junho 15, 2023

[Resenha] O Fantasma de Canterville e outras histórias

Mais um livro que eu encontrei por acaso na livraria e resolvi comprar, pra ler depois 😬. Já tinha ouvido falar da história, e obviamente do autor, mas nunca havia parado para ler. Cada um dos quatro contos nesse livro é uma surpresa inesperada seja pelas reviravoltas, ou a ausência delas.

[Sinopse] A genialidade de Oscar Wilde pode ser mensurada nas quatro obras reunidas neste livro. Publicado em 1887, O Fantasma de Canterville, conto que abre a coletânea, abusa do humor refinado para criticar a sociedade vitoriana. As outras três histórias selecionadas, O crime de Lorde Arthur Savile, O Milionário Modelo e A Esfinge sem Segredo, também contestam a moral burguesa de forma irreverente, marcando o estilo que fez o autor um dos nomes mais influentes da literatura inglesa. (Fonte: Skoob)

O primeiro conto é o que dá título ao livro, e foi uma das histórias de fantasma mais inusitadas que eu já li. O ministro americano, Hiram B. Otis resolve comprar de lorde Canterville a mansão de mesmo sobrenome, e se muda para a Inglaterra com a esposa e filhos. Entretanto, nenhum deles fica com medo da ameaça sobrenatural, que segundo o lorde assombra a mansão desde o ano de 1584 e sempre aparece antes da morte de algum membro da família, e não ficam alarmados com os fenômenos, ao contrário tentam silenciá-lo. Confesso que fiquei com pena do fantasma, mas superei rápido depois de descobrir o motivo pelo qual ele morreu.

O Crime de Lorde Arthur Savile, meio que alugou apartamento na minha cabeça. Durante uma festa o lorde tem o seu futuro lido por um quiromante, sr. Podgers, no entanto, o que era apenas para saciar sua curiosidade, acaba se tornando um fardo para Arthur, que acaba convencido a adiar seu casamento com Sybil Merton até que se resolva o impasse que ele passa a temer. O problema é que o rapaz mal pode esperar pela união com sua amada, e a moça corresponde da mesma forma, isso o motiva a resolver o problema com as próprias mãos. Eu não pensei que um tema como o desse conto me faria rir, mas fez. Lorde Arthur parece tomar uma rasteira do destino após a outra, atrapalhando seus planos e o desfecho me deixou com a dúvida que levarei para sempre comigo. Afinal, o quiromante era um charlatão ou não?

O milionário modelo é o terceiro conto e um dos dois mais curtos do livro. É uma história simples e objetiva com aspecto daquelas tramas que parecem querer ensinar uma lição. Hughie Erskine é um homem belo, de bom coração e pobre. Consegue atrair o encantamento das pessoas, até mesmo do pai de sua amada, Laura Merton (não sei se ela é parente da Sybil do conto anterior, não me lembro de ter lido qualquer referência a isso), mas não tem a permissão dele para o casamento exatamente por sua falta de dinheiro. Um dia, ao visitar o amigo Alan Trevor, ele tem uma atitude capaz de mudar seu destino. Não foi difícil adivinhar o final e confesso que me deixou com um sorriso no rosto.

A última história, A Esfinge sem segredo, não está entre minhas favoritas. Não que seja um conto ruim, é curtinho como seu antecessor, só que e depois das duas primeiras histórias minha expectativa por algo surpreendente ficou muito elevada. Talvez se esse fosse o primeiro ou segundo conto eu teria gostado mais. Ao encontrar por acaso lorde Gerald Murchison, o narrador nos transcreve sua conversa com o antigo amigo a quem achou muito ansioso e confuso, diferente dos tempos em que conviveram em Oxford. O motivo do desalento é lady Alroy e sua curiosa conduta que deixou o homem apaixonado, porém intrigado o suficiente para se afastar dela sem levar adiante o relacionamento. Como falei, o conto tem uma conclusão, é interessante, mas depois dois outros 3 acabei esperando mais do que encontrei (talvez seja exatamente essa a genialidade desse último conto - quem já leu vai entender).

Foi meu primeiro contato com Oscar Wilde e gostei bastante da escrita do autor, dele eu só conhecia ‘O Retrato de Dorian Gray’ através de filme. Os contos são descomplicados, objetivos e com reviravoltas interessantes. Os três primeiros são narrados em 3ª pessoa e apenas o último está em 1ª pessoa (agora não consigo parar de pensar na conclusão a que cheguei no parágrafo anterior 😵). Recomendo para quem está buscando uma leitura rápida, sem drama, porém interessante. Esses contos despertaram minha vontade de ler o romance que é um dos maiores sucessos de Wilde.

