fevereiro 06, 2025

[Especial] Metas 2025

Desde que comecei a escrever listas com objetivos para realizar durante o ano lá em 2019, posso finalmente afirmar que estou começando a sentir um pouco de progresso na maneira como eu interajo com o mundo por finalmente saber o que responder à pergunta: “O que você gostaria de fazer?

Parece besteira, mas quando somos levados a acreditar que nossas vontades não importam, com o tempo parece que deixamos de querer, pois, já que a principal função sistema nervoso é nos proteger, se o “querer” é interpretado como algo impróprio com consequências potencialmente perigosas, acabamos aprendendo a evitar nossas próprias necessidades.

A questão é que apenas com coragem e paciência conseguimos olhar dentro de nós mesmos com honestidade suficiente para identificar quais são nossas motivações para nos negligenciar, priorizar os outros ou aceitar desrespeitos, e assim trabalhar nas mudanças necessárias. Para um olhar superficial, a vida é assim mesmo e qualquer reclamação é inadequada.

Além da coragem e paciência, outra peça fundamental é o tempo, que apesar de não curar nada sozinho, sem ele não conseguimos colocar em prática a tarefa diária de aprender a viver. Apesar de ainda não ter descoberto o sentido da vida 😅, me recuso a acreditar que viver seja resumido a tédio e sofrimento.

Chidi Anagonye: Acontece que a vida não é apenas um quebra-cabeça que deve ser resolvido uma vez e pronto. Você acorda todos os dias e o resolve novamente. (Tr. livre)