Oi gente! Tudo bem?
Hoje eu quero pedir a ajuda de vocês! Imagino que, assim como eu, o que leva você a lerem um livro é uma trama interessante, a recomendação de um amigo e porque não, uma capa bem trabalhada. Acredito que a nacionalidade do autor não é algo relevante para vocês na hora de escolher o que ler (raramente olho isso antes de ler o livro. Só se o autor for muito famoso é que sei de onde ele é).
Mas parece que para as editoras isso faz toda a diferença. Os livros de autores internacionais ganham todo o destaque enquanto os de autores nacionais ficam esquecidos, seja nos sites ou mesmo nas lojas. E é para tentar mudar essa realidade que eu estou pedindo a ajuda de vocês! Venham participar da campanha: Eu Leio Brasil.
"A literatura nacional pede socorro. O que está acontecendo é que as obras brasileiras não estão recebendo o trato que merecem. Basta entrar em qualquer livraria para perceber a diferença de tratamento. Em destaque, apenas as obras que vêm de fora. Nas listas dos mais vendidos, nomes estrangeiros pipocam e somente de vez em quando surge uma Paula ou um Eduardo para diversificar.
Os marketings das grandes editoras apontam todos os seus canhões para 50 tons de estrangeirismo, enquanto o verde e amarelo fica ofuscado sob o cinza. Ora, não podemos esquecer que para cá já vêm os best-sellers, testados e retestados no exterior, que já passaram por uma pesada campanha de publicidade. Mas os daqui ficam relegados a segundo plano, sem que os leitores sequer tenham o direito de escolher se vão comprar ou não.
A dinâmica é clara: o consumidor comum entra em uma livraria procurando uma capa que lhe chame atenção, ou uma história que se destaque no meio das outras. Impossível que um livro escondido no meio da prateleira ganhe a parada. Isso, quando pelo menos fica em um canto escondido na livraria, pois na maioria das vezes os títulos nacionais nem chegam às estantes das grandes redes.
Por isso, criei este manifesto. Longe de mim pedir para que as pessoas só leiam os nacionais. Adoro Marians, Sophias e Stephanies e quero muito continuar a lê-las. Mas quero chegar no shopping e ter o direito de escolha entre elas e as Vanessas, Lucianes, Leilas e Carinas. Ah, e Janainas também!
*Precisamos reunir 10.000 assinaturas para mandar este manifesto para a mídia. Vamos fazer o nosso barulho!"
Janaina Rico
Assinem a petição: http://www.peticao24.com/eu_leio_brasil
Compartilhem a ação no Facebook: http://www.facebook.com/EuLeioBrasil
Ainda faltam muitas assinaturas! Não deixe de dar o seu apoio. Publique sobre a petição em seu blog e compartilhe nas mídias sociais. Autores nacionais mais valorizados e divulgados significa mais livros maravilhosos para aumentar nossas listas de leitura!
A Ordem dos Blogueiros apoia essa campanha!
Campanha apoiada! Vou fazer o post no meu blog também!
ResponderExcluirEba! \o/
ExcluirAinda faltam muitas assinaturas, mas se a gente se empenhar vai conseguir!! :)
Oi Helaina! Eu ainda não estava por dentro dessa campanha, mas acho muito digna! Muitas vezes a gente vê um livro internacional ruim ganhando milhares formas de divulgações, enquanto um bom livro nacional fica lá, sem nenhum bannerzinho.
ResponderExcluirEu sou apaixonada por livros nacionais! Já achei muitos talentos aqui no Brasil, e tenho certeza de que esse número só tem a crescer!
Adorei a campanha! Irei aderir-me à ela! :D
Beijinhos!
Eu gostei muito também!
ExcluirSeria muito bom conhecer os livros de autores nacionais e internacionais e nós decidirmos o que vamos ler!!
Eu também já encontrei ótima leituras! Na verdade, quando estava na escola, só lia nacionais. Havia séries ótimas!
Fique à vontade!! Precisamos divulgar bastante para que esse sonho se torne realidade!
Beijussss;
Super campanha! Acredita que eu não tinha visto ainda? Super vou assinar. :)
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Que bom!!
ExcluirCompartilhe também! Assim mais gente assina e talvez consigamos fazer a diferença!
Beijussss;
Apoio tb Amiga ^^
ResponderExcluirVou lá assinar.. Pois adoro os nacionais!!
Amiga tem resenha nova..
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/02/resenha-tapete-vermelho.html
Beijos
Também adoro!!
ExcluirEles merecem mais destaque!!
Oba!! Já, já darei uma passadinha por lá!!
Beijussss;
Campanha mais do que aprovada. Não é porque o autor é brasileiro que o livro é ruim. Magina, são autores tão bons quanto os internacionais.
ResponderExcluirPois é! O autor tem que ser avaliado pela qualidade da sua escrita, e não por sua nacionalidade!!
ExcluirBeijussss;
Hey fofa!
ResponderExcluirAdorei essa campanha Helaina, fofinha *_*
Vou assinar tambeem rsrs
Se todos nos juntarmos, podemos conseguir EBAAA!
Nao sei se vce vai gostar, mas eu pensei que fosse meloso demais, mas acabei gostando hasudhusadha
eu gostei bastante :3
Beeijos!
Pâm
http://interruptedreamer.blogspot.com.br/
Muito boa, né?!
ExcluirTomara que dê certo!! :D
Pra ler algo meloso eu tenho que estar inspirada.. senão acho muito chato...
Beijussss;
Suuuuuuuuuuuuuuuper apoiado!!!
ResponderExcluirBeijinhos de domingo
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/
Eu acho que autor de qualidade não tem nacionalidade!!
ExcluirNão interessa o seu país de origem, mas sim o se talento!!!
Beijusss;
:)
Acho lindo essa campanha e participo dela, gosto dos livros nacionais
ResponderExcluirbjos
Eu também!!
ExcluirAfinal, amo os livros. A nacionalidade do autor não é impedimento para se escrever uma boa estória! E o fato de ser de um país onde a literatura recebe mais incentivos, também não garante boas estórias!
Beijussss;
Isso é complicado mesmo, né? Nacionalidade de livro também não é pré-requisito pra mim, não. Mas ainda existe gente com receio quando uma obra é brasileira, seja livro, filme ou música. Eu particularmente entrei numa onda de brasilidade, haha, ando descobrindo coisas maravilhosas! E ainda tem um outro aspecto que não vejo nem mesmo o pessoal que defende a literatura nacional falando: os escritores mais antigos. Fica parecendo que a literatura nacional são apenas os livros de blogueiros e tal, essa geração mais nova. Será que essa mesma geração lê Lourenço Mutarelli, Loyola Brandão, Adélia Prado e tantos outros brasileiros maravilhosos? Taí uma coisa que eu mesma só estou questionando agora, haha.
ResponderExcluirBeijos!
Sobre Café e Livros
Nossa. Bastante. Eu prefiro analisar o produto (livro, filme ou música) antes de tecer minha opinião. Acho que pelo menos ler a resenha antes, quando livro ou filme, já é uma forma de apoio. Se não for de seu interesse, você não consome, mas se interessar, não importa o país de origem.
ExcluirVerdade. Os novos talentos devem ser divulgados, mas não podemos esquecer de quem já está na estrada a mais tempo. Acho que quando eu era criança lia mais autores nacionais do que hoje. A série vaga-lume era um vício!
Beijussss;