outubro 18, 2015

[Resenha] Os Simpsons e a Ciência

Eu sou fã dos Simpsons, mas quem não é? (Alguém?)
Minha personagem preferida é a Lisa, com quem eu me identifico bastante, principalmente quando sou a única pessoa a entender determinado assunto em meio a várias pessoas que não acompanham meu raciocínio. Isso acontece muito...

Esse livro juntou o que eu mais gosto. Uma série e a ciência por trás dela. Que tal conhecer um pouco sobre como ficou a mistura?
Sinopse: Não é toda hora que encontramos um livro sobre ciência que nos fazem rir; como o próprio desenho, este é um livro divertido e inteligente. Assim muitos espectadores foram além dos episódios de Os Simpsons em busca de mais informações sobre ciência, filosofia. antropologia... E quantos e quão relevantes temas científicos foram tratados por Homer e companhia em Springfield: usinas nucleares, robótica, genética, viagem no tempo, corrida espacial, alimentos geneticamente modificados... E é por esse motivo que temos de saudar a publicação de Os Simpsons e a Ciência, afinal, aprender se divertindo com a família mais maluca de Springfield é, certamente, um grande barato! (Fonte: Skoob)
O livro trouxe muita informação interessante que me fez ainda mais fã dos Simpsons (se é que isso é possível). Eu realmente nunca tinha reparado quanta ciência havia na série, mas esteve sempre tudo lá.
Lisa, nesta casa nós obedecemos às leis da termodinâmica! - Homer Simpson (a Associação de Pais e Mestres de Banda).
O livro é dividido em 4 partes: Está Vivo, Tramas Mecânicas, Sem Tempo Para D’Ohs e Springfield, o universo e além. A que eu menos gostei foi a última. Astronomia e Astrofísica não me interessaram tanto quando biologia e viagem no tempo.
Esse episódio é o que no jargão televisivo é chamado de crossover. O termo tem vários significados. Em biologia, o crossover ocorre durante o processo de divisão celular, quando cada um de dois pares de cromossomos, um de cada pai, se divide em um ponto determinado e troca pedaços de material genético.
O episódio mencionado é Arquivo S, que foi um crossover de Simpsons com a série Arquivo X a qual também sou fã.

Tirando a última parte, que eu não gostei tanto, eu adorei o livro e as informações passadas. De genética a robótica com viagem no tempo e espacial. Tem muito a se aprender com esse livro sempre tendo um episódio dos Simpsons como ponto de partida.
Ao matar o próprio avô, a linha ascendente de Moe foi interrompida e ele não vai existir. Se ele simplesmente some, contudo, quem construiu a espaçonave, voltou no tempo e cometeu o ato abominável? Ninguém. [...] Em resumo, Moe está simultaneamente vivo e extinto.
Esse bizarro cenário no qual alguém mata o próprio e continua a aparecer e sumir da existência é um dos mais famosos enigmas da viagem de volta no tempo, chamado, apropriadamente, paradoxo do avô.
Eu recomendo esse livro para todos que gostam de aprender um pouco mais e para aqueles que adoram curiosidades científicas explicadas de forma muito mais simples e direta do que aprendemos na escola.

Cada capítulo remete a um episódio diferente da série e ao final do livro tem um anexo com o título de cada um deles e a temporada a qual pertemcem.
Nossos sentidos nos informam - e a física de Newton confirma - que não podemos sentir a diferença entre um movimento uniforme, perfeitamente retilíneo, e a ausência de movimento.
Título: Os Simpsons e a Ciência
Autor: Paul Halpern
Tradução: Samuel Dirceu Bueno
Páginas: 356
Editora: Novo Conceito
Ano: 2008
Link do livro no Skoob: Os Simpsons e a Ciência

26 comentários:

  1. Fiquei bastante curioso com este livro, de certeza que ia ser uma leitura bem interessante e divertida. Vou ter que o espreitar definitivamente :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Espero que você experimente e goste bastante!
      Eu não me apaixonei por todas as partes do livro, mas sem dúvida gostei da maioria delas!

      Abraço;

      Excluir
  2. Oi Helaina
    Desculpe a impertinencia, mas todos os fatos apresentados do livro se passam apenas nesse arquivo S, porque eu não me lembro de nenhum outro episodio dos Simpsons que tenha essas referencias. Mas me parece uma maneira atrativa de chamar leitores, eu vou dar uma olhadinha no episodio aqui até porque qualquer coisa com simpsons é otimo
    bjos LP
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LP! ^^

      Impertinência perdoada, mas você está errado. Na verdade nenhuma das referências ou citação veio do episódio Arquivo S. Na verdade só à medida que fui lendo o livro percebi o quanto de ciência tem na série.

      Falha minha esquecer de mencionar na resenha que ao final do livro tem uma lista com todos os episódios citados em cada capítulo do livro (nem eu me lembrava dessa lista). Arquivo S é o tema apenas do capítulo 8 do qual veio o quote sobre crossingover. São ao todo 26 capítulos e cada um fala de um episódio diferente.

      O primeiro quote veio do episódio “Associação de Pais e Mestres de Banda” da 6ª temporada. O quote sobre o Moe veio da história “Time and punishment” do episódio “A Árvore da casa dos Horrores 5” da 6ª temporada. E o último quote sobre Newton vem da história “Stop the world, I want do goof of” do episódio “Árvore da casa dos Horrores 14” da 15ª temporada.

