novembro 10, 2022

[Sessão Pipoca] Um morto muito louco

Não sei o que foi mais louco, esse filme ou os anos 80/90. Tenho receio de me expressar mais com o coração quando falo dessa época, pois a maneira como interpretamos o mundo quando somos crianças e adolescentes é totalmente diferente de quando nos tornamos adultos e isso é totalmente natural e saudável. Faz parte do amadurecimento de cada um.

Mas chega de filosofar e vamos ao que interessa: a história de dois amigos que tem a brilhante ideia de fingir que o chefe morto está vivo.

Sinopse: Larry e Richard, dois jovens funcionários de uma corretora de seguros, descobrem uma fraude milionária na empresa. Certos de que serão recompensados pelo seu trabalho, eles levam a informação até seu chefe, Bernie Lomax, sem saber que este é o responsável pelos desvios milionários. Bernie convida a dupla para passar um fim de semana em sua casa de praia, onde planeja matá-los, mas é o próprio Bernie quem acaba morrendo, traído pelos amigos mafiosos. Quando Larry e Richard chegam e encontram o cadáver do anfitrião, eles decidem passar o fim de semana na praia de qualquer jeito, fingindo que Bernie continua vivo! [Fonte: Filmow]

Claro que meu primeiro contato com esse filme foi na Sessão da Tarde. Lançado originalmente em 1989, eu não tinha nem idade para assistir. Provavelmente quando assisti pela TV eu ainda não fazia parte da faixa etária indicada, mas quem viu (Elvira, A Rainha das Trevas) na mesma atração não liga muito pra essas coisas.

O filme começa com dois amigos Larry Wilson (Andrew McCarthy) e Richard Parker (Jonathan Silverman) que tinham um sonho muito comum nos anos 80, 90... E até hoje tem muita gente que faz de tudo para ficar rico. Eles então abrem mão de suas folgas para analisar as contas da empresa onde trabalham e tentar detectar alguma falha. Eles acreditam que descobrindo o desvio e contando para o chefe, Bernie Lomax (Terry Kiser) vão conseguir uma promoção.

Quase como um padrão, além de tudo já citado, a dupla de amigos tem um mais esperto e egocêntrico e outro mais bobo, quase ingênuo. Puro suco do jovem adulto estereotipado pelos filmes da época. Ainda no pacote tem: vergonha de morar com os pais e achar que ficando ricos vão ter todas as mulheres aos pés.

O que eles não sabem é que essa descoberta pode colocar em risco a vida deles e é essa a intenção do chefe quando convida os dois para um final de semana em sua casa de praia. Entretanto, Bernie é quem acaba sendo surpreendido com um plano contra ele. O problema é que os amigos, com medo de levar a culpa já que são os primeiros a encontrar o cadáver, tem uma ideia brilhante (!). Fingir que o chefe ainda está vivo até não serem mais os suspeitos principais, afinal, quem vai notar?

É sério, o filme trata tudo de uma maneira cômica e até natural (!), se ignorarmos o fato de que o cadáver parece não exalar nenhum cheiro desagradável, só está sem pulso e não respira. Acontece uma festa na casa do sujeito, as pessoas conversam com ele, o abraçam e ninguém percebe nada! (E ainda tem gente que fala da Bella com o Edward porque ele estaria frio…😒). Até a esposa de um amigo, que trai o marido com Bernie, aparece e passa a noite com o cara (o filme não mostra a cena, mas fica claro o que aconteceu. Sabe-se lá como!).

A vida dos protagonistas fica um pouco mais complicada quando o assassino de Bernie fica chocado acreditando que ele ainda está vivo e tenta terminar o serviço. Agora Larry e Richard se desdobram para manter a farsa e não acabarem virando alvo do assassino.

Tirando a parte nonsense e os estereótipos da época, a comédia garante algumas risadas e para um filme estilo sessão da tarde cumpre bem o seu papel. Esse, no entanto, não é o filme em que o morto caminha ao som de uma música (sim, isso acontece). Eu comprei o DVD achando que era no primeiro, mas é na sequência onde temos essa pérola. Claro que eu já consegui assistir, mas isso fica para a próxima resenha.

