junho 06, 2013

[Resenha] O Inverno das Fadas

Já faz um bom tempo que eu terminei de ler esse livro. Mas desde então venho adiando a resenha. Motivo: eu não gostei. Não estou querendo dizer que o livro é ruim ou mal escrito. Mas desde que terminei de ler não sabia como iria escrever essa resenha.

Depois de muito pensar, resolvi escrever e dizendo o porquê eu não gostei. Cheguei à conclusão de que, como a leitura é algo muito pessoal, os mesmos motivos que me fizeram não gostar do livro, podem ser agradáveis à outra pessoa. Não me sentiria assim desestimulando a leitura, apenas manifestando minha opinião.
Sinopse: Existem pessoas normais em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações. Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais. Existe uma explicação para isso. Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se. Causando loucura. E MORTE.

Quando eu li a sinopse, esperava uma estória até um tanto sombria. Imagina você ter poderes sobrenaturais para inspirar as pessoas às coisas mais belas e essa mesma magia matá-las. Isso já seria ruim o suficiente, mas a estória fica ainda pior quando a Leanan Sídhe, Sophia Coldheart, se apaixona por William Bass, aspirante a escritor o qual ela vai inspirar e que invariavelmente terminará morto depois de uma carreira de sucesso, provavelmente muito rápida e curta.

Essa estória me fez lembrar um conto que eu li em “Imortal - Histórias de Amor Eterno”. O título é “Farra” e foi escrito por Rachel Vincent. Nesse conto temos uma sirena, Andi (na mitologia grega, uma sirena, assim como as sereias, seduz os humanos com seu canto levando-os à destruição) e uma fada, Mallory cuja função é evitar que Andi mate os humanos enquanto se alimenta da energia deles enquanto canta, já que ela não é afetada pelo canto da sirena. Mas, a fada conhece Evan, um gênio o único tipo de ser humano capaz de servir de alimento para a fada enquanto ela o inspira sem sofrer uma morte rápida, isso se ela conseguir se controlar. (No skoob: Imortal – Histórias de Amor Eterno)

Em “O Inverno das Fadas”, a estória se passa nos dois mundos, o das fadas e no nosso, mais precisamente em Keswick, um condado na Inglaterra. No mundo das fadas, Lorena, melhor amiga de Sophia, e Arawn avô da fada, tentam impedir que o romance entre Sophia e William se torne realidade. Eles têm medo que isso venha causar a perdição da fada.

No nosso mundo, Alfred e Margareth, pais de William, também estão apreensivos por causa dessa paixão repentina que a garota despertou no filho gerando inclusive o afastamento dele de seus amigos Louise, Ryan, Billy, Charles, Maggie. No entanto, apenas o padre Anthony conhece a verdadeira origem de Sophia e sabe o que pode acontecer se o romance dos dois continuar.
Leanan Sídhe eram personificações da inteligência, criatividade, arte e magia. Elas não escondiam o seu poder, beleza e mistério. Sua finalidade era revelada através das obras criativas que elas inspiravam nos poetas, pintores e músicos. Sua beleza instigava tantas emoções que seus amantes sentiam amor e paixão, desejo e tesão, saudade e desespero.
Pág. 155
Okay, mas nem tudo foram flores.

Vou começar pelo que mais me incomodou. A falta de classificação indicativa no livro. Não acho que deva haver censura (o escritor tem o direito de escrever o que quiser e o leitor pode, e deve ler o que desejar), mas uma descrição do conteúdo na contracapa não faz mal a ninguém. Assim como nos DVDs, poderia haver nos livros a informação se a estória tem um conteúdo violento, sexual, palavras de baixo calão... Algumas pessoas não se importam com isso, mas outras sim. E esse livro tem conteúdo sexual, e bem explicito. Podem me chamar de puritana, mas é assim que eu sou e não estou pensando em mudar. Apenas gostaria de não ser surpreendida por esse tipo de conteúdo durante minha leitura.

Outro detalhe que eu fiquei na dúvida se eu gostei ou não (isso mesmo, ainda estou na dúvida), são as descrições dos casos da Leanan. Ficou implícito que a autora usou a estória de famosos reais e trocou seus nomes. A ideia fez tudo parecer mais real, mas se talvez alguns dos casos fossem inventados, a gente ficaria mais na dúvida sobre o que é real. Não sei. Como eu disse, ainda estou na dúvida se gostei desse artifício ou não.

No mais, achei a estória meio lenta. Eu estava esperando algo mais intenso e sombrio e o que temos é um romance onde um jovem casal enfrenta tudo, inclusive a oposição de suas famílias, para levar o romance adiante. Como eu disse, para apreciar esse livro depende do gosto. Quem gosta de um romance adolescente, cheio de cenas do casal protagonista com drama e sensualidade é um prato cheio, o que não é meu caso.

