março 20, 2018

[Tag] Minha Faculdade

Procurando temas para postar, encontrei essa tag que consiste em responder algumas perguntinhas sobre o seu curso de graduação. No item 10 comentei sobre como foi o meu trote. Acho que é a primeira vez que comento sobre as lembranças horríveis que tenho desse dia aqui no blog. Me senti bem fazendo o desabafo. Fiquem à vontade para responder a tag no blog de vocês se quiserem!

1- Qual seu curso de graduação?
Ciências Biológicas na UFJF.

2- Quantos períodos ele tem? E em qual você está?
São 8 períodos, mas eu demorei um pouco mais para me formar. Comecei o curso no segundo semestre de 2003 e além de ter enfrentado uma greve, optei por fazer licenciatura e bacharelado. A primeira modalidade terminei no tempo normal, mas o bacharelado tem o TCC como pré-requisito e acabei demorando mais alguns períodos até finalmente apresentar meu trabalho e me formar em 2010.

3- Por que você escolheu esse curso?
Simplesmente porque era a matéria que eu tinha mais facilidade na escola.

4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
Infelizmente não, e essa foi minha maior falha. Não estava encarando a faculdade como uma formação para o mercado de trabalho e sim uma extensão do colégio que eu fiz porque todo mundo da minha sala ia fazer também.

5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
Seguindo conselho dos meus pais não fui muito cedo e por isso perdi a primeira aula, mas o professor passou apenas algumas perguntas que eu peguei com quem foi e respondi sem maiores problemas. Minha dica é: cheguem no horário porque às vezes tem aula sim. Mas não se preocupem demais se perderem. A maioria dos professores é compreensível. O meu pelo menos foi.

6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
Bom, sou graduada então já apresentei e inclusive publiquei. Quem quiser ler esse acesse aqui: RBZoociências (no site tem o pdf para quem quiser baixar gratuitamente pra ler). O tema abordado foi entomologia forense onde realizei uma análise dos artigos relacionados à entomologia forense publicados em periódicos brasileiros.

7- Você se considera uma boa aluna?
Sim. Apesar de não ter ido com nota máxima em nenhuma matéria, consegui formar com média 7.

8- Você está 100% satisfeita com o curso que escolheu?
O curso é muito bom, mas tem tantas opções de carreira para seguir que fiquei um pouco perdida. Principalmente porque não entrei na faculdade pensando nisso.

9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora científica)
Tem muito material específico sim principalmente na parte de laboratório, mas não precisei comprar quase nada. Apenas uma tesoura, luvas e um bisturi para dissecar alguns animais de pequeno porte. No primeiro período tivemos anatomia humana também, mas os cadáveres já vinham dissecados e nós apenas os estudávamos.

10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
Sim e foi péssimo. Primeiro me fizeram passar uma vergonha básica me apresentando na frente dos outros de pé em cima da mesa, mas eu fui a última a subir então ninguém nem olhou para mim (fui ignorada like always). Depois saímos andando pela faculdade e quando cruzamos o portão (trotes dentro da instituição são proibidos) começaram a nos sujar. Cola, tinta guache e um líquido azul que levou dois dias para sair (acho que é violeta o nome). Isso sem contar que tivemos que passar uma bala (uma tipo Halls, não sei se era mesmo, de cor verde) de boca em boca. Achei nojento e desrespeitoso (vocês já viram uma pessoa bv tentando fazer isso sem encostar nos lábios da outra pessoa?). Terminada essa “brincadeira divertida” descemos descalços para o centro da cidade por ordem dos veteranos. Óbvio que meu pé ficou cheio de bolhas depois de quilômetros (4Km segundo o Google Maps) sobre o chão quente. As consequências disso foram: passei a evitar os veteranos (só conversava com uma menina que era minha amiga de infância e me emprestou todo material dela), não fui na calourada (nunca gostei de festa mesmo) e no semestre seguinte não dei trote nos calouros que entraram. Preferi ajuda-los a não ficarem tão perdidos ao invés de me vingar neles pelo que tinha acontecido comigo.