E aí, já conheciam esse filme? Alguém já assistiu?
Digam nos comentários!

Título: Um morto muito louco (Weekend at Bernie's)
Direção: Ted Kotcheff
Gênero: Aventura, Comédia, Policial
Duração: 97min.
País: EUA
Lançamento: 25 de dezembro de 1989
Trailer: É possível encontrar no Youtube, mas a qualidade da imagem está muito ruim.

20 comentários:

  1. hahahahah, não conhecia o filme!
    Essas comédias antigas são as melhores, juro!
    Vou procurar pra ver!

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay, a maioria é mesmo, mas tem umas que fazem a gente passar um pouco de raiva por conta das ideias ultrapassadas.

      Beijuss;

      Excluir
  2. Oi, Helaina. Tudo bem? Não assisti este filme, mas já fiquei curioso com o longa metragem. Parece ser bastante divertido. Que bom que curtiu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, tudo bem comigo sim e com você?
      É um típico filme de sessão da tarde. Vale à pena pela diversão.

      Abraço;

      Excluir
  3. Oi
    eu lembro do nome do filme, mas não lembro se assisti e se vi provavelmente também foi na sessão da tarde, na qual também assiti Elvira. Esses filmes antigos sempre coloca algum adulto bobão.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, nossa, sim. Nesses filmes mais antigos sempre tem alguém muito bobo. Eu encontrei Elvira pra assistir também (acho que no Youtube), e é o mesmo padrão de adulto bobo, adolescente esperto e nesse da Elvira também tem os mais velhos conservadores.

      Excluir
  4. Oieee, não lembro de já ter visto esse, mas eu iria adorar ver numa tarde tranquila.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho quase certeza que já assisti esse filme na sessão da tarde!
    Mas agora lendo seu post, realmente é bem bizarro HAHAHAHAHAH
    Gente, que loucura os anos 80 e 90, mas ainda sim os melhores anos ♥
    Fiquei com vontade de assistir esse filme hahaha!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eles passavam mais o segundo, mas lembro de ter visto esse também.
      Anos 80/90 foram bizarros, pra dizer o mínimo... hahahahaha
      Também tenho afeição com essas décadas ♥
      Espero que você assista e ria bastante!

      Excluir
  6. Olá!
    Fiquei curiosa com o filme que você assistiu, parece uma comédia divertida. N~çao sei quando conseguirei encaixar na minha listinha de filmes.
    Fiquei feliz em saber que gostou.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hahaha! Gente, que nostalgia, me lembro de assistir (algumas vezes) na Sessão da Tarde. Realmente os anos 80 foram loucos demais. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, demais! Às vezes dá saudade, às vezes deixam a gente em choque! Hahahaha...

      Excluir
  8. Olá,
    Eu lembro de vários filmes que assistia na Sessão da Tarde e no Cinema em Casa, mas esse é um que nunca desperta da minha memória. Falo isso pq tem uma conhecida minha que sempre mencionava ele como um clássicão que ela adorava e tals, e eu boiava. E me deu super vontade de caçar agora que li sua análise e ver as coisas que esse morto faz. Me lembrou um filme com o Daniel Radcliffe.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, ah, esse com certeza é um clássico mesmo, que inclusive deu origem a um funk com o mesmo título do filme. Acho que já ouvi falar desse do Daniel, mas nunca assisti.

      Até mais;

      Excluir
  9. Nossa, tem muito tempo que vi esse filme! Lembro que foi na Sessão da Tarde também e vi com minha mãe. Eu sempre me perguntei como que ninguém percebia que o homem estava frio e nem fedendo, depois de tantos dias, passeando em praia, festas e afins. Não lembrava da cena da amante, mas pensando agora... que mórbido!
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que fio a primeira coisa que eu pensei e a primeira que eu tive que ignorar. Como assim não perceber que ele tá gelado e cheirando mal? No segundo filme até tem a questão do feitiço, mas no primeiro não. Zero explicação. Fiquei chocada imaginando o que ela deve ter feito no quarto com ele. Ainda bem que eu era inocente demais quando assisti na sessão da tarde... hahahaha...

      Beijos;

      Excluir
  10. Parece um filme bem pastelão e non sense. Gostei da resenha.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.