      Normal sua dúvida, antes de ler esse livro eu também não tinha ideia de quanto de ciências há nos Simpsons.

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha parado para pensar na ciência que tinha por trás também. Nunca tinha ouvido falar nesse livro e achei bem interessante, e gostaria de ler.
    Eu sou suspeita para falar, pois adoro curiosidade científicas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Tudo bem, e você?
      Espero que consiga ler o livro e goste bastante! :D

      Beijusss;

      Excluir
  4. Helaina que interessante, não sabia desse livro, deve ser bem legal de ler.
    Quando eu era mais nova costumava ver os Simpsons com mais frequência hoje em dia quase não vejo. Mas eu já tinha percebido alguns desses assuntos na trama. Também adoro viajem no tempo e diferente de você gosto de Astronomia.
    Enfim adorei saber suas impressões sobre a leitura e a postagem ficou linda cheia de desenhos fofos.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Pois é Aline, tem gente que nem acredita que há tanta ciência nos Simpsons. Eu mesmo nunca tinha percebido ou fazia ideia.
      Eu também assisto esporadicamente. Quando está passando eu vejo, mas não tenho o hábito de acompanhar a série.
      Viagem no tempo acho que é um dos meus assuntos preferidos.
      Fico feliz que você tenha gostado.

      Beijuss;

      Excluir
  5. Olá!r Que legal! Também amo Os Simpsons e achei muito bacana essa ligação com a ciência, deve ser uma leitura bem gostosa mesmo. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      É bem legal sim! ^^
      Espero que você leia e goste!

      Beijusss;

      Excluir
  6. Oie!
    Perdoe-me, mas existe, sim, uma pessoa que não suporta assistir Os Simpsons >< Mas o livro parece ser muito interessante e algo que eu leria, pois, por mais que eu assuma não curtir a animação, imagino que esta obra possa ensinar muito. Sem contar que eu tenho uma certa fixação por astronomia <3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Você é a primeira que eu conheço!
      Ensina e de um jeito bem mais tranquilo e simples do que aprendemos na escola.
      Espero que você tenha a chance de ler e goste bastante!

      Beijusss;

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Eu também adoro Os Simpsons e nunca tinha imaginado o quanto podemos aprender analisando a série mais a fundo! Não me interesso tanto assim por robótica, física etc mas acho que escolheram uma boa forma de explicar as teorias!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Tudo bem e você?
      Eu gostei do jeito que encontraram pra explicar também. Ficou bem simples e claro.

      Beijusss;

      Excluir
  8. Olá. tudo bem?
    Eu assisti algumas vezes o desenho, mas nunca gostei muito... o livro não me chama atenção para a leitura... o enredo apresentado não me chama atenção, porém para quem curte essa questão de mais detalhes técnicos sobre a ficção, é um prato cheio... o bom é que você curtiu o todo... xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Tudo bem sim, e você?
      Na verdade não é sobre a ficção os detalhes abordados no livro, mas sobre nossa realidade. É o que a gente aprende na escola só que com uma abordagem mais lúdica.
      Mas realmente é pra quem gosta.

      Beijusss;

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu gosto dos Simpsons, mas não sou muito fã. Nunca parei para realmente seguir a série, só vejo alguns episódios isolados de vez em quando. Por isso acho que esse livro não é para mim. Apesar de achar legal essa análise mais profunda da série, eu não entenderia muito bem as referências, por não acompanhar a série, rs.
    Mas fico feliz que você tenha gostado tanto
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! ^^
      Na verdade eu também não sigo a série, mas gosto bastante o tanto quanto gosto de ciências e o livro foi sim muito bom de ler.

      Beijusss;

      Excluir
  10. Bem ousada a premissa do livro, eu assistia muito os simpsons quando mais nova, eles são hilários, mas nunca tinha pensado nesse desenho dessa forma. O livro parece legal para quem curte muito os episódios e matar a curiosidade por trás de toda trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Sim. Eu adorei conhecer a ciência que eu nem imaginava estar por trás da série.
      Recomendo!

      Beijusss.

      Excluir
  11. Oi Helaina, tudo bom?
    Esse livro tem a sua cara. Eu até assisto Simpson, mas não sou fã do desenho. Bom, eu curto as críticas sociais que o desenho faz e acho que eles fazem isso bem, tendo em vista quanto tempo eles estão no ar. Um ótimo livro para a fã.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! ^^
      Tudo bem, e você?
      É muito bom para fãs tanto de Simpsons quanto de ciências! :)

      Beijusss;

      Excluir
  12. Oiee, tudo bem?

    Simpsons é sempre bem vindo. Adoro a série. Achei o livro bem interessante e juntar a série com um pouco de aprendizado é o máximo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Tudo bem, e você?
      Foi uma ideia muito boa deles! Eu aprovei e recomendo!

      Beijusss;

      Excluir
  13. Oi Helaina tudo bem?

    Acho que eu sou a única pessoa no mundo que não gosta de Simpsons, não sei mas eu nunca gostei, quando era criança meu irmão sempre assistia, mas eu nunca gostei, kkkkk. Achei o livro bem bacana para quem é fã ou gosta da série, é bacana associar outros assuntos com a série.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Tudo bem, e você?
      Hahahaha... nada. Vi mais gente comentado aqui que não gosta.
      É um livro bem legal mesmo! :)

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.