novembro 28, 2019

[Sessão Pipoca] Arquivo X - O Filme

Bom demais quando a série que a gente gosta cresce tanto que vai parar no cinema. E foi isso que aconteceu com Arquivo X em 1998. Ver Scully e Mulder pela TV toda semana era ótimo, e vê-los juntos na tela grande foi maravilhoso.
Sinopse: Dois agentes do FBI, que foram até Dallas, Texas tentar evitar que um prédio federal explodisse em um atentado terrorista, ficam estarrecidos quando descobrem que a explosão no qual supostamente morreram três bombeiros e uma criança foi causada pelo próprio governo, para tentar abafar o caso de um vírus alienígena, que esteve adormecido por milhares de anos e agora volta superfície. Apenas um médico, que conhece a realidade dos fatos, tenta alertá-los, mas agentes do governo o perseguem e fazem de tudo para que ele seja desacreditado. [Fonte: AdoroCinema]
Eu tinha 15 anos na época e faltar no curso de inglês porque o horário escolhido pelos meus amigos na época coincidia com o da aula aumentou ainda mais meu entusiasmo. Ainda mais levando em conta que eu precisava passar na porta da escola para chegar ao cinema (dar a volta no quarteirão estava fora de questão porque ficaria mais longe). Eu me senti uma fugitiva tentando não ser notada pelos professores e colegas de sala (okay, minha mãe sabia de tudo, mas me deixa viver perigosamente do meu jeito).

Terminei a 5ª temporada achando que não existem extraterrestres visitando a Terra, que tudo é armação do governo para fazer experimentos usando seres humanos livremente e PÁ! o filme começa com um ataque alienígena ocorrido 35.000 AC. Os alienígenas estavam aqui antes que houvessem governos e suas conspirações. É um plot twist que vai guiar a série dali em diante. Nós chegamos depois. Eles querem a Terra de volta.


Os Arquivos X formam queimados no final da 5ª temporada e Scully e Mulder agora tem novas funções, mas continuam trabalhando juntos o que nos rendem momentos como esse:


Mas esse trabalho em dupla não dura muito tempo. Por terem "atrapalhado" a explosão de um prédio tornando mais difícil esconder cadáveres infectados com o vírus alienígena, começa a pressão para que os dois sejam separados desestabilizando a busca de Mulder pela verdade. Obviamente a tática dá errado e aguça ainda mais a dupla a investigar.


Assistindo ao filme com um olhar mais crítico, dessa vez observei que os agentes dependem da sorte em muitos momentos. Seja na hora de fazer escolhas ou simplesmente topando com as respostas que procuram. A falta de sorte foi apenas com o pequeno inseto no corredor. Acho que serviu parar compensar todo o resto (não vou dar mais detalhes que isso. Faz mais de 20 anos que estreou, mas não quero dar spoilers para quem não assistiu).


Outra grande questão do filme é como Scully e Mulder voltam da Antártica se o veículo que ele usou para chegar até lá ficou sem combustível. Revendo a série e o filme, eu acredito que foi com a ajuda do Canceroso. Ele nunca deixa claro de que lado realmente está e acho que eles está do lado dele mesmo e faz o que bem entende. Ao encontrar o veículo de neve do Mulder sem combustível enquanto fugia, ele encheu o tanque ou deixou o combustível lá. De qualquer forma ele deixou o agente à própria sorte para sair do perigo em que tinha se envolvido para salvar Scully.


Agora, o que nunca vi alguém perguntar e que quero saber é como Scully fez para sair do hospital Naval com todos aqueles oficiais procurando por ela enquanto teve que se esconder embaixo de uma das macas no necrotério. Isso eu queria saber! Quem ajudou ela? De verdade gente. Se alguém souber comenta aí!


Eu gosto muito desse filme. Foi um grande episódio que serviu se gancho entre as duas temporadas, mas acredito que mesmo para quem não acompanha a série é uma ótima dica para fãs de ficção científica que curtem uma boa aventura.


Título: Arquivo X: O Filme (The X-Files: Fight the Future)
Direção: Rob Bowman
Gênero: Drama, Filme de ficção científica
Duração: 2h 01min.
País: Canadá, EUA
Lançamento: 21 de agosto de 1998 (Brasil).
Trailer: Arquivo X - O Filme (1998) *em inglês, sem legenda

Alguém aqui já assistiu? Já conhecia a série? Se quiserem ler as outras postagens sobre as temporadas anteriores, e outros materiais da série, acessem o marcador: Arquivo X

Logo após o filme, a sexta temporada continuou contando a história de Scully e Mulder, e o que aconteceu com os Arquivo X: [Sessão Pipoca] Arquivo X - Temporada 6

18 comentários:

  1. Lembro que assistia Arquivo X também, mas não vivia perigosamente como você! kkkk
    Eu gostava, mas confesso que não me lembro de ter visto o filme. Em todo caso, vou até procurar, pois se tiver visto, recordar é viver, né? ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito aventureira, eu... hahahahaha
      Esse filme é bem legal, mas acho que sou suspeita pra falar.
      Espero que consiga encontrar!

