maio 18, 2023

[Hoje é dia…] internacional dos museus

Sempre que eu penso em museu me vem à memória os passeios da escola e as viagens já na faculdade ou em companhia dos meus pais. Curiosa desde sempre, eu adoro um local repleto de objetos e histórias e o dia de hoje é dedicado a esses ambientes quase mágicos com a capacidade de nos educar de uma forma estimulante e divertida.

“O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente no dia 18 de maio, data criada em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de celebrar a importância dos museus na sociedade e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de proteger e preservar o patrimônio cultural e artístico. São importantes espaços de memória, que guardam objetos, documentos, obras de arte e outros elementos que contam a história e a cultura de uma sociedade. Eles têm um papel fundamental na preservação e na divulgação do patrimônio cultural, bem como na promoção da educação, da cultura e do turismo.” (Fonte: Calendário Online)

Não consigo me lembrar de todos os museus que já visitei na vida, foram muitos, mas resolvi fazer uma lista com as imagens dos que estão mais presentes em minha memória. Infelizmente, fotografia digital é algo de certa forma recente para mim, ainda mais em se tratando de celular (comecei com aquela câmera basiquinha e nem sempre a levava comigo), então não tenho imagens de todos os passeios que fiz.

Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora - MG)

Museu Casa de Cabangu (Santos Dumont - MG)

Museu da Pesca (Santos -SP)


 Museu Marítimo (Santos - SP)


 Museu de Cera do Santuário Nacional de Aparecida (Aparecida do Norte - SP)

Museu da Santa Casa de Juiz de Fora - MG

Esses são os que eu visitei, atualmente um dos museus que eu sonho conhecer é o dedicado a Sherlock Holmes em Londres.

“É um museu privado britânico dedicado ao detetive ficcional Sherlock Holmes que foi fundado a 27 de março de 1990 (é mais novo que eu 😬) e está situado na Baker Street, em Londres, Inglaterra, na mesma rua onde Arthur Conan Doyle fez residir Holmes no fictício 221B. Atualmente o museu é gerido pela Sherlock Holmes Society of England, uma organização sem fins lucrativos.” (Fonte - Wikipédia).

Vocês gostam de visitar museus?
Tem lembranças boas desses lugares?

24 comentários:

  1. Nossa, não sabia que tinha um dia dedicado aos museus. Que massa! =) Eu gosto tanto de museus que meu trabalho é ligado a eles (paleontologia). Então vira e mexe estou na coleção do Museu Nacional (RJ). Eu adoro a vibe de passado que eles tem, é como uma viagem do tempo, sem máquina. Um que sonho em conhecer é o Louvre, de Paris.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até escrever essa postagem eu também não sabia, e acontece uma semana inteira com eventos em alguns museus. Eu também amo a vibe dos museus, escritora, já viu né?! Inspiração pura, não importa o tema do museu!
      Beijos;

      Excluir
  2. Oie, feliz dia !!!! Nunca fui a um museu, mas é um dos meus sonhos.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!! Espero que você consiga realizar esse sonho!! É um lugar incrível cheio de histórias.
      Beijos;

      Excluir
  3. Oi!
    Aproveitei mais os museus quando era criança nas excursões de escola e tenho como meta ir mais em museus, o último que fui foi o do Ipiranga no ano passado!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tive a mesma quantidade de visitas na infância e na faculdade, mas lamento não ter tantas fotos para relembrar. Também quero visitar mais museus e retornar nesses de Santos. São lindos!
      Beijos;

      Excluir
  4. Oi, Helaina! Como vai? Particularmente amo museus. Aqui no RJ sempre que dá dou uma passada por lá. Adorei as fotos. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, eu estou bem, e você?
      Eu frequento bem menos do que eu gostaria, apesar de também ter alguns aqui na minha cidade. São lugares realmente maravilhosos que nos fazem viajar.
      Abraço;

      Excluir
  5. Oi! Na época da escola eu nunca tive interesse em museus, mas conforme fique mais velha, virou meu tipo de passeio favorito. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que mudou de ideia! Museus são realmente lugares maravilhosos para se visitar.
      Beijos;

      Excluir
  6. Oi
    acho que visitei na vida 1 museu, na onde moro não tem tantos e eu dificilmente viajo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, sei como é. Espero que tenha mais oportunidades de visitar museus.

