setembro 22, 2022

[Resenha] Instituição Para Jovens Prodígios: A Rebelião

Ano que vem completa 10 anos desde quando eu publiquei a primeira resenha da série Instituição Para Jovens Prodígios aqui no blog. IJP para os íntimos. Comecei lendo as aventuras de Lara Müller pelo notebook, continuei no celular e finalizei no tablet. Logo eu, que nunca fui muito fã de e-book.

Acho que a Luene me adaptou a essa tecnologia, pois as histórias que ela escreve são quase impossíveis de largar. Eu gosto de ler 1 capítulo por vez, principalmente em telas para não prejudicar minha visão, mas não foram poucas vezes durante a série que eu li uns 5 na sequência.

Eu desejo do fundo do meu coração que você seja reconhecida e que ainda faça muito sucesso com suas histórias, Luene. 💖 Você merece e tem talento para isso! Essa resenha é o mínimo que posso fazer, e faço com gosto, para divulgar a série: Instituição Para Jovens Prodígios.

Ela era feita de intensidade, amor, justiça e coragem. Lutava por aquilo que julgava certo e moral, embora carregasse diversas falhas que a tornavam humana.

[Sinopse] Nem em seus mais fantasiosos devaneios, Lara Müller imaginou que sua vida se tornaria tão imprevisível. De aulas sobre estratégias militares a descobertas referentes à sua origem, ela tem apenas um objetivo: desmantelar a operação que planeja transformar prodígios em soldados. Outro mantenedor, mais sádico do que Ilo jamais foi, é chamado para tomar as rédeas da Instituição. Enquanto submete os alunos a desafios no intuito de investigar seus poderes, o novo reitor fará de tudo para extinguir a influência da carioca. Aprisionados no castelo, os jovens não encontram outra alternativa a não ser se prepararem para a batalha final. Em meio a mudanças, a brasileira também tem de lidar com seu coração. Afinal, o que o rapaz de olhos azuis precisa fazer para ser digno do seu perdão? E seus amigos, estariam eles dispostos a segui-la até o fim, arriscando suas próprias vidas? Lara precisa encontrar forças para lidar com os fantasmas do passado, com um presente conturbado e com um futuro ainda mais incerto. Entre perdas e êxitos, quem sairá vitorioso dali? (Fonte: Skoob)

Os personagens parecem mais maduros, o que não é de se espantar com uma guerra se aproximando. Não há outra opção ao não ser encarar o problema de frente. Eu vinha me identificando com a mineirinha Irene e de repente me vejo tendo conexão com praticamente todos os personagens em algum grau e confesso que me surpreendi positivamente com isso. Claramente poderia fazer parte desse grupo de rebeldes.

Enquanto pessoas estiverem sendo forçadas, de alguma forma, a ser quem não são ou a agir contra a própria vontade, será errado. Eu lutarei até o fim para que isso não aconteça.

Os prodígios têm habilidades incríveis e o desafio é proporcional. Enquanto a instituição se separa entre os estudantes que escolhem seguir o mantenedor, Lara e seus amigos formam um grupo para tentar derrotar o vilão e seus planos. Entretanto, os apoiadores das ideias radicais de dominação dos mantenedores, não são abandonados à própria sorte, muito pelo contrário, os esforços são direcionados para mostrar o quanto o plano do trio responsável pela instituição não irá beneficiar ninguém além deles mesmos.

Não é só juntar um determinado grupo de pessoas que pensam diferente da gente e jogá-lo na caixinha dos ‘maus’ enquanto nós estamos do outro lado em nossa caixinha dos ‘bons’”.

Penrod lembrou muito certo homem da vida real com seus discursos que, infelizmente, são capazes de convencer muita gente. Ele não se envergonha, muito pelo contrário, se orgulha de colocar para fora o que tem de pior dentro dele. A sede pelo poder, a falta de escrúpulos em usar todos os recursos, violência, tortura..., por um “bem maior” são características que o vemos defender e executar na trama.

Sempre existirão pessoas dispostas a fazer tudo pelo poder.

