fevereiro 14, 2015

[Hoje é Dia] Saint Valentine's Day

Oi pessoal, Não sei se vocês repararam, mas esse mês aqui no blog não haverá o post Recapitulando. O motivo é que como fiquei muito offline no mês de Janeiro, o Mente Hipercriativa teve apenas duas postagens além da mensagem de Ano Novo e do Recapitulando de 2014. Por esse motivo, não farei o post esse mês. Quem quiser ver os posts de Janeiro, basta acessar: Janeiro 2015.

Bom, o post de hoje é em comemoração ao dia de São Valentim ou Saint Valentine's Day!

Segundo a história, o imperador Cláudio II durante o seu governo proibiu a realização de casamentos, pois acreditava que os jovens sem família se alistariam mais facilmente no exército. No entanto, um bispo romano, mesmo com a proibição continuou a celebrar casamentos. Seu nome era Valentim.

Ele acabou sendo descoberto, preso e sentenciado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes em sua cela dizendo que ainda acreditavam no amor. Entre essas pessoas estava uma jovem cega, filha do carcereiro, que acabou conseguindo a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram se apaixonando e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Ele foi decapitado em 14 de Fevereiro de 207.

Dois séculos mais tarde ele foi escolhido, pelo papa Gelásio I, como símbolo dos enamorados, mas não há certeza sobra à história de Valentim, pois havia pelo menos 3 religiosos com o mesmo nome. A Igreja Católica acabou deixando de celebrar o dia do santo em 1969 exatamente pelas incertezas acerca de sua história e até mesmo sua existência.

Mesmo com essa dúvida, a celebração na data de sua morte se consolidou no período medieval, apesar de não exatamente da mesma forma como é hoje. Na época, era um festival mais ligado à fertilidade do que exatamente ao amor e à fidelidade. Com o tempo essa conduta foi sendo combatida e as raízes libertinas acabaram abandonadas e a ocasião se tornou uma época para a demonstração de afeto entre casais de todo o planeta.

No Brasil, essa data passou a ser celebrada em 1949. Entretanto, São Valentim não era um santo popular e a festa acabou passando por adaptações para melhor se adequar ao país. Abandonou-se a referência ao santo e o mês da festa. A nova data escolhida foi 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio (13/06), santo casamenteiro, dessa forma a festa se popularizou e ajudou a estimular o comércio fraco dessa época do ano.

Fontes:

Então, vocês já conheciam a origem da data?

10 comentários:

  1. Olá, tudo bem!?

    Eu só conhecia a data, principalmente por causa de filmes estrangeiros que sempre aparece né! Mas nunca tinha ouvido falar da origem... Adorei o post, é sempre bom agregar cada vez mais conhecimentos!

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Happy Valentine's Day! No meu curso de inglês, aprendi que eles usavam o 14 de fevereiro para todas as formas de amor: amizade, fraternidade e tudo o mais. Muito triste que aqui no Brasil não tenha uma data equivalente e que o Dia dos Namorados tenha sido criado para aumentar o comércio :/ Bjos :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Muito obrigada! :D
      Pois é.. uma pena mesmo. Aqui no Brasil, não sei porque, parece que amor é obrigatoriamente romântico e deve haver sexo na relação. Muito triste essa mentalidade. Para mim, além do amor entre família, não existe nada mais lindo do que uma amizade.

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oi,interessante o seu poste é legar saber sobre como nasceu algumas datas comemorativas.
    bom poste o seu.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que história linda! Não conhecia não, e nem sabia que a Igreja Católica tinha escolhido Valentim como símbolo dos enamorados, pena que cancelaram um tempo depois.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também não sabia. É realmente uma pena, mas sem ter certeza se a história é verdadeira fica um pouco complicado, né?

      Beijusss;

      Excluir
  5. Nahim...essa história é muito fofa. O pessoal fala que essas datas não passam de algo publicitário e blá, blá, blá. Okeey! Pode até ser! Mas e dai? Podemos celebrar com amor ao lado de quem gostamos sem ficar se importando com bens materiais.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Não é? :)
      Acho que o bom é comemorar as datas exatamente sem a parte comercial. Ou com a parte comercial... tanto faz. Cada um faz do jeito que achar melhor!! :D

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.