junho 30, 2012

[Resenha] Amanhã Você Vai Entender

“Einstein diz que o senso comum é apenas o hábito de se pensar algo. É o modo como estamos acostumados a pensar sobre tal coisa, e muitas vezes ele só atrapalha.” - Amanhã Você Vai entender - Pg.60

Miranda está em meio a um grande enigma. Um estranho pode ter invadido sua casa, seu melhor amigo foi agredido na rua e uma série de bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, alerta sobre a morte de alguém. Alguém próximo. Alguém que ela poderá ajudar a salvar.
Mas, para isso, a menina precisa descobrir o que está acontecendo. Bilhete após bilhete, as peças do quebra-cabeça se juntam, até que finalmente o cenário se completa e Miranda percebe que a resposta sempre esteve ali, bem na frente dela - mas o tempo é ardiloso: guarda hoje momentos que só amanhã você vai entender.
O que primeiro chamou minha atenção para esse livro foi a capa e o título. A ilustração na capa mostra uma Nova Iorque da década de 70 com a figura de uma menina correndo atrás de um menino. Muito provavelmente Miranda e seu amigo Sal (o desenho dos dois é bem pequeno e está próximo ao pé da página). Já o título me deixou com uma enorme vontade de saber o que seria possível entender amanhã.

É um livro de leitura rápida, com capítulos muito pequenos e seus títulos são inspirados no concurso do programa de TV “A pirâmide de 20 Mil Dólares” o qual a mãe de Miranda é convidada a participar. É um jogo onde para ganhar o candidato tem que acertar a palavra de acordo com as dicas que seu parceiro de jogo lhe passa. O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Miranda que vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando seu melhor amigo apanha na rua e passa a evitá-la. Ao mesmo tempo, bilhetes estranhos começam a aparecer em lugares particulares evidenciando que alguém, que ela não conhece, está tendo acesso à suas coisas e à sua rotina.

Além do mistério acerca dos bilhetes, a viagem no tempo é um aspecto fundamental no enredo. Não são teorias muito simples de entender, mas sua compreensão não é essencial para o entendimento da estória. No entanto é legal refletir sobre as teorias apresentadas (Eu concordo com a da aterrissagem nos brócolis, apesar de considerar a ideia um pouco confusa até pra imaginar. Já pensar no tempo como momentos me pareceu meio estático, mas entendi o conceito - não posso falar mais sobre isso senão daqui a pouco vira spoiler!).

Alguns dos personagens que acompanham Miranda nessa aventura, além de Sal são a mãe de Miranda (só agora percebi que não sabemos o nome dela, já que é Miranda que narra a estória ela sempre se refere à ela como mãe), Richard, namorado da mãe dela, Louisa, mãe de Sal, Belle, dona de um mercado onde Miranda às vezes passa o tempo à espera da mãe, Annamarie, Colin, Marcus, Julia, Jay e Alice, colegas de escola de Miranda e Sal, Rodete, a secretária do colégio e o homem da gargalhada, um sujeito  maluco que apareceu em uma esquina próximo à casa de Miranda e Sal e se instalou ali. Dormindo na rua e provocando, mesmo que sem intenção, medo em Miranda e Sal com seus gestos, gargalhadas e frases sem sentido.

Apesar de narrado por uma menina de 12 anos, eu considero esse livro, assim como muitos outros que eu já li, recomendado para todas as idades. Acho que, embora as editoras terem um público alvo para cada livro, quando este é bem escrito pode entreter tanto crianças como adultos. Quando se classifica um livro como destinado a uma faixa etária está se baseando no senso comum de que somente as pessoas daquela idade irão gostar da estória, mas isso é apenas uma classificação. Acho que o leitor se desenvolve à medida que lê, e às vezes, pessoas ainda muito jovens já são capazes de entender leituras mais complexas, e leitores mais experientes podem querer ler textos mais simples contanto que sejam de qualidade.
_________________
Ficha Técnica:
Título: Amanhã Você Vai Entender (Original: When You Reach Me)
Autora: Rebecca Stead
Editora: Intrínseca
Páginas: 224
Ano: 2011
Link no Skoob: Amanhã Você Vai Entender (www.skoob.com.br/livro/174234/)

26 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas confesso que adorei.
    Já vou add no Skoob, para as próximas compras.

    Bjos!
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo sim!!
      Recomendo!! ^^

      Beijussss;

      Excluir
  2. oi amiga, a capa do livro é realmente linda heimm
    mais a história me pareceu meio confusa..
    é confuso?

    beijoss
    tem promo de marcadores, se quizer participar
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila!
      Talvez minha resenha tenha ficado meio confusa... =/
      O livro é tranquilinho, mesmo porque vc não tem que entender a teoria toda pra entender o final da estória! ^^

      Vou lá já, já!
      Beijussss;

      Excluir
  3. Oie...
    Amei a resenha!=]
    Confesso que não conhecia mais adorei a estória e a capa é linda!
    Dica anota!
    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -Rê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :D

      Vou correr lá já, já!!

      Beijussss;

      Excluir
  4. Aiii que capa mais lindaaaa, adorei! Os livros da Intrínseca são geralmente voltados para adolescentes, mas eu ADORO este tipo de leitura - rápida e gostosa. Ainda não conhecia este livro,mas já vai para a lista de desejos.

    Beijos
    Dani

    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curto bastante livros assim.
      Sabe aquele dia que você só quer ler, se emocionar e se divertir se forma simples e boa...

