fevereiro 21, 2019

[Sessão Pipoca] Desventuras em Série - A Série

Conheci a história dos Baudelaire pelo filme de 2004 (ver resenha), e fiquei muito feliz quando descobri que minha antiga escola tinha todos os livros lançados até o momento. Claro que aproveitei que minha mãe ainda trabalhava lá para alugar todos, inclusive os últimos que foram comprados depois. Tenho boas lembranças de ler as desventuras dos 3 órfãos no ônibus indo para a faculdade.

Por muito tempo esperei pela continuação do filme. De vez em quando havia um burburinho sobre um possível lançamento, mas nunca aconteceu. Até que a Netflix pôs fim a essa espera e fez isso maravilhosamente bem. Nessa postagem darei apenas minha opinião sobre a série sem spoilers. Podem ler sem medo. 
"Aqui o mundo é sereno."
Já começa pela abertura! Alguém consegue ignorar aquela obra? Cada uma com a letra da música feita especialmente para o episódio em questão! Eu assisti as 3 temporadas sem pular nenhuma vez, isso quando eu não procurava a abertura para assistir. Ah, e cantando junto, claro!! Tem como resistir?

Look away, look away
Look away, look away
This show will wreck your evening
Your whole life and your day
Every single episode is nothing but dismay, so look away
Look away, look away

E os atores escolhidos? Eu amava os do filme e um dos meus medos com a demora para lançar uma continuação era exatamente o fato de precisarem de atores diferentes, mas isso não foi de forma alguma um problema, pois o elenco da série não ficou devendo em nada para o do filme de 2004 e aqueles que ainda não haviam aparecido vestiram muito bem seus personagens.

*Tem um vídeo muito interessante que faz uma comparação do filme com os primeiros episódios da primeira temporada da série: A Series of Unfortunate Events: Side-by-Side

Uma coisa que eu gostei bastante foi o fato do autor dos livros, Daniel Handler, ter participado ativamente na criação da série me dando a tranquilidade de considerar canon tudo o que foi mostrado nela, estando ou não explícito nos livros (confesso que fiquei sem resposta para muitas coisas na história que acabaram fazendo mais sentido na série).

Sobre o grande mistério da CSC, o açucareiro, achei interessante a revelação do que havia dentro dele, mas a necessidade de roubá-lo não ficou clara para mim. Talvez eu tenha que assistir tudo de novo, com as informações que tenho agora para ver se consigo responder essa questão. Na ansiedade de assistir tudo, muitos detalhes acabam passando despercebidos.

A série despertou em mim um sentimento que eu não tinha experimentado lendo os livros, apesar do desfecho da história ter sido igual. Eu senti pena do Conde Olaf. NADA do que ele fez é justificável e acho que ele teve o fim que procurou e mereceu, mas quando Olaf reclama da sua relação com as figuras paternas na sua vida, e talvez isso não tenha ficado tão explícito no livro, consegui sentir um pouco da aflição dele. Por isso o final acabou me emocionando.

Outro personagem que me conquistou, ou melhor dizendo, que eu amei odiar e odiei amar, foi a Carmelita Spats. Não sei se foi pela bela atuação da atriz, o exagero da menina irritante ou os dois, mas eu gostava quando ela aparecia em cena. Uma típica menina mimada que continua sendo mimada por todos como se isso fosse certo e ainda se auto intitula com várias características as quais ela não possui nenhuma.

"Se nós esperarmos até estarmos prontos,
iremos esperar pelo resto da nossa vida."
O desfecho das desventuras dos Baudelaire também me emocionou. Como foi avisado desde o início não haveriam finais felizes nessa história (e teve gente que não acreditou no aviso e ainda reclamou... kkkkk), mas apesar de todas as dificuldades que provavelmente ainda os aguardava, eu senti a esperança da expressão deles.

Geralmente quando um livro é adaptado sobram reclamações, mas parece que Desventuras em Série se saiu muito bem nesse quesito. Apesar do filme de 2004 não ter sido muito feliz por ter colocado os três primeiros livros no filme e acabado com a ordem cronológica da história, a série respeitou muito bem e ainda trouxe detalhes que podem ter escapado aos mais desatentos durante a leitura (é a pressa para saber o final, minha gente) e acrescentou informações novas (será que fui tão desatenta para não ter prestado atenção ao que aconteceu com o pai do Conde Olaf?).