      Excluir
  7. Não conhecia nenhum dos museus que falas, mas gostei bastante do post!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  8. Que tudoooo! Eu também adoro ir em museus, adoro tudo que envolve arte ♥
    E achei muito legal esses vários museus em diferentes lugares que você já foi.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Museu é certamente uma visita garantida se eu estiver perto de um. Adoro passar horas olhando os acervos. Quero voltar em alguns e visitar novos!

      Excluir
  9. Gosto de visitar museus. Tem gente que não gosta, que diz que acumula poeira e que tem muitas velharias. Para mim, é um banho de história.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo visitar museus! Se tivesse oportunidade faria isso com mais frequência.
      Boa semana pra você também!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem!
    O curdo de Museologia fica no meu prédio da minha faculdade da UFMG e foi uma festa viu.
    A Biblioteconomia tem pouco acesso a essa área, mas tinha aula de Memória e Patrimônio Público e foi bem legal! Aqui em Minas tem o museu de Minas e dos Metais que vai vale muita a pena conhecer!

    Até mais!

     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Líh, tudo bem sim, e você?
      Vou colocar mais esse na minha lista pra quem sabe um dia conhecer pessoalmente, acho que já ouvi falar e vi um pouco dele em alguma reportagem na TV.

      Até mais!

      Excluir
  11. Oh, desde que 'conheci' Sherlock e Watson fiquei curiosa em relação a este museu da "residência" deles, a loja de suvenir também deve ser incrível.

    Bem doido até onde dois personagens fictícios podem chegar graças a seu público. Icônicos como se tornaram ícones da cultura pop. Dupla literária memorável!

    Hey, Helaina, AMO seu carinho por eles!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu ainda descobri que não pode tirar foto lá dentro! Como assim? Terei que me contentar apenas com minha memória se for lá um dia.

      Nossa, demais, até ler sobre eles eu achava que o Doyle tinha realmente se inspirado em um detetive excêntrico que viveu em Londres para escrever sobre Sherlock. Choque de realidade saber que era imaginação dele.. hahahaha..

      Eu me sinto em casa com eles! Impossível tratar de outra forma ❤️

      Excluir
    2. Entendo que tem museus assim, onde só se pode realmente tirar fotos em áreas designadas (tristeza). Esse do Sherlock já vi umas fotos internas e uma matéria televisiva mostrando as "acomodações de Sherlock e Watson, a sala onde atendia os clientes e um dos quartos", mas só! Provavelmente tem bem mais, sei que tem uma área destinada aos atores que interpretaram o personagem, mas 'não pode filmar/tirar foto' 😢

      Creio que Sherlock foi baseado no professor do Doyle na Uni, um tal de Joseph Bell, que olhava os pacientes e já podia deduzir os hábitos e vida pregressa. Li umas coisas a respeito e achei interessantes.
      Mas foi só uma inspiração msm, não um "Sherlock Holmes da realidade", porque há uma carta do Bell agradecendo a inspiração, mas dizendo que Sherlock era "muito mais" fruto da mente do Doyle, afinal o próprio Bell era casado, médico, não era investigador em tempo livre e não viciado em cocaína. Kkkkk
      Sherlock é Sherlock, Bell é Bell. Acho até melhor porque pra mim só há espaço mental pra um Sherlock kkkk.

      Excluir
    3. Cada vez com mais vontade de conhecer.
      Sim, já li algo sobre isso, mas que eu quase acreditei que ele era real, ah, isso já.. hahahaha

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.