fevereiro 24, 2015

[Parceria Renovada] L.L.Alves

Oi pessoal!! É com muita alegria com que eu venho comunicar a vocês a renovação da parceria da maravilhosa escritora L.L.Alves com o blog Mente Hipercriativa!! Estou muito feliz de poder continuar essa parceria e que ela continue sendo o sucesso que tem sido!!

Você conhece a L.L.Alves? Vou te contar um pouco sobre ela e sobre seus livros então...
L. L. Alves, nome artístico de Luene Langhammer Alves, é formada em Letras – Língua e Literaturas Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Completamente apaixonada pelo mundo das letras, mescla seus dias entre leituras e escritas. Ao todo, já escreveu mais de dez livros e diversos contos, variando entre fantasia, romance, sobrenatural e chick-lit.
Começou a ter gosto pela leitura ao ler a famosa série Harry Potter e nunca mais parou de ser sugada pelos livros. Foi aos 13 anos de idade que concluiu seu primeiro romance, Mudanças, e descobriu que escrever era o que queria fazer pelo resto da vida. Em 2010 ficou deslumbrada com a ideia de uma saga, e de um sonho inusitado surgiu Instituição para Jovens Prodígios, uma série de quatro volumes que atualmente está sendo publicada pela plataforma Amazon.
A autora está sempre com novos projetos, seja sua primeira trilogia ambientada em um novo universo, romances únicos ou contos. L. L. Alves pretende continuar escrevendo cada vez mais livros intrigando o mundo com seus mistérios e fantasia, e nunca deixando a vontade de chegar à última página passar.
Quer saber mais? Entre em contato com a autora:
 
Site oficial: http://www.llalves.com.br
E-mail: saga.llalves@gmail.com
Perfil do Facebook: http://www.facebook.com/luenealves
Twitter: @LueneLAlves
Instagram: @llalves_
No Skoob: http://www.skoob.com.br/autor/8873-l-l-alves

fevereiro 18, 2015

[Resenha] A evolução de Calpúrnia Tate

Esse é um livro doce que eu tive muito prazer em ler. Calpúrnia é uma garota à frente de seu tempo que se vê presa em antigos costumes que mantém a mulher cuidando da casa e bem longe dos livros - a não ser que sejam livros de culinária ou costura.
Sinopse: Calpúrnia Virginia Tate tem 11 anos em 1899, quando pergunta o porquê de os gafanhotos amarelos em seu quintal serem tão maiores do que os verdes... Com uma pequena ajuda de seu notoriamente mal-humorado avô, um ávido naturalista, ela descobre que os gafanhotos verdes são mais fáceis de ser vistos contra a grama amarela e, por isso, são mortos antes que possam ficar maiores. Por gostar de explorar a natureza ao seu redor, Callie acaba criando um relacionamento próximo com seu avô enquanto enfrenta os desafios de viver com seis irmãos e se depara com as dificuldades de ser uma garota na virada do século.
Callie Vee, como gosta de ser chamada, sempre foi muito observadora e o forte calor do Texas na virada do século faz com que os insetos no quintal chamem ainda mais sua atenção. Depois de contar suas observações a seu irmão mais velho, Harry, ele a presenteia com um caderno para que ela faça anotações do que observa.
“- Olhe aqui - ele disse. - Nunca usei isso. Você pode usar para anotar suas observações científicas. Você é uma reconhecida naturalista em formação.” Pág.16
Mas nem tudo é tão simples para a pequena naturalista em uma época em que o livro de Charles Darwin, A Origem das Espécies é considerado algo absurdo e o acesso a ele é algo quase impossível, principalmente para uma menina. Que deveria estar se preocupando em aprender a ser uma boa dona de casa ao invés de estudar ciências.
“ - É lógico que eu não tenho. Não ia deixar uma coisa dessas na minha biblioteca!... /... - E, - ela acrescentou, - eu precisaria de uma carta da sua mãe que autorizasse a ler esse livro em particular.” Pg.23
“Estamos estudando Leitura, Ortografia, Aritmética, e Caligrafia. Ah, e Comportamento. Recebi um “aceitável” em Postura, mas um “insatisfatório” em Uso do lenço e do dedal. A mãe ficou um pouco triste com isso. .../... - Tivemos Botânica um dia. O que é Física?” Pg.39
No meio desse cenário, é o avô de Calpúrnia, Walter Tate, homem que passa a maior parte do tempo em seu laboratório, um barracão nos fundos da casa, quem mostra um universo totalmente novo para ela.

