Vocês já devem ter ouvido falar do termo comfort food, comida afetiva em português, alimentos que nos trazem conforto e bem-estar, promovendo aquela sensação de que não estamos nutrindo apenas o corpo, mas também a alma (ler artigo completo).
Eu demorei para perceber quais eram minhas comidas afetivas, pois nem sempre tive uma relação saudável com os alimentos por tê-los associado, não intencionalmente, a momentos de estresse. Era na hora do lanche na escola que eu percebia o quanto estava sozinha ou me diminuía para caber em alguma amizade, só para citar um exemplo.
Apenas com autoconhecimento percebi que comer pipoca, batata frita, brócolis e sorvete self-service geralmente faz eu me sentir emocionalmente melhor. Por mais que eu fique feliz com um pedaço de bolo de chocolate bem recheado, apenas esses 4 alimentos conseguem realmente melhorar meu ânimo.
Foi assim que resolvi trazer para o Mente Hipercriativa uma postagem sobre o dia em que celebramos o sorvete… mais uma vez! 😋🍦.
O Dia Nacional do Sorvete é comemorado anualmente em todo o Brasil no dia 23 de setembro. Celebrado desde 2002, a data foi criada e instituída pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes. De acordo com o presidente da entidade, Eduardo Weisberg, a ideia nasceu com o objetivo de expandir no país a visibilidade do produto sorvete, marcando o início das estações mais quentes do ano, enfatizar os benefícios nutricionais do alimento e, ao mesmo tempo, estimular o aumento da sua produção em todo o território nacional. (Fonte: ABIS - AssociaçãoBrasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes)
Sim, o dia do sorvete é dia 23 de Setembro e essa postagem saiu bem antes, mas, por que não? Assim vocês têm mais tempo para organizar a comemoração. Outro detalhe que imagino não ter passado despercebido, é o fato da minha preferência ser a sobremesa do self-service, e sim, tem que ser esse. Eu até gosto de vários sabores de sorvete puro, mas nada me anima da mesma maneira que as pequenas obras de arte 😂 que construo quando vou à sorveteria. O pote de sorvete que realmente tem sorvete no congelador, não surte o mesmo efeito.
Conforme eu disse, essa não é a primeira vez que falo sobre a data aqui (dia do sorvete 2011), mas da outra vez recorri a banco de dados para ilustrar a postagem. Hoje eu quero compartilhar com vocês minhas pequenas obras de arte (tão vendo, a escritora aqui é multitalentosa 😎) que consumi em minutos. As fotos são as únicas lembranças, e aqui estão elas:
Se animaram para comemorar? Gostam de sorvete? Qual o sabor favorito de vocês? Ou, igual eu, preferem uma mistura de sabores do self-service?
Olá, Helaina, tudo bem?
ResponderExcluirComo você bem citou, a comida pode ser um fuga para muitos, sinal de que alguma coisa não vai bem. Eu não conhecia a expressão "comfort food" e nem sabia que ontem foi o dia do sorvete...e quem não gosta dele não é?
Confesso que prefiro açai, o sorvete me enjoa logo.
Oi Eduardo, tudo bem sim e você?
ExcluirSem exageros é sempre bom ter aquela comida do coração, né?
Eu até gosto de açaí, mas não lembro a última vez que comi.
Nem sabia que esta data existia, mas fiquei com água na boca!
ResponderExcluirBeijos e Abraços,
BLOG | Instagram
As empresas aqui no Brasil resolveram criar para poder aumentar as vendas e eu acho que foi uma excelente ideia!
ExcluirBeijos e abraços;
Oi, Helaina! Hummm que delicia hein! Só de olhar as fotos fiquei com a boca salivando. Aqui no Rio em geral é muito quente, então um sorvete cai sempre muito bem. Gosto de misturar os sabores também, embora eu prefira o sabor creme que aliás é meu sabor preferido. Gosto bastante do sabor kiwi também. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Luciano, nunca experimentei sorvete de kiwi, acho que deve ser bem saboroso pelo toque de acidez que a fruta tem. Abraço!
ExcluirOi! Eu amo sorvete e sinto falta de ter sorveterias aqui na região. Há uma um pouco longe que é self-service e sempre que posso vou lá. Sorvete preferido? Passas ao rum, pistache e flocos. Bjos!!
ResponderExcluirMoonlight Books
Oi! Nossa, imagino a aflição. Aqui onde eu moro temos um bom número de lojas. A maioria nos caminhos que eu percorro durante a semana, fica até difícil resistir. Não lembro se já experimentei passas ao rum e pistache. Vou lembrar na próxima vez que for à sorveteria. Beijos!!
ExcluirOi Helaina,
ResponderExcluirQue temática maravilhosa. Chocolate e Sorvete tem esse efeito em mim. Mas depois que fiquei intolerante a lactose, as coisas tiveram que ser diminuidas. É difícil achar chocolate sem lactose gostoso e nem sempre consigo um sorvete bom, a não ser que pague caro. Então fiquei um pouco sem meu lugar de conforto na comida kkkkkk.
Amei seu post.
Bjos,
Kelen Vasconcelos Martins
https://www.kelenvasconcelos.com.br/
Oi Kelen, chocolate sem lactose é complicado mesmo, mas na Sol e Neve que eu costumo ir, tem alguns sabores de fruta sem leite. Eu adoro.
ExcluirQue bom que você gostou!
Beijos;
Desconhecia, mas faz sentido e compreendo! As fotografias têm muito bom aspeto 🤤
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado!
ExcluirOiê, Helaina. Eu nem sabia que tinha um dia do Sorvete 🍦🍨
ResponderExcluirMas, com o calor que está fazendo, eu já comi uns 2 potes de sorvete entre semana passada e hoje, haha. Eu também não sabia desse termo, Comfort Food, mas gostei: os meus então serão sempre algum doce, hahaha, sorvete, chocolate, pudim, até bala, jujuba ou pirulito 🍭
Agora essas duas imagens aí, tortura, me deixou com aquela água na boca que só vão secar quando meu desejo for atendido 😅
Beijos, até a próxima
https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com
Oi Ane, pois é, eu sabia, mas esqueci por alguns anos.. hahaha...
ExcluirEu uso muito as comidas de conforto nas crises de ansiedade. Ajuda bastante.
Hahahaha... acho que a única foto de comida que eu não deixo de tirar é dos sorvetes! Compartilhar é consequência... XD
Beijos;
Até a próxima!