junho 07, 2012

[Resenha] Formaturas Infernais

Tem dias que eu ponho de lado as histórias mais fantásticas e procuro um romance “água com açúcar”. No entanto dessa vez resolvi ficar com um pouco das duas coisas alugando um livro de contos: Formaturas Infernais. São 5 histórias que tem a formatura como pano de fundo. Vamos à resenha de cada uma individualmente.
Sinopse: Sua festa nunca mais será a mesma. Longe de vestidos de gala delicados e cor-de-rosa, estes cinco contos são estranhos, surreais, assustadores, e povoados de criaturas terríveis como vampiros, monstros e zumbis. Em Formaturas Infernais, você vai descobrir que a formatura pode ser tão divertida quanto ameaçadora... (Fonte: Skoob)
Minha impressão sobre cada conto:

A Filha da Exterminadora (Meg Cabot): A mãe de Mary é uma caçadora pouco convencional. Ela caça seres sobrenaturais. Mas agora é Mary quem está caçando no lugar da mãe. Ela tem um alvo a exterminar. Para complicar, esse alvo, um vampiro adolescente, encanta Lila, sua colega de escola e a única menina com quem ela consegue ter uma relação amistosa, fazendo com que ela troque de imediato seu namorado, Ted, pelas propostas de vida e amor eterno. Resta a Adam, amigo de Ted, a missão de ajudá-la a exterminar o vampiro e salvar Lila.

Basicamente é essa a história. Não conto mais detalhes para evitar spoilers. Como é um conto, qualquer detalhezinho entrega a trama toda. Eu particularmente gostei da história. A ideia é boa, mas a autora parece não ter escrito um conto e sim um capítulo de um livro. Muitas coisas são simplesmente expostas, mas ficam sem conclusão.
O Buquê (Lauren Myracle): Logo no início a autora diz que se baseou no conto “A pata do macaco” escrito por WW Jacobs que ela leu quando era adolescente e que a assustou muito. O conto “O Buquê” conta a história de 3 amigos, Frankie, Will e Yun Sun, que a véspera de sua formatura visitam uma cartomante, Madame Zanzibar, a fim de saber o que o futuro lhes reserva. Durante a consulta, um velho buquê chama a atenção de Frankie e ela pede para ficar com o objeto. O buquê tem poderes mágicos e é capaz de realizar desejos. Esse conto fala exatamente da necessidade de se ter cuidado com o que se deseja.

Achei esse conto o melhor de todos! Com início, meio e fim, em uma atmosfera tensa o tempo todo faz esse conto ser difícil de ser lido estando sozinha de madrugada. Simplesmente amei!
Madison Avery e a Morte (Kim Morrison): Madison deixou sua antiga escola e amigos e se mudou para morar com o pai que precisava da companhia de alguém que o alegrasse. Ela, entretanto não consegue se adaptar rapidamente à nova escola e se encontra totalmente entediada na festa de formatura de sua turma a ponto de achar a festa uma piada. Para piorar é o seu 17º aniversário e ela gostaria de estar em qualquer outro lugar, menos ali. No meio da festa, quando ela havia tomado finalmente a decisão de ir andando para casa, após seu par já ter desistido dela, um estranho surge para mudar o rumo das coisas. Madison pensa ser essa a salvação de sua noite, mas ela não deveria apostar todas as suas moedas nisso.

Mais uma vez esse conto também parece o primeiro capítulo de um livro. A história é boa, mas parece não ter conclusão. Uma coisa é um conto deixar um gostinho de “quero mais”, outra bem diferente é não contar o final da história. Depois de uma pesquisa rápida pela internet descobri que a história de Madison virou uma série. Agora é só encontrar a série.
Salada Mista (Michele Jaffe): Miranda não é uma garota com uma vida convencional. Além de viver em um internato, ela está desenvolvendo poderes especiais como velocidade e força os quais não sabe como lidar. Ela sente que está se transformando em uma “super-heroína” e se sente na obrigação de usar esses poderes para fazer o bem. Em relação a sua vida de estudante, Miranda havia decidido que não iria à festa de formatura. Nada que sua colega de quarto, Kenzi, dizia, conseguia fazê-la mudar de ideia. Em seu tempo livre, Miranda trabalhava em uma empresa que prestava serviço de motorista particular e é em um de seus trabalhos que ela conhece Sibby Cumana. Uma garota que tem uma maneira bem diferente da de Miranda de ver a vida e que a princípio parece uma pirralha irritante, mas que acaba por fazer Miranda repensar como encara a vida.

Esse conto tem o gostinho de “quero mais”. A história é boa, tem um final, mas quando a gente termina de ler, apesar de dar para imaginar o que acontece, queria ler o que realmente aconteceu com Miranda. Também adorei esse conto!
Inferno na Terra (Stephenie Meyer): O conto se passa em uma festa de formatura onde tudo está dando errado. Desde casais brigando, amizades sendo desfeitas até vestidos rasgando e saltos quebrando. Mas tem algo por trás de tudo. Uma força sobrenatural emana de Sheba e conspira para que tudo de errado aconteça, mas em todo lugar onde há o mal, há também o bem. Há alguém que pode terminar com os planos maléficos de Sheba e salvar a formatura.

A história é sem dúvida interessante, mas assim como os contos 1 e 3 não é o gostinho de “quero mais” que prevalece e sim a sensação de “ué, acabou?”. A formatura em si tem um desfecho, mas a história não.
Formaturas Infernais é o segundo livro dessa série que eu leio. O outro que eu li e gostei mais foi Amores Infernais (veja no Skoob). Prometo um dia escrever uma resenha sobre ele, mas não esperem por ela para ler o livro!