A sensação que tive enquanto lia IJP4 - A Rebelião foi de que eu estava em uma montanha russa de emoções. A autora trás soluções para alguns conflitos na mesma proporção que cria outros ainda maiores e a preocupação com o que está por vir não nos abandona durante a leitura.

Como tudo podia ter dado tão errado em tão pouco tempo?

Nesse último livro da série, temos uma presença maior das pessoas que moram no pequeno povoado perto do castelo onde funciona a instituição. Gostei de ver o envolvimento delas, e não podia ser diferente, já que o plano dos mantenedores irá afetar a população global. Essa adição passa mais verossimilhança à história, pois não teria como toda aquela gente ficar alheia com a revolução acontecendo tão perto de casa. E nesse ultimo livro descobrimos que elas não estavam nada alheias.

Eu recomendo muito a série para quem gosta de aventura, romance e ficção científica em uma trama de tirar o fôlego que você só para de ler quando a bateria do tablet (ou do celular) acaba. Os quatro livros estão disponíveis para a compra na Amazon, ou gratuitos para leitura no Kindle Unlimited!

Por mais clichê e patético que possa soar, amar e ser amado muda nossa perspectiva.

Instituição Para Jovens Prodígios - A Rebelião
Autora: L.L. Alves
Páginas: 730
Ano: 2019
Link do livro no Skoob: Instituição Para Jovens Prodígios: A Rebelião

Já conheciam a série? E a autora? Já leram algum livro ou conto da Luene?
Eu super recomendo!

Não perca tempo e adquira a coleção completa!


Tem muito mais histórias no perfil dela na Amazon! Acessem: L.L. Alves

E se quiserem conhecer um pouco do trabalho da autora gratuitamente, não deixem de conferir o perfil dela no Wattpad! Acessem: Luene Langhammer Alves.

10 comentários:

  1. Ainda não conhecia, mas parece ser bem bacana, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada! :D Espero que um dia tenha a chance de conhecer e aprecie a leitura!

      Excluir
  2. Que resenha incrível!! Mais uma vez, muito obrigada pelo carinho e confiança no meu trabalho. Se foi uma montanha-russa de emoções, então tô feliz porque consegui passar exatamente o que eu queria! haha Obrigada por ter acompanhado a história de Lara há quase 10 anos! Caramba! Eu me emociono só de pensar nisso e preciso dizer que sou extremamente grata por sua amizade e apoio ♥ ^-^ Espero que minhas histórias sempre consigam transmitir essas emoções ♥ Obrigada por tornar o trabalho de escritor menos solitário. Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, fico muito feliz que você tenha gostado. ♥ Sempre fico tensa quando falo da escrita de alguém sabendo que a pessoa vai ler. Pois é menina, tem tempo, viu! Eu que agradeço por nunca ter esquecido de mim e do meu blog. Acho que você é a única da época daquele grupo de divulgação de autores nacionais que ainda lembra do meu cantinho. Obrigada por estar sempre aqui também! ♥ Bjus;

      Excluir
  3. Faz muito tempo que já tem essa história, eu não sabia o tempo.
    Amei ver que você acompanhou e sempre apoiou.
    Da para notar o quanto a história foi bem trabalhada. Vou maratonar as leituras.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, sim, nem eu fazia ideia de quanto tempo até olhar para escrever a resenha.
      Espero que você leia e aprecie a aventura!

      Beijos;

      Excluir
  4. Oi
    eu li o primeiro e o segundo e gostei muito, acho que tenho o terceiro e nunca para para ler e agora ao ver o seu poste fiquei com vontade de dar continuidade a leitura, mas para isso teria que reler os dois primeiros. Que bom que gostou desse último livro e legal que as resenhas dessa série fazem parte da história do seu blog.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, olha, que legal! Espero que você revisite a IJP e conclua a leitura da série!
      Sim, nem sei como eu e a Luene nos conhecemos, mas fico feliz por saber que ela continuar por aqui.

      Excluir
  5. Oi, Helaina. Tudo bem? Parece um livro muito bom, né? Nunca li nada desta autora, fiquei curioso com este aí. Que bom que você tenha gostado. Abraco!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, tudo bem sim. E você?
      Espero que você tenha a oportunidade de ler e goste!

      Abraço;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.