Ele me fez ver o que é a vida, o que a morte significa e porque o amor é mais forte do que ambos.” Pág.59

A maioria dos homens e mulheres são forçados a desempenhar papéis para os quais não tem qualificação.” Pág.74

Um policial olhou-o com curiosidade enquanto ele passava e um mendigo, que arrastara-se por detrás de uma arcada para pedir-lhe esmolas, assustou-se ao ver uma miséria maior do que a sua.” Pág.79

No fim das contas, não se tornou nada, um jovem encantador e inútil, com um maravilhoso perfil e nenhuma profissão.” Pág.126

Apaixonei-me completa e estupidamente, e a indefinível atmosfera de mistério que a envolvia despertou minha mais ardente curiosidade.” Pág.140

Título Original: The Canterville Ghost and Other Stories
Autor: Oscar Wild
Tradução: Otavio Albano
Páginas: 145
Editora: Lafonte
Ano: 2021
Link do livro no Skoob: O Fantasma de Canterville eoutras histórias

Então, já conheciam algum desses contos?
E o autor? Já tiveram contato com o trabalho dele através de livros ou filmes?

22 comentários:

  1. Meu contato com as obras de Oscar Wilde foi com 'O Retrato de Dorian Grey', que gostei bastante, por sinal. E lembro de O fantasma de Canterville do meu livro de Língua Portuguesa da escola. Mas como era uma versão bem resumida, não acho que conta como leitura, haha. Que bom que você gostou, ao menos dos primeiros contos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho muita vontade de ler 'O Retrato de Dorian Grey', depois desse fiquei com mais vontade ainda.
      Beijos;

      Excluir
  2. Oie! Eu tenho muita vontade de ler algo do Oscar Wilde, mas acho que começarei com O Retrato. Achei legal sua resenha e gostei de saber os contos que você gostou e os que não te agradou. Livros que compilam contos tem dessas, né. Fiquei animada vendo você falar que foram histórias descomplicadas e fáceis.  Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois desse livro fiquei com mais vontade de ler 'O Retrato de Dorian Grey'! Espero que você também tenha a oportunidade de ler e goste bastante.
      Beijos;

      Excluir
  3. Oi! Eu li O retrato de Dorian Gray e não foi uma leitura que curti muito, mas esse livro de contos me pareceu muito mais o meu tipo de leitura e fiquei com vontade de conferir. Que bom que gostou. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho curiosidade em ler, só conheço a história por um filme. Acho que irei arriscar.
      Beijos;

      Excluir
  4. Acredita que eu nunca li nada do Oscar Wilde, mas tenho muita vontade.
    Porque sempre vejo as pessoas falando bem dos livros.
    E inclusive achei esse bem interessante!!
    Ótima resenha :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro contato com o autor, graças à uma livraria que tá vendendo esses clássicos baratinho. Se tiver oportunidade de ler, espero que goste bastante!
      Muito obrigada!

      Excluir
  5. Já li Oscar Wilde e pretendo ler novamente, esse é um dos livros que tenho interesse!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Do trabalho do Oscar Wilde só ouvi falar de O Retrato de Dorian Gray (que está na minha meta de leitura!), não sabia que ele ia para o lado do mistério também.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse era o que eu mas conhecia também, mas já tinha ouvido falar do fantasma, mesmo sem saber do que se tratava.

      Beijos;

      Excluir
  7. Do Wilde eu só li O retrato de Dorian Gray e crítica literária sobre os textos dele (isso tem mais de 10 anos, na faculdade). Então, lendo a sua resenha, até me deu vontade de retomar. Ainda mais, porque eu sei que ele era um autor que não dava ponto sem nó (como você mesma apontou na sua resenha).
    Acho muito legal você trazer resenha de autores do cânone! :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também só conhecia ele pelo 'O retrato de Dorian Gray', mas nunca li, só em filme mesmo. Agora quero ler, pois gostei muito da escrita do Wilde. Achei isso da forma como ele escreve interessante demais. Esse entende de plot twist!

      Beijos;

      Excluir
  8. Oii, só conhecia realmente o mais famoso livro do autor, mas depois das suas impressões fiquei curiosa para saber como são essas narrativas.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha a oportunidade de ler e goste!
      Beijos;

      Excluir
  9. I really want to read something from this author! well I enjoying your comments :) thanks for sharing.. I'm here for the first time and maybe I will stay longer! Pakistan Clothing Brand
    women’s jewelry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I'm glad you enjoyed it! Thank you very much for your visit! I will be returning it soon!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.