finalmente ganhou seu primeiro filme e esse será a próxima postagem. Já estou ansiosa para finalmente falar da primeira vez que vi Scully e Mulder na tela do cinema.

Alguns fatos da temporada 5:

Data de exibição: 2 de novembro de 1997 | 17 de maio de 1998
 - Novos personagens: Cassandra Spender, Jeffrey Spender, Diana Fowley e Gibson Praise.
Lembrando que quem quiser conhecer os detalhes de cada episódio recomendo o site Arquivo X - Episode Guide (em português) que faz um excelente trabalho nesse aspecto.

Logo após essa temporada fomos presenteados com um filme maravilhoso que segue a sequência dos acontecimentos. Para ler a resenha acesse: [Sessão Pipoca] Arquivo X - O Filme

14 comentários:

  1. Oie Helaina!
    EU não acompanhei, mas nossa!
    Quanta coisa acontecneod na quinta temporada e gosto quando você elenca os momentos da temporada <3
    cuidade com os livros de terror e não fique com memdo, amiga!!
    espero que esteja mais animadinha tambem, viu?

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm,
      Eu resolvi fazer assim ao invés de apenas descrever os episódios, porque isso os sites especializados já fazem, né? Que bom que você gosta!
      Menina, eu passo cada medo!! Se for em manicômio então...
      Tem dias que ainda batem o desânimo, mas estou tentando me manter ativa aqui no blog pelo menos. Mesmo que não sejam posts semanais como pensei fazer à princípio.

      Beijos;

      Excluir
  2. Oi Helaina, lembro da época que acho que comentava da série, ou por aqui ou no face, não sei, só sei que sabia que vc adora, tanto como adora Harry Potter!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila, tudo bem?
      Ah, eu gosto muito mesmo. Foi a primeira série que acompanhei na vida. Vai estar para sempre na minha história.

      Beijos;

      Excluir
  3. Oi, Helaina como vai? Lembro-me que quando eu assistia a essa série, eu adorava. Arquivo X é uma série marcante não é mesmo? Sua análise ficou muito explicativa. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, tudo bem e você?
      Sim, Arquivo X é uma daquelas séries marcantes que veio para inspirar várias outras e eu adoro ter podido acompanhá-la. Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado!

      Abraço;

      Excluir
  4. Oi Helaina,
    Eu parei na primeira temporada, mas pretendo continuar. Mas, tem umas que estou revendo no momento, vai demorar um cadinho.
    Não ligo para temporadas longas, se é bom a gente nem sente.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, tudo bem?
      Concordo com você. Se a série é boa e não perde a qualidade, que venham mais temporadas!

      Até mais;

      Excluir
  5. Oi Helaina,
    São quantas temporadas ao todo? Preciso arriscar a ver, nunca vi nenhum episódio.
    Sempre vejo sua animação para falar da série e é contagiante!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, tudo bem?
      Foram 9 temporadas e recentemente fizeram um revival com mais 2 temporadas curtinhas. E ainda tem 2 filmes. Falarei sobre tudo isso aqui no blog.
      Ah, eu sou suspeita pra falar, eu amo demais a série. Scully minha musa inspiradora desde que conheci!

      Beijos;

      Excluir
  6. Oi
    que legal que você está assistindo essa série, já vi muitos comentarem dela e já cheguei a assistir alguns episódios quando passava na televisão, ela tem várias temporadas né.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem?
      Sim, tem bastante. É uma série bem longa. Espero que um dia façam mais temporadas ou filmes.

      Até mais;

      Excluir
  7. Oi Helaina! Que saudades ♥

    Nunca assisti essa série, apesar de ouvir falar muito nela. Nem imaginava que era tão antiga. Parece uma daquelas séries que marcam, e mesmo anos depois de assistir você tem vontade de ficar revendo. Legal que vai ter filme né? Eu queria muito um filme de The Mentalist, que é uma série um pouco mais antiga, mas boa também.

    Beijos!
    Serenar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, saudades também! ♥
      Tem muita gente que diz que Arquivo X serviu de inspiração para muitas das séries atuais. Na verdade já tem 2 filmes, eu pretendo falar deles aqui logo, logo.
      Acho que assisti alguns episódios de O Mentalista. Gostei da série, mas acabei não acompanhando.

      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.