fevereiro 26, 2022

[Sessão Pipoca] O Guia do Mochileiro das Galáxias

Depois que comecei a publicar sobre as temporadas da série Arquivo X (ler) aqui nessa coluna, acabei deixando um pouco de lado os demais filmes e séries que tenho assistido, mas isso está prestes a mudar. Ainda faltam algumas temporadas e mais um filme de Arquivo X para trazer para vocês, e eu farei isso, no entanto não quero mais esperar para compartilhar aqui no blog minha mais recente paixão, e sim, é o ator Martin Freeman, me julguem (por favor, não façam isso...haha).

Esse filme de 2005 foi o meu primeiro contato com o ator, mas eu não fazia ideia disso até assistir a série Sherlock da BBC no início de 2020, me apaixonar por John Watson e começar a procurar por outros trabalhos do Martin. Fiz a mesma coisa com o Benedict Cumberbatch, intérprete do famoso detetive, e em breve pretendo escrever e publicar a resenha do filme Doutor Estranho e da minissérie Patrick Melrose.

Mas agora convido vocês a embarcar comigo numa ficção espacial nonsense com gostinho de sessão da tarde (inclusive foi assim que assisti ao filme pela primeira vez) onde o protagonista é levado de pijama pelo seu amigo extraterrestre para uma aventura improvável.

Sinopse: Arthur Dent (Martin Freeman) é um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, Arthur descobre que Ford Prefect (Mos Def), seu melhor amigo, é um extraterrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está prestes a ser destruída para que se possa construir uma nova autoestrada hiperespacial. Sem ter o que fazer para evitar a destruição de seu planeta, Arthur só tem uma saída: pegar carona em uma nave espacial que está de passagem. Ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias. [Fonte: Filmow]

O Guia do Mochileiro da Galáxia é inspirado no livro homônimo que tem resenha aqui no blog (ler) e já faz muito tempo que eu li, mas suspeito que o filme tenha tomado a liberdade de colocar elementos dos outros livros da série no filme, haja vista que não há sequencia para esse filme que, apesar de ter um final *fofo* satisfatório, deixa gancho para outras aventuras.

O filme começa com uma pequena narrativa sobre as criaturas mais inteligentes que habitam o planeta Terra, e os golfinhos, os segundos nessa categoria, protagonizam um pequeno musical na sequência. No início eu achava a cantoria um pouco chata, mas hoje eu canto junto praticamente todas às vezes! #DisneyVibes

Na sequencia finalmente aparece o homem fofo que faz meu coração acelerar, okay, vou me controlar, o protagonista dessa bagunça, Arthur Dent (Martin Freeman). Earthman britânico de hábitos simples e vida pacata que está tomando seu café da manhã quando é surpreendido por uma equipe que veio demolir sua casa para construir um desvio. Não que ele desconhecesse totalmente o fato, mas por conta do projeto ter ficado escondido, Arthur não teve tempo suficiente para tentar impedir legalmente a demolição e seu único recurso é o protesto pacífico.

É nesse cenário que aparece seu amigo Ford Prefect (Mos Def) para avisar sobre uma demolição iminente da qual Arthur não tem a menor ideia, assim como também não tem ideia de que seu amigo é na verdade um alienígena que tem vivido na Terra fazendo pesquisa de campo para seu livro.

Depois de convencer Arthur que os operários vão ficar entretidos com a cerveja que ele trouxe e só então voltar ao trabalho, Ford leva o amigo para um pub e revela toda a verdade. Algo que o terráqueo em questão aceita muito bem até, mas dadas as circunstâncias ele não tinha muita opção.

A tia prestando atenção na conversa é a melhor parte!

Nesse momento ele revela seu verdadeiro pesar naquela situação toda, e não é sua casa, mas sim uma mulher que ele conheceu numa festa a fantasia, Tricia McMillan (Zooey Deschanel). E esse é o primeiro momento fofo da história com uma situação de vergonha alheia, porque a alma do filme é o humor. O encontro de nerds que se sentem extremamente confortáveis um com o outro (meu sonho de adolescência que não se realizou), mas sem um final feliz, pois Arthur perde contato com Tricia...

... e também perde a casa.

Os operários voltaram ao trabalho enquanto eles ainda conversavam e agora o homem não tem mais onde morar. Logo os operários também não terão, pois espaçonaves começam a sobrevoar e a voz de um Vogon ressoa pelo planeta avisando de sua destruição causando pânico geral. Até o Rio de Janeiro aparece com pessoas gritando enquanto é feito o pronunciamento. De todas as reações pelo planeta me identifiquei muito com a desse homem. Afinal, se vão destruir planeta, de que adianta correr e gritar?

