janeiro 29, 2022

[Especial] Metas 2022

Já começo essa lista com uma mudança em relação às anteriores. Antes eu fazia promessas específicas, agora são metas dentro de alguma área. Apesar de eu não esperar por muita diferença no resultado final, por algum motivo fiquei mais confortável criando uma lista de objetivos ao invés de prometer várias coisas. Vou pensar em um tema e traçar as metas dentro dele.

Escrita

Escrever sem esperar pelo retorno: Eu quero muito saber a opinião de quem lê minhas histórias, mas é mais fácil escrever um livro de 150k palavras (fiz isso ano passado), do que encontrar pessoas que gostam de ler e estejam dispostas a comentar. E nem é pelo tamanho, ano passado publiquei vários textos no meu outro blog (Universo Invisível), todos bem curtinhos e nem assim. Dessa forma, ou eu aceito que escrevo muito mal e ninguém se interessa, ou paro de criar expectativa de receber comentários e apoio das pessoas e passo a criar apenas histórias. Vou optar pelo que me deixa feliz e continuar escrevendo.

Continuar a escrever em inglês: Ainda acho cedo para dizer se minhas fanfics no AO3 estão recebendo a atenção que eu esperava, mas tem sido um exercício interessante para treinar meu inglês. Claro que se um dia eu for publicar um original em inglês vou contratar alguém para traduzir. É um trabalho muito mais complicado do que apenas jogar no DeepL e traduzir (uso esse ao invés do Google, dica de uma amiga americana). Por falar nisso, valorizem os tradutores! Sempre mencionem o nome de quem traduziu um livro internacional na resenha de vocês!

Participar de pelo menos 1 concurso literário: Bom, já que não consigo atrair as pessoas para lerem minhas histórias, vou enviar para concursos. Se não for aprovada, publico no blog. Se for, ganho um pouquinho de divulgação!

Leitura

Ler pelo menos 20 livros:  Já que farei o desafio 40 livros antes dos 40, preciso ler bastante para conseguir cumprir. Não é um grande desafio já que a lista tem alguns livros com menos de 200 páginas e várias releituras, mas preciso me esforçar principalmente depois que peguei um livro que li pela primeira vez quando eu tinha uns 15 anos e está sendo nada prazeroso reler. Estou decepcionada com o tanto que está sendo maçante.

Blogs

Postagens em semanas alternadas nos blogs: Deu certo e pretendo continuar com o esquema. Fez com que os dois blogs ficassem atualizados e não ficou pesado para produzir. Mesmo em algumas semanas eu deixando para publicar em cima da hora, consegui dar conta inclusive de retribuir todos os comentários que recebi. Muito obrigada a todos que leram as postagens e comentaram! Me motiva demais!

Redes Sociais

Entender o que são: Comecei lá no Orkut usando as redes sociais para me conectar com pessoas. Fui fazendo amizades, mudando de plataforma e andando com o grupo até chegar ao ponto de me sentir a criança excluída no canto do parquinho, já que hoje os números que me seguem nem sempre significam interação. Com o tempo essas plataformas passaram de ponto de encontro casual a imensas lojas. Essa ideia de que seu conteúdo precisa chamar atenção está me esgotando porque nunca foi meu objetivo ali dentro. Pensei em me afastar e até fiz isso algumas vezes, mas agora decidi entender as redes sociais e usá-las de acordo com o que são hoje, e não pelo que foram um dia. Dos scraps no perfil do Orkut, ficou apenas a saudade.

Saúde Mental

Queria: Já percebi que sem ajuda profissional não vou conseguir ir muito longe, mas enquanto isso não acontece pretendo continuar me informando a respeito das coisas que eu sinto e prestando muita atenção no que meu corpo me diz.

Ballet

Eu preciso me mexer: Essa vai ser um pouco difícil se eu não encontrar um lugar para fazer aulas no horário que eu posso, mas sinto muito a falta da dança. Talvez tentar uma modalidade diferente seja a saída para mim. Toma vacina, gente! Pra essa pandemia acabar logo e eu correr atrás do meu “eu me remexo muito”!