      Beijos;

      Excluir
  2. Outro detalhe que ficou faltando, foi como a abelha não morreu depois de todas aquelas horas escondida no casaco da Scully. Amo o filme, mas há algumas brechas que acho propositais, a fim de que nós,fãs da série, continue assistindo. Fiquei pensando qual era o objetivo do filme e a única explicação plausível é mostrar como a Scully se tornou tão importante para o Mulder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente verdadeiro! E também como ela não picou a Scully antes? Que timing fenomenal tem essa abelha... hahaha... esperou até o momento "crushial"... XD
      Gosto muito do filme também. Acho que já é algo mais sentimental do que tudo. Concordo, além de servir de gancho entre a 5ª e 6ª temporadas.

      Excluir
  3. Eu sou doida para acompanhar Arquivo X desde o princípio mas acabo deixando para lá, por pura preguiça porque não sou muito fã de acompanhar séries. Mas nem ao menos sabia que tinha o filme. Acho que não é uma boa ver sem ter assistido a série rs

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma série extensa, mas vale muito à pena! :P Acho que Arquivo X foi uma das poucas séries que acompanhei do início ao fim. As outras foram Grimm e CSI Las Vegas, Monk. Assisti Supernatural, OUAT e Dexter, sempre atrasada e até hoje não terminei ou fiquei em dia.
      Bom, até acho possível que você consiga assistir o filme sem ver a série antes, mas muita coisa provavelmente vai ficar sem resposta para você.

      Abraço;

      Excluir
  4. Oi Helaina,
    Fico empolgada com o seu amor por essa série, eu não conferi nenhum episódio ainda, mas estou quase procurando a primeira temporada ao ler seus posts, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,
      Eu amo muito Arquivo X mesmo, fez minha adolescência e me inspirou a ser quem sou hoje. Não tem como falar dessa série de maneira diferente. Espero que você assista e goste!

      Beijos;

      Excluir
  5. Que legla!
    Eu não sabia que tinha filme, Helaininha, acho que estou um pouquinho atrasada rsrrs
    A série eu confesso que só conheci por causa de voce, mas assistir mesmo eu nunca assisti, sou muito lenta para essas coisas, meu Deus!!!!!!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm,
      E não é um filme só, na verdade tem mais um que foi lançado um tempo depois do final da série. Falarei dele mais pra frente. Espero que um dia você assista!

      Beijos;

      Excluir
  6. Oi, Helaina!

    Nossa, que nostalgia bateu aqui hahaha adorava esse filme, faz muitooo tempo que não vejo, mas era demais!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Dessa vez estou assistindo tudo em sequência porque estou revendo a série, mas tinha dias que eu pegava esse filme, fazia pipoca e assistia também. Só na base da saudade!

      Até mais;

      Excluir
  7. Nossa esse filme fui ver com meus pais quando criança, bons tempos (Saudades). Meu pai foi com uma blusa do seeiado com um X enorme na cor verde flurrcente descando-se da blusa preta rsrs lembro que compraram ingresso com horas de antecedência no shopping achando que ia esgotar e foi pouca gente. Eu como criança não entendi muito na época, mas recordo que minha mãe e meu pai esperavam mais do filme por amarem o seriado.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socorro! Acho que tenho uma blusa assim! Claro que bem maior do que eu porque naquela época artigos nerds eram raros e normalmente não tinha tamanho pequeno. A sessão que eu fui também não estava muito cheia. Eu já saí do cinema esperando a temporada seguinte, mas não lembro se me decepcionei com ele em si.

      Beijos;

      Excluir
  8. Oi
    nem sabia que existia filme, ta ai uma série e filme que parecem ser interessantes, ainda mais porque envolve alienígenas, gostei da dica do filme.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Na verdade são dois, mas o segundo filme foi lançado só depois do final da série. Falarei sobre ele mais para frente. Eu sou suspeita para falar, mas adoro Arquivo X. Recomendo mesmo! Se você curte alienígenas então, melhor ainda!

      Até mais;

      Excluir
  9. Respostas
    1. Também sou assim quando leio uma resenha de algo que já vi/li e gostei! XD

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.