      Acho que você não vai se arrepender!
      Eu não me arrependi! ^^

      Beijussss;

      Excluir
  5. Eu gostei muito dessa capa, achei ela lindona.
    Não conhecia o livro, mas eu sempre fico com o pé atrás quando é uma criança que narra a história, porque normalmente os autores não conseguem transmitir a inocência, sabe? E aí fica parecendo que o personagem tem mais idade do que tem de verdade. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei. Te entendo.
      Confesso que não prestei muita atenção nesse aspecto. Mesmo porque cresci vendo crianças muito inteligentes na sessão da tarde... hahahaha...

      Beijos;

      Excluir
  6. Adorei a resenha e eu não conhecia esse livro! A capa é uma graça - deu vontade de pular lá dentro, não pergunte porquê .rsrs
    Fiquei curiosa a respeito desse livro : o que foi isso de aterrissagem no brocolis? Viagem no tempo estatica? Hã?
    Me deu vontade de ler :3 e uma pitada de mistério? Passa pra cá, querida ahsudhsauhds

    Bate aqui, é nois na miopia o/
    desde os 12 ? :33 sorte a sua ter estabilizado antes dos dois graus - a minha podia fazer isso também >< nem me fale! pouco grau que faz uma tremenda diferença, né?

    m beeijo ,Pâm
    Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha... o livro é assim mesmo... cheio de mistério!! ^^

      Bom, desde os 12 que eu uso óculos. Antes eu tinha só um pouquinho e não precisava.
      Faz sim!

      Beijusssss;

      Excluir
  7. essa resenha chamou bastante minha atenção e curiosidade rsr
    seguindo aqui, se puder passa no meu blog
    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que vc gostou! ^^
      Vou lá já já!

      Beijussss;

      Excluir
  8. Eu, como a maioria que passou por aqui, adorei a capa! Parece ter casado tão bem com a história e o título...
    Não conhecia o livro, a resenha foi fundamental.
    Quanto a questão da faixa etária, ela é mais um conselho, indicação do que uma restrição. Não se pode pensar que o leitor mais velho só possa ler um tipo X de livro. Coitados de nós se fosse assim, não é mesmo? A faixa etária é importante, ao meu ver, para que o leitor em formação encontre no livro fatores da sua realidade, linguagem e gosto e que, assim, não se decepcione com a leitura. Conforme o leitor cresce, ele já capaz de selecionar sozinho (ele tem esse direito) o que lhe agrada ou não, independente de faixa etária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que realmente mais chamou minha atenção no livro. A capa. A gente não pode julgar um livro pela capa, mas pode ser atraído por ela! ^^

      Ah, sim. Mas o que eu acho ridículo são pessoas adultas criticando quem lê livros "para crianças"

      Obrigada pela visita!!
      Beijussss;

      Excluir
  9. A capa é realmente linda, porém não me chamou a atenção, acho que pelo fato de ser narrado por uma criança, mas de qualquer forma gostei da resenha e talvez algum dia eu mude de ideia.
    Beijus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse não é um livro que você termina de ler e fica muito fã, querendo mais edições... nada disso... é só um bom livro que te faz passar o tempo de maneira muito proveitosa! ^^
      Se vc decidir se aventurar acho que vai gostar!!

      Beijussss;

      Excluir
  10. Eu sei q a Rê já passou por aqui, porém não resistir a essa capa e o titulo "Amanhã Você Vai Entender" (eu amei!) e tive q ler a resenha, dai depois q li resolvi comentar pq neh? Já tava aqui mesmo ;)

    Eu gosto muito desse tipo de livro, q ultrapassa os rótulos, pode até ser indicado pra criança mas agrada todas as idades! om certeza vai entrar pra minha lista de compras (q já está enorme rs)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima decisão a sua!! Afinal, porque não comentar! ^^ Na dúvida, comente!! hihi

      Acho que na verdade por a gente gostar muito de ler (eu leio até bula de remédio), o livro ser bom depende mais do nosso estado de espírito do que da indicação etária!
      (Então sua lista tá igual a minha! ^^)

      Vou lá agora!! ^^
      Beijussss;

      Excluir
  11. Olá flor,adorei seu blog, layout... rs... Escreve bem baby ! =D
    Vim lhe convidar a dar uma olhadela em nossa promoção "BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR" (www.Facebook.com/Imaginayre)
    E vim retribuir o carinho que você teve de acessar a página do blog ! Beijinhos. Mar
    www.IMAGINAYRE.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigda! :D
      Elogios assim me deixam muito feliz porque o que eu mais gosto de fazer é escrever, e já que estou fazendo direito posso continuar e se Deus permitir melhorar sempre mais!!

      Vou lá já, já!!
      Beijussss;

      Excluir
  12. Poxa, nunca tinha ouvido falar desse livro e parece realmente muito interessante. Adoro mistérios, apesar desse não ser o foco aparente da história eles me deixam mais intrigada a ler o livro.
    Concordo com o que você disse sobre faixas hetarias, sendo eu mesma prova disso, já que leio livros direcionados a diversos públicos.

    Beijos
    http://trouxesteachave.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é interessante sim. Do tipo que te prende do início ao fim e só no finalzinho você descobre o o mistério. Tem gente que eu já ouvi falar descobre o mistério antes do fim, mas eu só descobri tudo no final mesmo! ^^

      Eu também leio tudo que está escrito. Se me agrada, eu leio! ^^

      Beijussss;

      Excluir
  13. Oi flor,
    Não conhecia esse livro e achei bem interessante como tem feito coisas dessas de viagem no tempo ne???rsrs...
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. parece que todo mundo de repente começou a pensar no assunto!! ^^

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!
- Todos os comentários, sem exceção, são respondidos. Clique em "Notifique-me" e fique de olho.

- Atenção:
Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog. Saiba mais: Políticas de Comentários.

Obs: Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...