Título Original: Prom Nights from Hell
Tradução: Camila Mello
Páginas: 318
Galera Record: 2009.
Link do livro no Skoob: Formaturas Infernais

8 comentários:

  1. Adorei a resenha amiga, eu troquei esse livro no skoob, mais ainda não consegui ler... Adora fiquei animada
    Beijos
    Mila daily of books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do livro. Mas como eu disse, o "Amores Infernais" pra mim valeu mais a pena... mas esse é bom também!! ^^

      Boa leitura!!
      Beijusss;

      Excluir
  2. AAAH eu amei esse livro! Eu li em um dia porque meu computador tava fazendo as benditas atualizações -.-
    Tenho vontade de ler Amores Infernais :333 enfim rsrs
    O Buquê é o mais top, concordo,rsrs

    Meu comentário vai ficar grande, portanto peçoa paciência :T
    Então, eu fiquei na dúvida se aquele texto realmente foi escrito por uma escritora holandesa, sabe ? Realmente, tem pontos que acontecem aqui e lá, porque afinal, é feito de humanos - e nós erramos o tempo todo! É verdade! A nossa é a internet mais "top" - em relação á preço, é o mais alto dos altos, rsrs Totalmente verdadeiro - os alunos são obrigados, não vão porque querem ser alguém na vída, é :T

    "Porque mesmo com tanta publicação o brasileiro prefere não ler. " -a média de um brasileiro normal é 4 livros por ano e só chega ao final com dois, dou graças a Deus pelas nossas médias serem bem mais altas do que isso, né?
    Corrupção aos montes, aos corcovados , aos picos mais altos,...AAh, é meio ...Aleatório, né? Algumas coisas são verdades até que peca em outros pontos, e sabe? Concordo com você : não foi nos ensinado isso, por isso esculachamos tanto quanto os outros. Mas superemos :'T


    Obrigada ,querida :DD
    Você tem 74 anos e 20 gatos? Acho que não é velha não ,hein ? 22 gatos? :O Mude pra cachorros...rsrs Brinks! O casamento é um sonho, verdade... Ainda mais quando ele é super fofo com a gente, nhac rsrs

    E agora tem capa nova pra Esteros, ficou mais interessante ainda *-* ME GUSTA! hoho' Tb curte Lewis e Mauricio de Souza? ^^
    Potterhead forever ♥


    Um beeijo, ufa!

    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê Amores Infernais também que é muito bom!!! Acho que nem consigo escolher o melhor conto de lá pra indicar!!! Vou ter que comprar o livro só pra poder ler de novo, e de novo... e de novo!!

      Pois é... acho que aquele texto, independente de quem tenha escrito, Serve pra lembrar que o Brasil é um bom país. Mas ele também não é o melhor do mundo! Mas todos lugar é assim.

      Sim.... já estourei a média anual de leitura do brasileiro faz tempo... acho que em março... rsrs....

      Ainda não... só tenho cachorros. E não são muitos. Mas ultimamente tenho focado minha vida em outras coisas... cansei de procurar o tal cara... não vou procurar mais nenhum.... eu acho... hahahaha

      Sim!! Curto muito!!!
      Ainda leio os quadrinhos do Maurício até hoje, em inglês inclusive, pra treinar o idioma sem stress!! ^^
      Eu li o volume único de As Crônicas de Nárnia e amei!! Queria tanto ir pra lá!! Ou pra Hogwarts!! Potterhead forever ♥

      Beijusssss;

      Excluir
  3. Oi
    Adorei a resenha.
    Já li esse livro e gostei de alguns contos, já outros me decepcionaram...é por isso que evito ler livros deste estilo.
    A respeito do curso de Biologia é maravilhoso mesmo! Pena que estou um pouco desmotivada devido a minha classe estar diminuindo e talvez ser distribuída para outros campus. Outro fato é a respeito do emprego que tenho ouvido falar que é bem difícil de se conseguir...Mas acredito que essa dificuldade deve ser geral para todos os recém formados, independente do curso.
    De qualquer forma estamos na luta não é? Espero que você consiga logo um emprego na área!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Que bom que você gostou!!! Fico feliz!!

      Ainda não sei dizer se a série toda é ruim, porque eu li Amores Infernais e gostei bastante... mas esse deixou um pouco a desejar... parecia ser uma propaganda para outros livros que na verdade nem foram.... acho que só um teve continuação...

      Eu fiquei desmotivada depois que saí da faculdade e além de não ter no que trabalhar, não consegui continuar com trabalho de pesquisa pela faculdade... Acho que é difícil pra todo mundo sim...

      Pois é... seja como bióloga ou vendedora em livraria vou conseguir o emprego que eu sonho!! :)
      Espero que vc também consiga!!

      Beijussss;

      Excluir
  4. Formaturas Infernais é um dos meus livros favoritos! Vc resumiu td muito bem nesse post.

    Deixei um selinho pra vc no meu blog *----* bjoooo!
    http://meublogtais.blogspot.com.br/2012/06/selinho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou!! Eu gostei dele também!!! Mas o "Amores Infernais" pra mim ainda é o melhor!!! ^^

      Ahhhhhh!!!!! Obrigada!!!! :D
      Amei!!!!!!! Valeu mesmo pelo selinho, viu!!!

      Beijussssss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.