Esse livro fala muito da natureza e do comportamento dos animais, mas não chegou a ser maçante. Na verdade minha curiosidade só era mais saciada com cada detalhe exposto.

Outro aspecto legal do livro é que ele se passa no final de 1899 e as novidades da época para a família de Callie são várias. Só para citar temos o ventilador e a Coca Cola! Foi interessante ver a reação das pessoas a essas coisas que já fazem parte da nossa vida e nunca tivemos que imaginar como seria viver sem elas.
“No meio das lâminas, uma saliência redonda de latão anunciava em uma caligrafia cursiva: A melhor máquina de vento de Chicago.” Pg. 27
“Então chegou a nossa vez, e pagamos cinco centavos cada por uma Coca-Cola. Levamos com cuidado nossas bebidas efervescentes lá pra fora. Travis levantou a sua para beber e exclamou: - Ai! Faz cócegas! - eu levantei a minha e senti as bolhas dançando de encontro aos meus lábios.”
Eu adorei acompanhar a evolução da Calpúrnia. Narrado em primeira pessoa pela própria menina, pude sentir a revolta dela quando era tratada diferente dos seus irmãos homens e sua empolgação com o relacionamento com o avô ficando cada vez mais próximos à medida que um mundo novo e empolgante se abria diante de seus olhos.

Vi em alguns blogs parceiros da editora Única que há intenção por parte da mesma publicar o segundo livro da série “The Curious World of Calpurnia Tate” ainda no primeiro semestre de 2015. Mas para quem não gosta de séries não precisa se preocupar. Apesar do gostinho de “quero mais” é perfeitamente possível ler esse livro sem o compromisso de ler o próximo.

A Evolução de Calpúrnia Tate
Autora: Jacqueline Kelly
Tradução: Elisa Nazarian
Páginas: 384
Editora: Única
Ano: 2014
Link do livro no Skoob: A Evolução de Calpúrnia Tate

E então, gostaram? Já tinham ouvido falar desse livro?
Já leram ou vão ler?

fevereiro 14, 2015

[Hoje é Dia] Saint Valentine's Day

Oi pessoal, Não sei se vocês repararam, mas esse mês aqui no blog não haverá o post Recapitulando. O motivo é que como fiquei muito offline no mês de Janeiro, o Mente Hipercriativa teve apenas duas postagens além da mensagem de Ano Novo e do Recapitulando de 2014. Por esse motivo, não farei o post esse mês. Quem quiser ver os posts de Janeiro, basta acessar: Janeiro 2015.

Bom, o post de hoje é em comemoração ao dia de São Valentim ou Saint Valentine's Day!

Segundo a história, o imperador Cláudio II durante o seu governo proibiu a realização de casamentos, pois acreditava que os jovens sem família se alistariam mais facilmente no exército. No entanto, um bispo romano, mesmo com a proibição continuou a celebrar casamentos. Seu nome era Valentim.

Ele acabou sendo descoberto, preso e sentenciado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes em sua cela dizendo que ainda acreditavam no amor. Entre essas pessoas estava uma jovem cega, filha do carcereiro, que acabou conseguindo a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram se apaixonando e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Ele foi decapitado em 14 de Fevereiro de 207.

fevereiro 08, 2015

[Resenha] A Maldição de Long Lankin

Terror é um dos meus gêneros favoritos, porque sei que será repleto de fantasia. Sim, porque se acreditarmos que a história é realidade há sérios riscos de enfarte no meio da leitura. Quando o cenário de suspense é com crianças então, melhor ainda. A inocência delas faz com que entremos profundamente na história sem muitos momentos de reflexão sobre a vida ou sensualidade como geralmente acontece nas histórias com adultos.
[Sinopse] Quando Cora e sua irmãzinha, Mimi, são enviadas para a casa da tia-avó, no isolado vilarejo de Bryers Guerdon, não recebem calorosas boas-vindas e ficam desesperadas para voltar para Londres. A vida de tia Ida foi devastada da última vez que duas meninas estiveram em Guerdon Hall, e agora a chegada das sobrinhas-netas desperta um mal que permanecia à espreita havia anos.
Qual a melhor forma de manter uma criança longe do perigo? Proibindo-a de se aproximar daquilo que é arriscado, certo? Quem já viu isso dar certo em qualquer que seja a história? Os adultos poderiam parar com isso! Seja franco com a criança de forma simples para que ela entenda. Proibir não funciona. Só aguça a curiosidade.
Titia me deu explicações claras de como chegar a Byers Guerdon e avisou que não fôssemos de jeito nenhum à igreja antiga.” Pg.43
O livro é narrado pelos amigos, Cora e Roger, e pela tia-avó das meninas, Ida Eastfield, e essas são as divisões na história. Não há capítulos para separar as partes, apenas a intercalação entre a narração de cada personagem e datas no decorrer dos acontecimentos.