11- Seu curso tem muita matemática?
Muita não, mas tem e detestei isso. Primeiro tivemos uma matemática muito estranha com um professor do curso de filosofia (?????). Pois é. Ninguém conhecia o cara no Dep. de Matemática. Depois veio a Bioestatística, que tem mais a ver com o que a gente trabalha nas análises de dados. Um pouco complicada. Ainda em exatas temos também física (lamento por ter ido mal na disciplina. A matéria era quase a mesma que vi no EM, mas já tinha esquecido quase tudo) e Química (essa nunca consegui me sair muito bem).

12- Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?
Não. Entraram 25 em cada semestre, mas claro que sempre tem alguns que desistem no meio do caminho. Acho que na formatura tinha uns 20 na minha turma.

13- Quais dicas você daria para quem está querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
Primeiro tenha certeza que você quer TRABALHAR com isso. O curso de biologia pode te formar professor ou pesquisador. Ainda há a possibilidade de prestar concurso público, mas não é sempre que abre vaga para biólogo e às vezes é preciso ter pós-graduação. Tenha em mente que você vai ter um volume grande de matéria, então ajuda muito gostar de estudar sobre os seres vivos e estar disposto a ler muito também (inclusive artigos em inglês - se não tiver um bom nível pode contar com o Google, mas já saber o idioma ajuda bastante).

14 - Se pudesse voltar no tempo e começar tudo de novo, escolheria outro curso?
Hoje eu tenho muita vontade de fazer o curso de Letras, mas acho que se voltasse no tempo faria Biologia de novo. Se eu tivesse entrado na faculdade pensando em que caminho seguir como carreira faria de tudo para trabalhar com pesquisa. Acho que se esse tivesse sido meu foco desde o início teria dado certo. Agora não tenho nem mais ânimo pra entrar nessa batalha de novo (sim, panelinhas existem na faculdade também. Deveria ter entrado em uma no início da graduação).
Espero que tenham gostado de conhecer esse meu lado universitária que foi parar na faculdade sem ter a menor noção do que estava fazendo lá. Qualquer dúvida, dica ou conselho deixem nos comentários!

8 comentários:

  1. Seu TCC parece ser super interessante.
    Eu não passei pela experiência do trote, mas deve ter sido bem ruim mesmo.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bem interessante de fazer. Pena que não foi além disso, senão teria virado projeto de mestrado.
      Nossa, não recomendo. Foi bem ruim! >.<

      Beijussss;

      Excluir
  2. Oi Helaina,

    Legal saber um pouco mais sobre o seu curso, gostei muito! Eu não curto muito matemática não e fiz ciencia da computação, vi muita matemática hehe

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Eu gostei dessa tag exatamente para mostrar às pessoas um ponto de vista mais pessoal de cada curso. Quanto mais pessoas fizerem, melhor!
      Eita! Se um dia fizer faculdade de novo vou tomar mais cuidado com isso!! Hehe

      Beijusss;

      Excluir
  3. Olá,
    Muito triste essa história do trote. Eu sempre fui altamente contra.
    E tive sorte de estudar em um lugar fora do prédio da faculdade, assim nem aconteceu nada comido e passávamos despercebidos haha.
    Muito legal a ideia da tag e suas respostas.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, trote é muito ruim e não ajuda nada a pessoa a se enturmar como alguns falam. Sou muito a favor do trote solidário. Isso sim enturma as pessoas.
      Fico feliz que tenha gostado!

      Beijussss;

      Excluir
  4. Que legal Helaina!!!
    Nossa que trote MUITO MUITO MUITO CHATO!
    Na minha eu consegui fugir, só escreveram um dia no meu braço e no outro ja estava livre de novo rs menos mal.... Mas que legal, voce podia dar aula asism que saiu... Uma amiga minha fez a lic + bacharelado tambem se formou no ano passado, achei bacana
    achei legl a tag viu!!!
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm!
      Sim, foi mega chato... =/
      É bom, ma acho que fiz mais porque já tava lá do que por vontade de lecionar, sabe. Se fosse hoje faria só bacharelado mesmo.
      Fico feliz que tenha gostado!

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.