junho 27, 2019

[Resenha] Ed & Lorraine Warren - Lugar Sombrio

Ansiosíssima para rever o casal paranormal mais fofo no cinema se possível ainda essa semana! Amo ver a relação de Ed e Lorraine Warren na interpretação de Patrick Wilson e Vera Farmiga respectivamente e já falei sobre eles uma vez na coluna ‘Casais Fofos’ (veja aqui). Por isso hoje eu trouxe a resenha de um livro sobre um caso que contou com a participação deles e ainda não virou filme (e sinceramente, se filmarem, acho que não terei psicológico para assistir).

Um livro que consegui terminar em menos de cinco dias (algo inédito para mim desde o ano passado). Antes de ler, vi algumas críticas na página do livro no Skoob que o classificaram com 1 ou 5 estrelas. Isso mesmo, descobri lendo poucos comentários (para evitar spoilers) que as opiniões sobre esse livro são bem tipo ame ou odeie. Para mim foi um meio termo e na resenha explico o porquê.
Sinopse: Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio é o relato meticuloso dos fenômenos que infernizaram a vida de um casal norte-americano após sua mudança para uma antiga casa em que havia funcionado uma funerária anos antes. Um a um, os membros da família passam a ser atacados por uma presença sinistra, em acontecimentos cada vez mais extremos: de vozes na escuridão até violações fantasmas. É nesse ambiente de desespero que Ed & Lorraine Warren são recebidos, prontos para mais um combate direto com o mundo das sombras. (Fonte: Skoob)

Quero deixar logo em destaque o que eu acho que fez algumas pessoas detestarem tanto esse livro. O casal Warren, ou melhor, a ausência deles. Pelo título e a sinopse a impressão que temos é que iremos ver o casal trabalhando, investigando e resolvendo o caso desde o início, mas eles são citados apenas depois da metade do livro e ainda demoram um pouquinho para aparecer. Para quem pegou o livro afim de uma aventura sobrenatural na companhia deles se decepcionou. Mas eu não estava com essa expectativa.


A leitura fluiu muito rápida e essa foi minha sorte, pois o que a história demora na preparação e apresentação do fenômeno até que a família começasse a receber ajuda não foi pouco. O livro, no entanto, me envolveu e me fez passar momentos de tanto terror onde a todo momento eu imaginava ter visto alguma coisa perto de mim me observando ou ouvido um som estranho. Houve inclusive um momento enquanto eu lia que minha mãe do nada resolveu pegar a Bíblia para ler. Só comentei essa coincidência com ela dias depois que finalizei o livro (será que foi mesmo coincidência?).

Um aspecto importante a se dizer sobre Lugar Sombrio é que pessoas sensíveis a cenas com violência sexual podem se incomodar com algumas das cenas descritas. Elas são parte dos fenômenos sobrenaturais que aconteceram na casa (as tais violações fantasmas descritas na sinopse) e totalmente pertinentes, mas me perturbaram e ainda tenho na memória alguma das imagens mentais que formei enquanto lia.

Eu gostei do livro, como disse não sei se assistiria caso virasse um filme e não tenho a menor intenção de ler novamente.
Você está tão preocupada com o mal, sente tanto medo dele, mas tem o mal à sua volta e não o vê, apenas o ignora
Terapeutas são para todos. A minha sugestão de terapia não quer dizer que eu ache que seu filho esteja sofrendo de alguma doença mental
— Tudo bem ter medo coração’ — disse Lorraine. — Apenas lembre-se de que o poder de Deus está com você
Autores: Ed Warren, Lorraine Warren, Carmen Reed, Al Snedeker, Ray Garton
Tradução: Eduardo Alves
Páginas: 272
Editora: DarkSide Books
Ano: 2017
Link do livro no Skoob: Ed & Lorraine Warren - Lugar Sombrio

Vocês já tinha lido esse livro ou ouvido falar nesse livro? Ficaram com vontade de ler? Teriam coragem de ler à noite?  Deixem nos comentários!

14 comentários:

  1. Oi Helaina,
    Não sou uma fã de sobrenatural. Fujo um pouco de livros e filmes assim.
    Confesso que esse livro não me atrai não. Uma pena...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem?
      Eu geralmente fico com medo, mas gosto muito.. hahaha

      Beijos;

      Excluir
  2. Oi Helaina,
    Eu adoro que o Patrick sempre tem ótima química com as atrizes que ele trabalha. Mas com a Vera sinto a ligação ainda maior. Difícil não gostar do trabalho deles.
    Uma pena que o livro seja propaganda enganosa, e pior é caro né?
    Mas te falar, que eu tenho muita vontade de ler os dois. Adoro as adaptações dos casos do casal, e queria ler.
    To meio chocada com esse lance da violação fantasma. o.O

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, tudo bem?
      Gosto muito de ver a sintonia dos dois também.
      Nossa, sim! Muito caro! E a DarkSide nem pra facilitar com uma versão brochura, mais em conta. Os livros deles estão virando itens de colecionador. Só compra quem tem $$$ mesmo.
      Infelizmente sim, o casal quase não aparece... o nome deles na capa passa a impressão errada...
      Olha, pela escrita (sem pensar no preço do livro ou na ausência do casal)vale muito à pena. É assustador e perturbador!

      Até mais;

      Excluir
  3. Olá Helaina,

    Não sou muito fã do gênero, mas as vezes eu leio, esse eu não sei se leria, ótima resenha...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Eu gosto muito, mas acabo sempre com medo até da sombra.
      Obrigada!

      Excluir
  4. Oie Helaina! Tudo bem?
    Não conhecia esta obra, mas a resenha ficou ótima!
    Beijos, Polly
    www.tudo-em-tres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa obra e nem esse casal e apesar de não gostar muito desse tipo de enredo o casal em si parece ser bem fofo mesmo.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, tudo bem?
      Esses filmes acabaram me conquistando por isso mesmo, acho o casal fofo demais! Não perco mais nenhum filme onde eles estiverem.

      Beijos;

      Excluir
  6. Que obra linda! Vou procurar saber mais...Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, tudo bem?
      A Darkside realmente se esmera nas suas edições.
      Obrigada!

      Excluir
  7. Eita!
    QUe forte!
    Essa parte de violência me incomoda um pouco, viu... Fico meio assim de ler por isso também rsrs

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm, tudo bem?
      Pois é, menina! Por isso eu não esperava. Mesmo estando na sinopse não achei que fosse ser tão chocante. Lido uma vez para nunca mais ler de novo.

      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.