novembro 05, 2012

[Resenha] Coroa de Landes

Voltando às resenhas, hoje venho trazer para vocês a resenha do livro Coroa de Landes da Catherine Fisher. Faz um tempinho que eu terminei de ler, mas demorei a escrever a resenha porque o livro não me surpreendeu tanto quanto eu esperava. Mas, vamos ao que interessa.

Sinopse: Nem os maiores segredos resistem ao tempo. Uma adolescente chega a cidade. Ela própria escolheu aquele lugar, fascinada que era por sua arquitetura, cheia de harmonia e beleza. Ganha um novo nome, uma nova identidade, uma nova família adotiva, tudo para que possa esquecer o seu passado. Contudo, vive sob o medo constante de ser descoberta: ela esconde um grande segredo, capaz de trazer novamente a tona os horrores de sua vida. Em paralelo, a história de um jovem aprendiz de arquiteto, em 1750. Zac trabalha com Jonathan Forrest, um homem obcecado pelos mistérios dos antigos druidas e com um plano arquitetônico inovador para a cidade: ele deseja criar a primeira rua circular do mundo, o Círculo do Rei. Zac logo percebe que há mais que mera obsessão nesta empreitada arquitetônica. Há ali algum segredo, algo associado à construção de uma câmara secreta no centro do Círculo. E o próprio aprendiz tem seus planos, confusos e altamente destrutivos... Estas narrativas são emolduradas pela voz de Bladud – o mítico pioneiro da cidade, destinado a morrer tentando voar – e reunidas, finalmente, em um clímax de extrema inteligência e brilhantismo.

Aquae Sulis


A adolescente é Sulis. Esse é o nome pelo qual ela escolheu ser chamada. Não é seu nome verdadeiro. Ela foge de uma tragédia que ocorreu em sua infância que culminou na morte de sua melhor amiga. O problema é que o homem, o qual Sulis é a única capaz de reconhecer, ainda está à solta e por isso ela é posta no serviço de proteção a testemunha. Mas, sempre que ela percebe que ele está próximo, tem que se mudar novamente.


Sulis é uma adolescente bem agitada que foge de seu passado. Gostei dela. E fiquei com pena por ela não poder levar uma vida normal. Ela, no entanto tenta com seus novos “pais” Hannah e Simon e seu novo colega de trabalho e candidato a “affaire”, Josh. A amizade dos dois é muito fofa. Josh é aquele tipo de cara que aparece na história para dar todo o apoio á garota desesperada não se importando com o seu passado.

Zac aparece na história como aprendiz de Jonathan e logo vamos descobrindo o porquê ele se tornou aprendiz do homem que havia decidido construir uma rua circular com casas suntuosas em uma cidade não tão exuberante como é retratada na época. Quem entra na história, praticamente adotada por Forrest é Sylvia, uma mulher cujo passado é tão misterioso quanto o Círculo do Rei.

Apesar de Forrest receber Zac com toda boa intenção de ajudá-lo, ele não se parece aquele tipo de pupilo admirador de seu tutor, e dá pra sentir um pouco de raiva dele com sua postura.



Bladud realmente emoldura a história. Suas participações são em trechos de no máximo duas páginas cada, mas nas quais ele conta sua história. Um rei que deu origem a toda a história dos círculos.


Minha impressão sobre o livro foi um pouco influenciada por outro livro da mesma autora. Faz um tempinho que li Circulo Negro (ler resenha) e achei simplesmente fantástico. A maneira como a autora conta duas histórias que parecem ocorrer paralelamente, mas que ela soube unir com maestria. Em Coroa de Landes, Catherine Fisher até que cita uma história nas outras, mas não há uma grande interação entre elas.


Aquae Sulis
No geral o livro é bom. Um bom mistério com algumas pinceladas de cultura Céltica. Acho que ficaram algumas perguntas sem resposta ao final, mas nada que impeça a compreensão da história. Recomendo o livro para quem gosta de mistério e um pouco de ação, mas não se importa de terminar uma história sem saber a resposta para todos os mistérios expostos.

Na última página a autora escreve uma nota, cujo conteúdo vou deixar para a curiosidade de vocês descobrirem, mas posso dizer que usei as informações para algumas das imagens que coloquei nesse post!

Coroa de Landes

Título Original: Crown of Acorns
Autora: Catherine Fisher
Tradução:: Pedro Henrique Faria Cruz
Páginas: 272
Editora: Novo Século
Link do livro no Skoob: Coroa de Landes

10 comentários:

  1. Oi amiga, esse livro tem uma capa linda.. imagino como
    deve ser ver ele na mão..
    Pena que o livro não foi o que vc esperava, isso é muito
    ruim.
    Eu adoro cultura Celtica, mais fiquei na duvida se leria,
    apensar de ter gostado da trama.. Agora vc me pegou
    amiga.. Acho que por hora não leio..

    Tem resenha no blog, tenho certeza que vc vai gostar... hehe
    Beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida! ^^
      Pois é.. o livro não é ruim, mas sabe quando a gente está esperando uma coisa de um livro e não é atendido? É um bom mistério, de fácil leitura, mas se eu fosse recomendar um livro da C. Fisher para alguém recomendaria O Círculo Negro.

      Vou lá ler!!
      Beijussss;

      Excluir
  2. boa, muito boa a resenha!!
    visitarei aqui mais vezes querida!
    sua visita ao meu blog foi muito bem vinda, adorei!
    volte mais vezes!!
    beijos sweetie heart*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!!
      Também fiquei muito feliz com a sua visita! Apareça mais vezes!!

      Prometo que voltarei mais vezes também!!
      Beijusssss;

      Excluir
  3. Olá Flor!

    Bom achei o livro bem interessante, mas isso de deixar questões sem resposta é bem chato. rsrsrsr

    Mas..... Sempre tem o mas... rsrsrsr

    Gostei!

    Flor, estou participando de uma promoção dos quotes no blog da Adriana Vargas, se vc puder votar no meu quote 3, ficarei feliz.

    Sendo que você também ganha!
    O link:
    http://escritoraadrianavargas.blogspot.com.br/2012/11/promocao-dos-quotes.html

    Super beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é realmente interessante, mas podia ter respondido melhor as questões criadas durante a trama.

      Sim..sim! ^^

      Pode deixar que irei até lá!!

      Beijusssss;

      Excluir
  4. Hmmm, bem interessante, Helaina! Parece bem diferente do que estou acostumada a ler, mas achei realmente interessante.
    Se você diz que quem gosta de mistério vai gostar, então eu sem dúvida vou! Só não gosto quando ficam dúvidas no ar...

    Ótima resenha =D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não gosto. Pior que não parece que vai ter continuação, porque a estória foi contada, não ficou nada pra depois, mas eles não explicam tudo... =/

      Obrigada! :D

      Beijussss;

      Excluir
  5. Que bacana! Não conhecia o livro! Gostei bastante!

    bjoos

    devotedforbooks

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.