Coração 💖

Parar de me apaixonar por personagens: Toda vez que eu escrevo um personagem masculino um pouquinho mais compreensivo e atencioso é a mesma coisa. Acabo me imaginando vestida de noiva no altar com ele lindo de terno *suspiro*. E quando eu leio algum que eu gosto, não é muito diferente. Preciso parar com isso, afinal... Brincadeira, eu nunca faria isso! Não vai dizer que vocês acreditaram? Se acelerar meu coração e colocar um sorriso no meu rosto, por que não? Estou muito perto dos 40 pra ficar me limitando dessa forma. Quero mais é sonhar em paz e escrever histórias fofas de vez em quando!

Bom, acho que consegui abordar os principais pontos que quero prestar atenção esse ano. Tenho também a intenção de descobrir algo para fazer com meu gosto pela fotografia (tentar carreira talvez?), me dedicar um pouco à entomologia forense (tema do meu TCC de 2010) se a oportunidade aparecer novamente e continuar sobrevivendo.

E então, promessas ou metas? Você faz alguma das duas no início do ano?

22 comentários:

  1. Gostei bastante das suas metas. Acho que são todas bem pé no chão e possíveis de serem cumpridas. Acho muito legal que você esteja cuidando da sua saúde mental, viu? É muito importante e necessário, ainda mais nesses tempos sombrios. Eu acho legal você participar dos concursos literários, espero que ganhe, se não o prêmio, ao menos visibilidade. Eu achei bem legal sua dica sobre dar os créditos para os tradutores dos livros internacionais, é algo que nunca fiz, mas acho bastante válido. Eu já traduzi alguns textos e sei como dá trabalho, imagina para quem faz isso profissionalmente, né? E não sabia que você era bióloga também, que legal! Espero que você consiga levar adiante seus estudos com Entomologia forense novamente. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna,
      Já faz um tempinho que adquiri esse hábito depois que vi o apelo de uma tradutora no Twitter. Não fosse pelas traduções acho que eu não teriam lido quase nada do que já li. Pois é, mas nunca exerci a profissão. Assim espero!

      Beijos;

      Excluir
  2. Olá,
    Desejo muito sucesso e alegrias com suas metas. Tenha em mente que vc fará o que era pra ser. As vezes tem coisas que precisam de mais um tempo mesmo, e não é nossa culpa! Cuide e muito da sua saúde mental sim, é muito importante. Se afastar das redes é inevitável.
    Eu lembrando aqui que também estou na vida virtual desde a era orkut e flogão kkkkk realmente é triste como as interações mudaram, né. Eu também sinto muito isso e as vezes sinto falta.

    Amoo traduzir, mas sou mais conectada com textos do que com áudio. Desde nova. :(

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Muito obrigada!
      Nossa, saudade que eu tenho do jeito que era no Orkut. Essa eterna disputa por like e RT além de não ser saudável resumiu a experiência a menor números.

      Até mais;

      Excluir
  3. Que alcances todos estes objetivos e muitos mais! :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua lista de metas para este ano, acho que são coisas bem possíveis! :)
    Achei legal isso do ballet, eu quero muito começar a fazer alguma atividade física, porém estou trabalhando longe de tudo e os horários são corridos, mas espero que dê certo de alguma maneira.
    Boa sorte aí na sua caminhada! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria, tudo bem?
      Nossa, hoje posso dizer que começar uma atividade física foi a melhor coisa que eu fiz nos último anos para minha saúde física e mental! Mas precisa encontrar algo que você goste de fazer, senão vira tortura. Eu sempre gostei de nadar e dançar, se me chamar pra ir numa academia treinar em aparelhos acho que eu eu até choro de frustração! XD

      Muito obrigada!

      Excluir
  5. Oi
    sucesso com as histórias que escreve e é muito importante priorizar a saúde mental e não ficar se forçando quando não está bem, eu também preciso me mexer, mas pretendo fazer academia.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Muito obrigada!
      Ah, dançar é uma paixão que tenho desde sempre e finalmente consegui um jeito de me expressar através dela.

