outubro 09, 2025

[Memória afetiva] Séries

Dia das crianças chegando e já vem aquela saudade de quando eu esperava ansiosamente pela data para ganhar presente. A semana na escola também era toda diferenciada e até a TV focava nas crianças. Foi pensando exatamente nessa última que escrevi a postagem de hoje!

Eu cresci em um tempo em que não existia streaming (nem sequer internet), e TV por assinatura era um luxo que meus pais nunca puderam pagar. O máximo da modernidade televisiva aqui em casa foi uma antena parabólica (uma aquisição e tanto, diga-se de passagem). Foi com ela que, além da programação local tive acesso a um mundo de filmes e séries voltados para o público infantojuvenil que tanto me entreteve, quanto despertou meu interesse pela ciência e áreas afins.

Nessa lista vou listar 10 dessas séries, porém nenhuma animação, pois já fiz isso aqui: [Memória afetiva] Desenhos Animados e a maior parte são produções estrangeiras, pois faziam muito sucesso nos anos 80/90, mas obviamente há espaço para séries nacionais.

Prontos para mais uma viagem ao passado? Então vamos lá!

Chaves (1973 | 7 temporadas | 312 episódios originais, nem todos disponíveis): divertindo telespectadores há mais de 50 anos, não poderia deixar de colocar na minha lista essa série que até hoje faz sucesso no Brasil e passa de geração a geração.

Punky, A Levada da Breca (1984 | 4 temporadas | 88 episódios): quem se lembra dessa série, que também existiu em forma de desenho, e passava no SBT? Eu me lembro vagamente, mas nunca esqueci dos personagens, principalmente da garotinha órfã de roupas coloridas e duas chiquinhas nos cabelos e seu cachorro.

Alf, o Eteimoso (1986 | 4 temporadas | 102 episódios): era uma criatura estranha com tiradas bem humoradas que, tenho certeza, eu não entendia completamente seu significado. Gostaria de assistir a série novamente.

Rá-Tim-Bum (1990 | 5 temporadas | 192 episódios): confesso que sinto pena pelas crianças hoje, presas em vídeos repetitivos quando nós tínhamos produções como Rá-Tim-Bum. Tinha desafios, senta que lá vem a história, como se faz, instruções de anatomia, higiene e saúde e lembro de alguns desenhos, mas não sei se essa parte é uma falsa memória. Quando ainda tinha videocassete, eu costumava rever os programas que gravei e tentava desvendar o mistério: por que a boneca Careca da Nina é careca?

Família Dinossauros (1991 | 4 temporadas | 65 episódios): uma das poucas séries dessa lista que assistir por completo depois de adulta e recomendo demais! Muitos temas atuais já estavam nos roteiros desse programa do início da década de 90 e continuam importantes de serem debatidos. Quem tiver a chance recomendo assistir!

Blossom (1991 | 5 temporadas | 114 episódios): a primeira série adolescente a gente não esquece. Eu tinha praticamente a mesma idade da protagonista quando foi exibida no Brasil e, apesar do país diferente, compartilhava muitas das angústias e dúvidas dela. Nem sabia o que era representatividade, mas já me sentia representada.

O Mundo de Beakman (1992 | 4 temporadas | 91 episódios): esse programa foi um marco na minha vida e recentemente encontrei um blog: O Mundo de Beakman, com todos os episódios e pude rever a série completa. Foi minha iniciação na ciência, me ajudou muito nas provas de física e terá para sempre um espaço especial no meu coração.

Arquivo X (1993 |11 temporadas | 218 episódios): da mesma maneira que Beakman, minha vida tem um antes/depois de Arquivo X. A série que completou 32 anos de estreia em setembro estimulou ainda mais meu amor pela ciência, além de ter despertado interesse pelos mistérios inexplicáveis e investigações policiais. Tem muitas postagens sobre a série aqui no blog! Se quiserem ler mais, acessem: Arquivo X

Confissões de Adolescente (1994 | 1 temporada | 52 episódios): teve em mim o mesmo efeito que Blossom, mas por ser ambientada no Brasil, ficava mais próxima da minha realidade. Lembro de ser fã da série a ponto de escolher uma das personagens para “ser” junto com as colegas de escola.

Sai de Baixo (1996 | 7 temporadas | 241 episódios): para encerrar a lista não pude deixar de fora minha companhia de todo final de noite de domingo. Era muito bom terminar o dia rindo das palhaçadas dessa família que provavelmente eu não entendia por completo, mas me divertia. 😅

Só agora percebi que Malhação não entrou para minha lista apesar de ter feito muito sucesso desde a estreia nos anos 90. Isso aconteceu porque, apesar de não se falar em outra coisa na escola, eu nunca assisti um episódio. Pelo que descobri na pesquisa, a série começou na época em que conheci meus amigos nerds e como meu foco mudou muito, livros, filmes e séries acompanharam.

Mas e vocês? Já assistiram alguma das séries da lista? Acredito que sim, pois algumas fazem sucesso até hoje! Essa postagem trouxe nostalgia para vocês?

Para mais postagens dessa série, acesse: [Memória afetiva]

12 comentários:

  1. Oi Helaina, tudo bem?
    Adorei ver tantos títulos da infância no seu post.
    Apesar de ter visto um ou outro episódio de vários da lista, quem realmente me marcou foi Chaves (e Chapolin). Também assisti bastante Família Dinossauro e Blossom!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem sim e você?
      Fico feliz que você tenha gostado. Amo escrever essas postagens nostálgicas.
      Beijos;

      Excluir
  2. Oi, Helaina! Quanta nostalgia, não! Dentre todos esses aí que você citou o que mais me marcou sem dúvida foi CHAVES. O restante a maioria eu nem sequer lembrava mais. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, Chaves faz parte da vida de muita gente, não é? Assisto até hoje e agora que está na Netflix, estou vendo os episódios na ordem de lançamento pela primeira vez. Um deleite! Abraço!

      Excluir
  3. OI Helaina! Eu assisti as três primeiras e Família Dinossauros, bateu aquela nostalgia agora. Até hoje lembro de muitos momentos do Chaves. Lembra da viagem para Acapulco? Bjos!!
    Moonlight Books
    @moonlightbooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, nossa, lembro demais!! Esse de Acapulco e o dos Espíritos Zombeteiros são meus episódios favoritos. Gosto também dos de Natal e Ano Novo com musiquinha chiclete! Beijos;

      Excluir
  4. Que post nostálgico! Até um tempo desses o SBT exibia algumas dessas produções citadas e eu assistia!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que o SBT foi quem manteve produções mais antigas por mais tempo. Tenho saudade também. Boa semana!

      Excluir
  5. Nunca vi, mas já vi muitas pessoas comentarem que esta série marcou as suas infâncias!

    A tua opinião é muito importante, por isso gostava de pedir 3 minutos do teu tempo, para responderes ao questionário de consulta e satisfação sobre o meu blog. É muito simples, bsta clicares aqui.
    Obrigada!

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Subscreve a nossa newsletter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa, bom, com uma lista de 10 séries com certeza alguma (ou algumas) delas deve ter feito parte da infância de alguém.
      Beijos!

      Excluir
  6. Muito boas estas lembranças, eu assistia todas e adoro todas por igual, é a minha saudade de ter só tempo pra assistir estas coisas e ir pra escola. Muito parabéns por este post.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho saudade... até tenho tempo para assistir, mas na época da escola, depois de fazer todas as lições o entretenimento era sem culpa. Hoje só tenho tempo porque não tenho emprego... XD Muito obrigada!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.