novembro 29, 2018

[Resenha] O Mundo Mágico de Harry Potter

Antes de tudo, um escritor é um leitor. Depois de devorar suas histórias, podemos notar que JK Rowling deve ter sido uma grande leitora antes de se tornar escritora. Tão impressionante quanto o seu conhecimento sobre mitos e lendas é a sua habilidade de aproveitá-los de modo tão original e de atualizá-los.” Pág. 180
É realmente incrível perceber quantos mitos e lendas estão presentes na série Harry Potter. Eu não tinha ideia até ler esse livro. Alguns eu nem mesmo tinha conhecimento e achava que só existiam no universo de Harry Potter.
Sinopse - Um dos prazeres de ler J.K.Rowling é descobrir as divertidas referências à história, às lendas e à literatura que ela esconde em seus livros. Este livro desvenda as pistas deixadas por Rowling e revela seus significados habilmente escondidos. Um dos mais extraordinários talentos do autor é a sua habilidade de colocar pistas no texto sem quebrar o ritmo da narrativa. A popularidade de seus livros comprova a riqueza da cultura de onde ela extrai muitos de seus personagens, imagens e temas. O Mundo Mágico de Harry Poter revela esses amplos domínios para os fãs que tiveram sua atenção despertada pela obra de Rowling. Como você irá observar, ela cria algo totalmente novo usando pequenos detalhes de lendas e histórias já existentes. Ainda assim, permanece totalmente fiel à essência de suas fontes. - leia sinopse na íntegra no Skoob
A primeira coisa a ser levada em consideração para quem conseguir encontrar e for ler esse livro é saber que ele foi publicado em 2001 e as informações contidas nele consideram apenas até Harry Potter e o Cálice de Fogo, então ainda há muito no mundo mágico que sequer foi mencionado aqui.

Como eu disse antes, não tinha ideia do quanto a JK Rowling se inspirou em mitos e lendas para povoar o mundo bruxo deixando tudo aparentemente mais real. Se os livros dela fossem entregues às pessoas que viviam na época onde essas histórias eram consideradas verdades absolutas e orientavam a vida das pessoas, o povo certamente acreditaria que as aventuras vividas por Harry Potter realmente aconteceram (eu acredito).
"Na Inglaterra, sempre que alguém está confuso ou desnorteado, dizem que foi “guiado por um duende”. O feitiço desorientador pode ser quebrado se a vítima tirar o casaco e tornar a vesti-lo pelo avesso". Pág.68
Os grindylows são demônios da água, tirado das lendas da região inglesa chamada Yorkshire. JK Rowling os apresenta em Azkaban: “um bicho de cor verde, com chifrinhos pontiagudos, comprimia a cara contra o vidro, fazendo caretas e agitando os dedos longos”. Pág. 118
A leitura é rápida, pois cada assunto ocupa em média duas páginas. São bruxos, criaturas, locais, feitiços e objetos, todos organizados em ordem alfabética.
JK Rowling não inventou os kappas. Como está dito em Animais Fantásticos, eles são demônios da água tirados das lendas japonesas. | Também são conhecidos como Kawako, que significa “filho do rio”. | A descrição feita em Animais Fantásticos, mesmo que soe estranha, é fiel à lenda. Pág. 126
Edwiges: Uma santa que viveu na Alemanha nos séculos XII e XIII. É a padroeira de uma ordem de freiras que acolheram como missão cuidar da educação de crianças órfãs - como Harry. Pág. 152
O autor também explica no livro a “Jornada do Herói” e mostra a forma perfeita e bem estruturada com a qual as partes da história se encaixam nela.
A jornada do herói segue três etapas, que Campbell nomeia de Partida, Iniciação e Retorno. Entre essas etapas há pontos em comum com as aventuras de Harry. Uma olhada rápida nos livros revela a constância desse padrão. Pág. 16
O livro foi uma leitura interessante apesar de um pouco superficial. São muitos mitos e lendas e eu gostaria de ter lido mais sobre cada um. Para isso, contudo, acho que precisarei recorrer a uma pesquisa no Google. No final do livro há uma lista de 3 fontes de pesquisa e 10 sites brasileiros, porém como disse no princípio a publicação é do ano de 2001 e só encontrei um da lista funcionando:
What's In Name - o site ainda está em construção, (ou foi abandonado, não sei) e traz em inglês a etimologia de vários nomes presentes na série.
Recomendo O Mundo Mágico de Harry Potter para quem gosta de ler sobre lendas e mitos, e principalmente para quem quer saber onde a JK Rowling se inspirou para nos presentear um mundo tão fantástico.
Embora Rowling costume inventar a maioria de seus feitiços e maldições, a expressão “Avada Kedrava” tem origem em uma antiga língua do Oriente Médio chamada aramaico. A frase abhadda kedhabra quer dizer “desapareça com essa palavra” e era utilizada por antigos feiticeiros para fazer doenças sumirem. Não há provas de que tenha sido usada para matar ninguém. Pág.45
Título Original: The Magical Worlds of Harry Potter: A Treasury of Myths, Legends, and Fascinating Facts
Autor: David Colbert
Tradução: Rosa Amanda Strausz
Páginas: 184
Editora: Sextante
Ano: 2001
Então, já conheciam esse livro? Gostaram?

4 comentários:

  1. Minha nossa, esse livro *0* Meu sonho ler ele e tê-lo em minha coleção (é um daqueles antigos que eu procuro, procuro e nunca acho XD)
    Enfim, apesar de ser mais superficial e tratar somente do que está até o quarto livro da série, com certeza esta deve ser uma leitura super válida! E quem sabe, num futuro não muito distante, alguém não faz uma atualização desses mitos, incluindo assim o que estamos descobrindo agora com a franquia "Animais Fantásticos"? (sonhar, não custa nada...)

    Parabéns pelo post e obrigada pela ótima dica de leitura ;)
    Beijinhos
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, se eu tô tendo dificuldade pra comprar um livro que foi lançado 2 anos atrás, imagina achar um desses. Acho que comprei ele por acaso no sebo há muito tempo. Fiquei com ele um bom tempo na estante até pegar pra ler.
      Seria ótimo! Eu ia querer com certeza! Adoro esses livros que trazem as histórias, sejam mitos, lendas, fatos científicos que inspiraram os escritores/as. (Não mesmo!)

      Muito obrigada pelo carinho!
      Beijusss;

      Excluir
  2. Que lindo, Helaina!
    Ach oque esse livro é mais raiz do que Nutella, sabe? Amei!
    hehehe
    ouvi uns boatos e não sei se sou muito a favor ou tudo que tão falando que a J.K ta falando que pensou inicialmente seja de fato, esse eu acho que leria sim, alem de ser do mundo magico por estar bem mais proximo do inicial, parece... adorei <3
    Helaina, do evento do menos 30 fest e sobre sua interação no YoutTube, olha que achei muito interessante? Nunca pensei em tirar meu istorico de la... é bem isso mesmo que funciona, né? Fora isso que geralmente acontece de estar conversando algo e depois vir propaganda no instagram e facebook... ja aconteceu com voce?

    Adorei a resenha!
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm!
      Obrigada!
      Sim, sei bem!! Hahaha
      Tenho ouvido algumas coisas sobre ela, mas ainda vou esperar até o último filme de Animais Fantásticos para tirar todas as conclusões. Tem gente pegando pesado e partindo pra ofensa ao invés de criticar apenas.
      Eu acabo deixando o histórico para as minhas sugestões não ficarem muito aleatórias, mas que eles vigiam a gente, ah se vigiam!

      Beijussss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.