      Excluir
  6. Olá!
    Amei essa divisão de metas por área da vida, achei que ficou bem organizado e mais fácil de concluir tarefas.
    Sempre quis fazer ballet não para me tornar nada profissional mas, porque sempre achei lindo. Nunca fiz mas sempre há tempo. Hoje amo pilates mas, tive que parar nesse inicio do ano para tratar um problema no joelho antes.
    beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Sim, para o ballet, principalmente como hobby, nunca é tarde. Já o profissional acho mais difícil mesmo. Uma pena ninguém ter notado o quanto eu gostava de ver minha prima nos palcos. Espero que melhore do seu problema no joelho. O meu esquerdo também via me trazer problema qualquer dia... hahaha

      Beijos;

      Excluir
  7. Espero que você consiga cumprir as metas. Sobre a escrita, não é porque não tem comentários que não tem leituras. Sempre falo sobre essas coisas nas minhas aulas de escrita com as minhas alunas. às vezes você não sabe que está sendo lida, quando está.
    Sobre a ajuda profissional para a saúde, recomendo. A nossa vida muda para melhor quando a gente pede ajuda!

    Que seu 2022 seja incrível!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Bom, poderia realmente ser assim se não fossem os contadores de visitas do blog e do wattpad. Sei que não são precisos, nem registram por quanto tempo a pessoa ficou ali, mas quando permanecem zerados ou sem qualquer alteração indicam que ninguém acessou o texto (isso acontece muito no meu blog Universo Invisível). Realmente não estão lendo o que eu escrevo.

      Que seu 2022 seja incrível também! :)

      Excluir
  8. Oi Helaina, tudo bem?
    Eu não estou colocando muitas metas, estou passando por uma fase mais difícil, então um passo de cada vez, rs. Desejo que seu 2022 seja repleto de realizações e felicidade!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo sim, e você?
      Te entendo. Nessas horas é melhor ir com calma mesmo ao invés de colocar mais pressão sobre a gente.
      Muito obrigada! Que seu 2022 te surpreenda positivamente!

      Beijos;

      Excluir
  9. Gostei muito de como você listou as suas metas esse ano, dividi-las em áreas torna mais fácil de se organizar e saber quais que você está focando mais e quais estão mais de lado.Aliás espero que você consiga realizar a grande maioria esse ano.

    Releituras são sempre uma surpresa pois isso de não gostar de um livro que amava-vos quando mais novas é muito real (aconteceu comigo e todos os livros do John Green), mas como estamos sempre mudando isso é compreensível.

    Sobre a dança eu te entendo perfeitamente, só que no meu caso eu queria sair pra me exercitar, mas ainda não tenho coragem de ir para algum lugar com os caso de covid crescendo e as pessoas se recusando a vacinar. Mas logo isso acaba e vamos pode mexer nossos corpos felizes da vida.


    Abraços
    http://www.auniversitaria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei mais fácil fazer assim. Espero que d~e resultados. Obrigada! :)

      Eu já comecei detestando um. A leitura foi arrastada, como se passa nos anos 90 tinha machismo onde eu nem sabia que tinha (provavelmente não notei na época por falta de conhecimento), não gostei da escrita do autor.. hahaha... comecei bem!

      Além de encontrar horário, também tem essa questão. Não dá para colocar minha vida e a dos outros em risco assim. As pessoas estão agindo como se nada estivesse acontecendo. Um desrespeito tão grande à vida que eu detesto estar presenciando. Mas, enfim, também espero que isso acabe logo. Preciso me mexer!

      Abraços;

      Excluir
  10. Vá fundo nas suas metas! Prefiro tratar assim porque dá mais força de você atingí-las no decorrer do ano! Mudar é preciso, às vezes.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!

      Uma ótima semana para você também!
      Até mais;

      Excluir
  11. Que gostoso, Helaina!
    Abrace os sonhos, objetivos e metas! É bom a gente fazer algumas para alcançar coisas que queremos, e nos desafiarmos, ne?
    E você vai conseguir, não tenho dúvidas ♥
    Anotada a dica do tradutor♥

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bom para não ficar perdida pensando no que fazer.
      Espero que sim! ♥

      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.