Essa sexta-feira será cheias de descontos (ou não) em várias lojas do país, mas você sabe qual a origem da (agora tão famosa) Black Friday? Nesse post vou contar! E também vou indicar um site, criado especialmente para o evento, para que você possa fazer suas compras fugindo das lojas problemáticas!
Black Friday foi um termo criado pelas lojas de varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças que é celebrado na 4ª quinta-feira do mês de Novembro. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.
Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 60 na Filadélfia, quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o Natal.
A data é a mais agitada do varejo no país e no dia do evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência, para atrair o maior número de consumidores através de ofertas. Milhares de pessoas aguardam em filas enormes e embora não seja um feriado, muitas ganham o dia de folga e se tornam consumidores com grande potencial. A popularidade do evento é grande, sendo que os descontos oferecidos são considerados mais atrativos do que os natalinos por muitos consumidores.
Black Friday no Brasil:
O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. A segunda edição foi em 25 de novembro de 2011, rendeu um faturamento de 100 milhões para o e-commerce brasileiro, representando um incremento de 80% em relação ao ano de estreia país. O terceiro Black Friday ocorreu em 23 de novembro de 2012, em mais de 300 lojas virtuais e foi a primeira vez que lojas de decoração participaram do evento. A quarta edição, que caiu no dia 29 de novembro de 2013, mais uma vez bateu recorde de vendas, contemplando a venda tanto de bens, como produtos diversos, imóveis, carros, artigos infantis, utilidades domésticas, quanto de serviços, como turismo, festas infantis e comunicação.
No entanto, os descontos oferecidos no Brasil são muito mais modestos do que os americanos que chegam a 40% em produtos de diferentes categorias gerando 5 milhões em vendas em um único dia.
Outro problema é que ocorre no Brasil descontos "maquiados", ou seja, as lojas sobem o preço uma semana antes do Black Friday e baixam no dia alegando "megadescontos". Isso gerou indignação nos e-consumidores, que passaram a usar a expressão "Black Fraude" para se referir ao evento. Houve um movimento nas redes sociais de posts de print screen dos preços e seu aumento à medida que o dia da Black Friday Brasil se aproximava.
Devido a essas incidências, a empresa Reclame Aqui lançou uma ferramenta de monitoramento, onde os usuários podiam conferir a reputação das empresas das quais desejavam efetuar compras e também reclamar ou denunciar práticas irregulares nas promoções.
Acesse o site: ReclameAQUI |
O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual, quanto física pode fazer promoções com o nome Black Friday.
Fonte: Wikipédia (Black Friday)
Então, agora que você já está bem mais informado sobre a Black Friday, boas compras e bons descontos!
Oi querida,
ResponderExcluirAdorei as informações, nós estavamos monitorando o preço a alguns meses para ver se o desconto ia ser realmente desconto e acredite achamos uns dois produtos que valem a pena mesmo,porém estou tentando comprar até agora e o site fica dando erro então sei lá, tomara que tenha mais sorte até o final do dia.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/
Oi Raquel,
ExcluirEspero que você tenha dado sorte e conseguido fazer boas compras.
As lojas aqui no Brasil são bem espertinhas. Temos que ficar de olho!
Beijusss;
Amiga que post interessante e rico de informações, eu amei sério. Eu gosto da movimentação que essa data causa e dos descontos, pena que aqui no Brasil não são tantos descontos assim. hahaha
ResponderExcluirMil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
Oi Gaby;
ExcluirFico muito feliz que você tenha gostado.
Ah, um dia eles acertam na mão! :)
Beijusss;
Helaina, você sabe que eu adoro seu blog e a forma como você procura ajudar os leitores sanando curiosidades e dando dicas legais, né?! Se não sabia, fique sabendo agora! ;)
ResponderExcluirAh, nessa BF só comprei livros! *-* Não vejo a hora de recebê-los aqui em casa, mesmo que na minha estante nem tenha mais espaço para colocá-los rsrs
Fiz um post propondo uma brincadeira e ficaria feliz se você topasse brincar também. Dá uma olhadinha lá! ;)
Beijos,
http://blogdaisacarla.blogspot.com.br/
Oi Isa! ^^
ExcluirNossa, fico muito feliz que você goste tanto dos posts aqui no blog! Muito obrigada mesmo. Eu gosto de compartilhar aqui tudo o que eu acho interessante e fico muito feliz que vocês gostem! :D
Eu acabei viajando na sexta e não tive como comprar nada, mas sei que novas oportunidades com promoções virão.
Vou dar uma olhada lá! Pode deixar!
Beijusss;
Já sabia essas coisas hehe acho uma tradição bacana, devia pegar ~de verdade ~ por aqui tbm
ResponderExcluirhttp://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
Seria muito bom, né!
ExcluirBeijusss;
Vc acredita que nunca comprei nada nessa data por causa desse dia?! Não muita importancia, pois existe muitas empresas enganando o povo por causa dessa data.
ResponderExcluirBjss
http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/
Oi! ^^
ExcluirIsso é bem verdade. Coincidentemente eu também nunca fiz compras em uma Black Friday. Prefiro juntar dinheiro e depois sair à caça de promoções.
Beijusss;
Essa black friday dá o que falar. kkkkk Eu não compro nada porque acho a maior parte das "promoções" uma enganação. Enfim...só compro se achar que está na promoção mesmo. Adorei o post esclarecedor. Eu lembro da primeiro Black no Brasil, kkkkk
ResponderExcluirBeijos!
Monólogo de Julieta
P.s.: Desculpe a demora em responder. Final de ano está me consumind aqui! *>*
Oi Paloma,
ExcluirAh, eu sou assim como você. Também só compro se tiver certeza que é uma promoção de verdade. Achoque o principal problema de muitos logistas é querer que a Black Friday, ao invés de fazer um dia de desconto, quer fazer o mês inteiro. Aí não tem jeito mesmo de colocar preços realmente baixos...
Fico feliz que tenha gostado!
Beijusss;
Oie Helaina, tudo bom?
ResponderExcluirO Black Friday sempre gera burburinho pela expectativa das compras e pela falta de promoções verdadeiras. Esse ano eu achei bem melhor que o ano passado e consegui comprar 5 livros por um preço bacana. O que me incomoda é a demora dos sites de compras que sempre caem e não dão conta da quantidade de usuários querendo comprar.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi Aline, tudo bem, e você?
ExcluirAh, isso é um problema. Tem muita gente que reclama disso nos site.
Eu acabo preferindo ficar de olho nas promoções durante o ano mesmo.
Beijusss;