Eu amei a série tanto quanto amei os livros e fiquei com um gostinho de quero mais! a sensação é de que ainda há muitas aventuras aguardando os novos voluntários! Recomendo para quem gosta de uma ventura, cheia de mistérios e não se importa que nem sempre os finais sejam felizes.

But there's no happy endings
Not here and not now
This tale is all sorrows and woes
You might dream that justice
And peace win the day
But that's not how the story goes

Ah, e esteja disposto a passar raiva com os adultos da série que não conseguem identificar um vilão usando o disfarce mais fajuto possível e vilões que não tem um pingo de vergonha de revelar seus planos maléficos. Ninguém parece se importar... 

***
Título: Lemony Snicket: Desventuras em Série (Lemony Snicket: A Series of Unfortunate Events)
Direção: Barry Sonnenfeld
Gênero: Drama/Mistério
Duração: 42–64 minutos
País: EUA
Transmissão original: 13 de janeiro de 2017 – 1 de janeiro de 2019 (Netflix)
N.º de temporadas: 3
Trailer: 1ª temporada / 2ª temporada / 3ª temporada

16 comentários:

  1. Eu vi o filme quando era criança, acho que por isso não gostei na época kkkk. Mas depois não procurei mais. Não tenho Netflix, mas vi quando anunciaram a série. E não li os livros também (são 13 né?), aí depois acabei parando de ver coisas americanas e deu no que deu. Mas foi um ótimo post e até me deixou um pouco curiosa, embora eu ache pouco provável ir procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu gostei do filme por conta do clima sombrio que ele tem e li os livros (sim, são 13, ainda bem que tinha na biblioteca) e como eles só adaptaram os 3 primeiros fiquei com vontade de ver a adaptação do resto. Se um dia você assistir, espero que goste.

      Excluir
  2. Ai, eu sinto que sou a única pessoa que não gosta dessa série hahah eu assisti alguns episódios logo que estreou na Netflix e achei super sem pé nem cabeça, maaas também não li os livros e nem assisti o filme na época, então já não tinha esse carinho que a maioria das pessoas têm pela história. Quem sabe um dia eu não me renda aos livros e entenda melhor, né?

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é meio louquinha sim, por isso gosto ainda mais dela!! Hahahaha..
      Ah sim, eu já tenho uma relação de longa da ta com a série! :)

      Beijuss;

      Excluir
  3. Oi Helaina,
    Eu ainda não terminei a série, parei na última temporada. Era muita enrolação. Mas quero terminar para saber o final, afinal, nem vou ler os livros. rs
    Beijos
    estante-da-ale.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra;
      Só não espere um final feliz clássico, viu? Hahahaha...
      Os livros não trazem muito mais respostas do que trouxe a série e confesso que o excesso de explicações do Lemony Snicket às vezes me cansavam.

      Beijusss;

      Excluir
  4. Amei seu post, ainda não conhecia essa série e confesso que ela não faz muito meu gênero. Mas para quem gosta, vale a pena assistir!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post!
      Realmente essa série é bem peculiar e tem que gostar do gênero pra acompanhar até o fim.

      Beijusss;

      Excluir
  5. Ainda não vi a série, mas o filme eu gostava muito! ;)

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde o filme que eu esperava ansiosamente por uma continuação. Quando vi que iriam fazer a série corri pra assistir. :)

      Excluir
  6. Oi Helaina,
    Gente, eu queria saber o que essas crianças da Netflix come, sos, elas mudam/crescem rápido demais haha.
    Eu ainda vou maratonar, mas os livros, não sei se lerei.
    A história parece ser legal, e amei esse lance do autor ter uma participação bem ativa na série. Aliás, parece ser bem melhor que o filme.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      É verdade!! Hahahahahaha
      O filme é bom, mas ficou preso na história dos 3 primeiros livros. A série pôde explorar bem mais coisa tendo dois episódios para cada livro. Nesse aspecto eu prefiro mais a série mesmo.

      Beijus;

      Excluir
  7. Já está na lista para eu assistir. ótima resenha.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gente do céu, que fotografia mais linda! :D
    Deu vontade de assistir também :D

    Adorei o post, vou incluir na minha lista para assistir.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo pouco sobre fotografia em filmes (apesar de já ter lido algumas explicações), mas o visual da série é muito lindo mesmo. Sou apaixonada!
      Espero que você goste!

      Beijus;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.