Já tinha ouvido falar muito no Carlos Ruiz Zafón, mas nunca tinha lido nada dele. Esse foi o primeiro livro do autor que li e não me decepcionei.
Em maio de 1980, desapareci no mundo por uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro. (…) Uma semana depois, um policial à paisana teve a impressão de conhecer aquele garoto; a descrição batia. O suspeito vagava pela estação de Francia como uma alma penada numa catedral de ferro e névoas. O policial me abordou com um ar de romance de terror. Perguntou se meu nome era Óscar Drai e se era o rapaz que havia sumido sem deixar rastros do internato onde estudava. (…) Na época, não sabia que, cedo ou tarde, o oceano do tempo nos devolve as lembranças que enterramos nele. Quinze anos depois, a memória daquele dia voltou para mim. Vi aquele menino vagando entre as brumas da estação de Francia e o nome de Marina se acendeu de novo como uma ferida aberta.”
Óscar Drai é estudante de 15 anos que mora em um internato em Barcelona. Ele tem um melhor amigo, que atende por JF, mas que não aparece muito na história. A Aventura acontece mesmo é fora dos muros da escola onde Óscar conhece Marina e Gérman.
Tem muito mistério na história toda. Marina desperta a curiosidade de Óscar para investigar uma mulher que frequenta assiduamente o cemitério de Sarriá.
"Ela vem todo último domingo do mês às dez da manhã e deixa uma rosa vermelha sobre essa lápide - explicou Marina. - Usa sempre a mesma capa com capuz e luvas. Vem sempre sozinha. Nunca mostra o rosto. Nunca fala com ninguém." - Pág. 26
Além desse mistério, a vida de Gérman e Marina também é cheia de segredos que aos poucos vão nos sendo revelados. A amizade que nasce entre eles e Óscar é muito bonita.
O livro superou minhas expectativas. Não esperava um livro com tanta aventura como foi. A leitura flui muito rápido e sinceramente é difícil conseguir parar. A narração é feita em 1ª pessoa pelo Óscar e é um livro que mexe muito com as suas emoções até a última página.
Marina
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Tradução: Eliane Aguiar
Páginas: 189
Editora: Suma de Letras
Ano: 2011
Link do livro no Skoob: Marina
Gostaram? Quem já leu esse livro?