O homem lendo está indicado pela setinha.

Ford salva Arthur conseguindo carona em uma das espaçonaves e isso tudo acontece apenas nos 15 primeiros minutos de filme. Vou parar por aqui o relato, senão será impossível segurar os spoilers. Nos pouco mais de 90 minutos seguintes ainda tem muito mais aventura, agora dentro de naves e outros planetas, momentos engraçados e fofos, e a famosa pergunta sobre a vida, o universo e tudo mais cuja resposta deixou muita gente chateada. A frustração é perfeitamente compreensível, mas de que serve uma resposta sem uma pergunta?

Além dos personagens já citados, também entram para a aventura os adversários políticos Zaphod Beeblebrox (Sam Rockwell), atual presidente da galáxia dono de um ego que só não é maior do que o universo porque este é infinito e Humma Kavula (John Malkovich), líder religioso alienígena criado por Adams especialmente para o filme e ainda ressentido com o resultado. Questular Rontok (Anna Chancellor) é a vice-presidente que tenta fazer Zaphod se comportar de acordo com o cargo enquanto tenta disfarçar sua atração por ele.

Os Vogons, criaturas extraterrestres extremamente burocráticas e sem imaginação, tem grande participação nesse filme dificultando bastante a vida dos mochileiros e Marvin (Alan Rickman|voz e Warwick Davis|movimentos), um robô projetado para apresentar reações humanas que vive depressivo. Confesso que não consigo deixar de me lembrar do professor Snape quando ouço sua voz e ficar um pouco emotiva pelo seu falecimento. Ainda há mais alguns personagens na trama, mas se eu disser qual a participação deles revelo o plot twist do filme.

O Guia do Mochileiro da Galáxia se tornou um dos meus filmes de conforto junto com Beetlejuice, Jumanji, Agora e Sempre e Coraline. Começou pela presença do Martin Freeman e me conquistou pela trama leve. Os momentos tensos acabam sendo muito cômicos e os dramáticos duram pouco tempo.

Título
: O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy)
Direção: Garth Jennings
Gênero: Ficção científica, Comédia, Aventura
Duração: 109 min
País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Lançamento: 3 de junho de 2005 (Brasil)
Trailer: O Guia do Mochileiro das Galáxias (original, 2005 | Youtube)

Quis publicar essa resenha hoje para ficar de sugestão de filme para o final de semana (prolongado para algumas pessoas). Já assistiram? Quem ainda não assistiu, ficou com vontade? Digam nos comentários!

10 comentários:

  1. Oi Helaina, tudo bem?
    Não vi o filme não! Ficção ciêntífica não é um dos meus temas favoritos, assumo, e ainda com comédia, não mesmo minha praia, infelizmente, rs.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem sim, e você?
      Hahaha... entendo.

      Beijos;

      Excluir
  2. Eu tenho memórias de O guia do mochileiro das galáxias só de ler os livros. E, cá entre nós, é um dos meus favoritos da vida. Eu sabia do filme, mas nunca assisti, apesar de também gostar bastante dos trabalhos do protagonista. Ler sua resenha me deixou com saudades desse povo, em especial do Ford, que é um dos meus favoritos, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não terminei de ler os livros. Talvez porque tenha só em e-book e não ser muito fã do formato. Espero que você consiga assistir e se divirta tanto quanto eu que já até perdi as contas de quantas vezes assisti! Hahaha...

      Beijos;

      Excluir
  3. Oi Helaina,
    Eu assisti o filme há uns dez anos atrás e gostei bastante, principalmente por que em meio ao humor eu consigo enxergar bastante filosofia nele, acho o roteiro do filme bem inteligente. Sei que o livro é bastante hypado no mundo nerd, mas ainda não li a série.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie,
      Sim, o filme tem muita filosofia e a forma como é tratada em meio ao humor deixa um pouco mais leve. Acho que o livro também é assim, mas já faz tempo que eu li e ainda não terminei a série.

      Beijos;

      Excluir
  4. Quero muito assistir. Parece ser muito interessante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita para falar, porque amo esse filme!

      Uma ótima semana para você também!

      Excluir
  5. Olá!
    Gostei muito de saber um pouco mais sobre o filme, espero que eu consiga ver muito em breve.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.