julho 11, 2024

[Sessão Pipoca] A Cura

Além de ser de um gênero que eu gosto, a fotografia desse filme chamou muito minha atenção e não precisei de maiores incentivos para assistir. Ainda assim, li a sinopse e fiquei curiosa para saber quais os segredos eram escondidos nesse spa de luxo.


Sinopse: Um jovem executivo ambicioso é enviado para resgatar o CEO da empresa onde trabalha de um “centro de bem-estar” idílico, mas misterioso, num local remoto nos Alpes suíços. Rapidamente suspeita que os tratamentos milagrosos do spa não são o que parecem. Quando ele começa a desvendar os terríveis segredos, sua própria sanidade é testada, pois vê-se diagnosticado com a mesma curiosa doença que mantém todos os pacientes ali a desejar a cura. [Fonte: Disney+]

Logo no princípio somos apresentados ao grupo de executivos de uma empresa de finanças de Nova Iorque que não vê problema tanto em agir de maneira inescrupulosa em nome dos lucros, quanto negligenciar as necessidades básicas do corpo para o mesmo fim. Trabalho é tudo no que pensam. É exatamente quando um dos executivos perde a vida, provavelmente devido a exaustão, e tem suas finanças alteradas pelo jovem Mr. Lockhart (Dane DeHaan), que a diretoria da empresa o incumbe, de certa forma como punição pelo que ele fez, a ir buscar o CEO da empresa, Roland Pembroke (Harry Groener), que parece ter perdido o juízo.


Lockhart embarca nessa viagem sem saber o que encontrará, mas imagina que será uma tarefa fácil. Seu primeiro obstáculo, no entanto, é o horário de visitas da clínica, encerrado poucos minutos antes de sua chegada. Nem mesmo conversando com o diretor, Dr. Heinreich Volmer (Jason Isaacs) e revelando a distância que viajou de Nova Iorque até a Suíça, ele consegue uma exceção e acaba por aceitando ir para um hotel e voltar depois quando Pembroke pudesse receber visitas. Entretanto, um acidente de carro em sua descida até a vila próxima altera todos os seus planos.

Agora Lockhart precisa encontrar Pembroke, aparentemente todos os profissionais do lugar estão se esforçando para evitar o contato entre os dois, e convencê-lo a ir embora enquanto se desloca pela clínica de muletas por conta de uma perna quebrada. Não fosse só isso, o lugar é propositalmente isolado e ele perde total contato com o mundo exterior. Para instigar ainda mais nossa curiosidade, o local onde fuciona o spa tem um passado obscuro que envolve um barão egocêntrico com um plano abominável para manter a linhagem pura de sua família.


Fazia um bom tempo que eu não via um filme do gênero que não apelasse para o sobrenatural para causar medo, ou repulsa; – um sentimento que experimentei algumas vezes enquanto assistia. Em A Cura, o terror fica inteiramente por conta da maldade humana na sua ânsia de atingir seus objetivos, sem se importar quantos feridos deixa pelo caminho. Acredito que isso, somado ao que ultimamente temos presenciado pelo mundo, contribuem para a sensação de medo que me acompanhou do início ao fim.

O protagonista, Lockhart, representa nossos olhos para tudo o que acontece e garanto que não foi apenas ele que começou a duvidar das próprias certezas no decorrer da história. Confesso que por alguns segundos me peguei ponderando quem estava falando a verdade.

Eu gostei bastante do filme, mas concordo com algumas das críticas a ele que encontrei pela internet e li depois de assistir. Entretanto, nada do que foi pontuado me incomodou ao ponto de atrapalhar minha diversão. Entendi a história, me surpreendi por minha atenção não ter diminuído mesmo com quase 2 horas e meia do longa, e, apesar de ter ficado com vontade de saber todas as consequências do ato final, o desfecho conseguiu me satisfazer.


Recomendo A Cura para quem está procurando o filme capaz de manter a tensão, porém sem elementos sobrenaturais ou 'jump scares' como único recurso para despertar o medo. Até levamos um suso ou outro de vez em quando, mas, pelo menos para mim, o terror em A Cura veio todo da falta de empatia de um ser humano ambicioso e da sensação claustrofóbica do protagonista internado contra a própria vontade em um spa/hospital duvidando da própria sanidade.


Título: A Cure for Wellness
Direção: Gore Verbinski
Gênero: Drama, Fantasia, Terror
Classificação: 16 anos
Duração: 146 minutos
Países: Alemanha E EUA
Lançamento: 16 de Fevereiro de 2017
Trailer: A Cure for Wellness | Legendado (Youtube)


Vocês já tinham ouvido falar desse filme? Digam nos comentários se já, pois eu não vi marketing dele e assisti mais ou menos na surpresa, sem saber muito do que se tratava além da sinopse. Por esse mesmo motivo eu omiti muita coisa durante a resenha para deixar quem ainda não viu ter as mesmas surpresas caso resolva assistir.

14 comentários:

  1. Oi, Helaina! Como vai? Nunca assisti este filme, nem tinha ouvido falar dele, mas parece ser muito bom e envolvente, né? Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, tudo bem e você? Eu fui fisgada por ele pela fotografia e gostei bastante. Abraço!

      Excluir
  2. Oi!
    Não tinha ouvido falar dele e fiquei curiosa com a premissa, eu não gosto de jump scares!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu escolhi de sem ter muitas informações à respeito do que se tratava e gostei. Eles até aparecem no filme, mas não são essenciais na história e por muitas vezes previsíveis. Acho que não estão por ali para assustar, só precisavam estar mesmo, pra gente se conectar com a tensão vivida pelo protagonista

      Beijos;

      Excluir
  3. Oi! Eu não conhecia o filme, mas parece daqueles que nos deixam do inicio ao fim agoniados. De fato as atitudes do ser humanos são mais assustadoras que qualquer história de terror. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Isso mesmo, acho que foi por esse motivo que não senti o tempo passar. Sim! Esse filme não precisou de praticamente nada sobrenatural pra assustar. Beijos!

      Excluir
  4. Parece ser um filme grandioso e único. Gostei de acompanhar.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar bastante desse filme, mas ainda não assisti.
    Fiquei bem curiosa em ver pela sua resenha hehe. Não sou fã de terror, mas gosto de um suspense e esse parece mais voltado pra suspense mesmo...
    Parece beem bom! Vou assistir qualquer dia hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha ouvido falar dele. Foi uma surpresa agradável.
      É um terror diferente, pois apesar de ter algumas coisas que a ciência não explica, o foco todo é na maldade humana.
      Espero que você goste! ;)

      Excluir
  6. Oiê, Helaina!
    Tá aí mais um filme que nunca ouvi falar, me deixou curiosa, primeiro em questão do tempo; quando a pessoa me diz que assistiu um filme de 2h e tanto e não sentiu o tempo pesar, é porque o filme foi bom. Haha. E também me chamou atenção em relação a não ser do tipo que assusta por meio de elementos sobrenaturais, fiquei me perguntando como é possível até, faz tanto tempo que não vejo filmes de suspense que não apelam pra terror sobrenatural que nem lembro mais como é um sem isso 😅
    Beijo, até a próxima
    https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne!
      Eu também nunca vi divulgação e ele não é recente. Pois é, eu sou sim daquelas que escolhe os filmes de 90 minutos e se planeja para os maiores que isso caso a sinopse me conquiste e foi o que aconteceu com 'A Cura'. Pois é, aqui a gente fica tão perplexa com a maldade humana que, apesar dos elementos que a ciência não seria capaz de explicar, nenhum fantasma foi necessário pra causar medo.

      Beijos;
      Até a próxima.

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.