Eu gostei muito do livro. O terror gira em torno de uma canção folclórica que em alguns momentos cheguei a pensar que já tinha ouvido falar, mas depois de procurar na internet, descobri que havia confundindo com outra história. A impressão que temos é que a história realmente aconteceu. Como eu disse no princípio, esse toque de realidade é que costuma deixar as coisas mais assustadoras, mas não tive pesadelos enquanto lia, havia apenas um interesse insaciável de descobrir como tudo terminaria.
Mesmo vivo, sabemos que vivia à beira da sociedade, um pária, um bastardo, evitando a morada dos homens normais. Talvez o processo de ter se tornado essa coisa tenha começado antes mesmo de morrer.” Pg.371
Essa é uma história que eu com certeza gostaria de ver nas telas do cinema. Teria ficado com muito medo por conta das situações em que as crianças enfrentam. A tensão do livro seria multiplicada com a trilha sonora e o escuro do cinema.

Não sou boa para dizer se é assustador ou não porque sempre curti filmes de terror desde pequena sendo minha mãe uma grande fã do gênero e companheira nas sessões pipoca. A Maldição de Long Lankin não deixou a desejar e cumpriu a promessa. Eu recomendo para quem gosta de um bom suspense onde o real se mistura ao sobrenatural.

A Maldição de Long Lankin
Autora: Lindsey Barraclough
Tradução: Maria de Fátima Oliva do Coutto
Páginas: 448
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2013
Link do livro no Skoob: A Maldição de Long Lankin
E então, gostaram?
Já tinham ouvido falar desse livro?
Já leram ou vão ler?

fevereiro 05, 2015

União dos Autores - Mensagem para o Leitor


Oi pessoal!
Tudo bem com vocês?
Hoje eu trouxe mais um post da União dos Autores! Espero que vocês estejam conseguindo acompanhar e estejam gostando! Dessa vez, os autores trouxeram mensagens para nós! Vamos ver o que eles tem a dizer?

As Crônicas de Adulão: O Vale de Elah - Carla Montebeler
Nosso destino não é definido pelas condições de nascimento, ou pelo que as outras pessoas dizem, nem mesmo pela família que temos. Com bravura, trabalho e fé, podemos refazer nosso destino, reescrever nossa história e viver o futuro que escolhermos para nós.

Vingança Mortal - Raquel Machado
Toda ação tem uma reação é uma das mais famosas leis da física, em Vingança Mortal essa lei será aplicada ao pé da letra. Muito suspense e mistério vão levar o leitor a pensar em quem realmente acreditar e na consequência de seus atos, afinal tudo que plantamos iremos colher futuramente. E você, como andam seus frutos?

A Garota do Ônibus - Dayana Araújo
A garota do ônibus é um livro que mistura humor e realidade. É muito mais que uma história, é a reflexão de uma classe esquecida pela sociedade, que mesmo com os obstáculos impostos tenta sorrir e transformar seus dias comuns... nos melhores possíveis!

Justa Causa - Gislaine Oliveira
Nunca faça as coisas apenas porque as pessoas te disseram que você deve fazer. Faça as coisas como você deseja fazer. Não tenha medo de abandonar os sonhos dos outros, para poder viver os seus.

fevereiro 01, 2015

[Especial] Livros para 2015

Oi pessoal,
Tudo bem com vocês?
Bom, não sei se todos já sabem, mas meu Natal não foi lá muito recheado de livros então cabe a mim mesma a tarefa de ir até uma livraria (física ou virtual - depende do que compensar mais) e comprar meus livrinhos desejados. Ruim né! Hahaha...
Para isso conto com uma listinha. Não sei se conseguirei comprar todos esse ano, mas a meta é essa!

Selecionei 12 livros para 2015. Ao decorrer do ano vocês vão ficar sabendo se consegui comprar algum deles.
Clique no título para ver o livro no Skoob: