Vira e mexe a gente vê o nome de alguma coisa e se pergunta se algo veio mesmo do lugar onde indica no nome. Porquinhos da Índia são mesmo indianos? Arroz à Grega tem algo haver com a Grécia? Galinha d'Angola vem mesmo do país africano? Bom, eu não sei, taí ideias para mais alguns posts. Hoje, no entanto, navegando por alguns dos blogs que eu sigo encontrei um post no Delírios Nonsense (ver post) com uma imagem hilária sobre o tema e então resolvi pesquisar.
Descobri umas coisinhas.
No século 15, os russos subiam em montanhas geladas, sentavam-se em cobertores e desciam em alta velocidade. Com o tempo, a brincadeira se sofisticou e passou a ser feita com trenós de madeira.
Os passeios de trenó no inverno prendiam-se em montes especialmente construídos no gelo, principalmente em torno de São Petersburgo. Foram construídas de 20 a 24 metros de altura e consistiam em uma queda de 50º. Sua popularidade era tão grande que empreendedores de outra parte resolveram copiar a idéia e fizeram carros com rodas construídos em trilhas. Uma dessas companhias foi a Les Montagnes Russes à Belleville que construiu uma montanha-russa de gravidade em Paris em 1812.
O primeiro looping foi, provavelmente, construído em Paris de um projeto inglês em 1846 com uma única pessoa no carrinho que dava uma volta de 3,96 metros de diâmetro, aproximadamente. Nenhuma dessas trilhas eram circuitos completos. A partir daí, em muitos idiomas (dinamarquês, português, espanhol e francês) passaram a se referir à atração como “Montanha-russa”.
Artigo completo: Wikipédia - Montanha-russa
Bom, a montanha então é realmente russa! 😜