O Inverno das Fadas
Autora: Carolina Munhóz
Páginas: 304
Editora: Fantasy - Casa da Palavra
Ano: 2012
Link do livro no Skoob: O Inverno das Fadas

16 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa eu não imaginava que esse livro continham conteúdo sexual kkkkkkkk de todas as resenhas que li dele nenhuma falava isso, eu estou cada dia mais desanimado para ler esse livro infelizmente, essas coisas das celebridades não iria funcionar comigo, beijos !!


    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^

      Pois é.. também me assustei quando vi. Não sei classificar se são pesadas ou não porque depende da opinião de cada pessoa, mas as cenas estão lá. Descritas em todos os detalhes e não é apenas uma vez.
      Pois é... eu ainda acho que misturar as estórias reais com ficcionais teria sido melhor... não sei...

      Beijusss;

      Excluir
  2. Oi amiga, gostei da sua resenha sincera..
    Eu não lembro de ter visto cenas tão tão no livro A Fada, então não sei..
    Eu teria que ler e ver se gosto ou não, fiquei desanimada quando disse que é uma leitura lenta...
    Vc anda sumida heimmm..
    E eu tb hehe

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila,
      Fico feliz que você tenha gostado. Fiquei com um pouco de medo quando escrevi a resenha, mas sempre fui sincera em minhas resenhas e não podia ser diferente nessa.
      Eu não li A Fada. Esse chamou mais minha atenção então comecei por ele.

      Pra mim foi lenta porque tem muito romance... talvez você ache um pouco mais dinâmico. :)
      Verdade... vou tentar aparecer mais...
      Hehe...

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oieee

    não sei se o livro me agradaria também achei que deve ser sem graça caso fosse comprar iria pela capa pois achei linda.

    Beijos

    Andressa
    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Com certeza a capa é linda!!
      Eu me decepcionei porque esperava uma coisa diferente da estória. O livro é bom, só não é do gênero que eu gosto. Romance não é o tema que eu mais gosto. Prefiro fantasia, terror, suspense...

      Beijusss;

      Excluir
  4. Olá!! encanta-me seu blog quisesse afiliarlo em meus sites e você enlaça ao mio, se aceita me responde com uma mensagem a emitacat@gmail.com
    beijos!!

    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Fico feliz que tenha gostado!! :)
      Me passa o link do seu blog para eu poder visitar!!

      Beijusss;

      Excluir
  5. Bom, o que dizer? Acho que você foi muito gentil na resenha hahahaha
    Achei que faltou mais aventura, fantasia e ação... Foi muito "romance", "romance" e o romance nem me convenceu :// Acho que a sinopse é muito... diferente do que realmente é o livro.
    Mas é o que você disse: depende do gosto de cada um. Mas não é meu gosto xP
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha... Não quis deixar spoilers. Fiquei muito na dúvida de o que escrever e preferi ser mais objetiva do que passional na resenha.
      Faltou mesmo. Ela tinha muito tema pra debater mas preferiu focar no casal. Realmente, o romance estava mais pra feitiço do que romance mesmo.
      Verdade. Quando a gente lê parece que vem uma fantasia com terror, mas não é nada isso.
      Pois é... nem meu...

      Beijusss;

      Excluir
  6. Oi Helaina te indiquei para um meme lá no meu blog!!!
    Bjssssssssss

    http://no-mundo-dos-livros.blogspot.com.br/2013/06/meme-literario-5.html

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, não tenho vontade de ler O Inverno das Fadas. A maioria das críticas que li deram-me a impressão de ser essa uma história bem mediana. E de coias "mais ou menos" eu já estou cheia.
    Também não fazia ideia de que tem conteúdo erótico. Não ligo pra isso, não, contanto que o restante da proposta de enredo do livro se desenvolva bem.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui pega pela sinopse. Mas o livro é um tanto diferente do que promete.
      Eu também não tinha ideia. Fui surpreendida com as cenas picantes da fada assim do nada.. eu não gosto. Acho que isso poderia ser avisado.

      Beijusss;

      Excluir
  8. Nossa não parece ser um livro com esse tipo de conteúdo e não sei se escolheria ele para ler. Mas não sei se esse tipo de conteúdo adulto se encaixa nesse tipo de livro.

    Sua resenha ficou muito boa Helaina.

    Beijos.

    Aline - http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Não é grande parte do livro e por isso talvez até nem precisasse estar lá, mas a autora achou que deveria estar e, apesar de não gostar, eu respeito a decisão dela.
      Eu também achei que seria mais fantasia. Um pouco de terror ou suspense, mas não contava com uma cena dessas.

      Muito obrigada! Acho que foi a resenha que mais me custou a escrever até agora. A primeira de um livro que eu não virei exatamente fã.

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.