outubro 08, 2014

[Resenha] A Bruxa de Near

Dando continuidade aos posts especiais de Halloween, hoje trago a resenha de um livro que não é assustador, mas conta a história de uma vila e seu medo do desconhecido.

Esse livro chamou minha atenção desde a primeira vez que eu li a sinopse e quando descobri que ele seria o prêmio do Top Comentarista no blog Livros y Viagens da blogueira Aline, que eu adoro e recomendo, corri pra participar e fiquei muito feliz quando fui sorteada no final da disputa.
Sinopse - Na cidade de Near não existem estranhos e a velha história da Bruxa é contada apenas para assustar as crianças. Estas são as verdades que Lexi Harris ouviu durante toda a vida. Mas quando um estranho, um garoto que parece desaparecer como fumaça, surge em uma noite do lado de fora de sua casa, ela sabe que algo não está correto. Na noite seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas sem deixar qualquer vestígio e o estranho é o principal suspeito. Mas quando o garoto se oferece para ajudar na busca, algo no coração de Lexi diz que ele esconde outros segredos e não é o culpado. Ela estaria imaginando ou o vento parecia sussurrar através das paredes? Quando a busca pelas crianças se intensifica, o mesmo acontece com a necessidade de Lexi de saber sobre a Bruxa que talvez não seja só uma história para dormir...
A história tem uma atmosfera de suspense do início ao fim. Lexi é uma jovem decidida que tenta, de certa forma, assumir o lugar do pai em casa cuidando de sua mãe, Amélia, e sua irmã, Wren, mas seu tio Otto, não aceita as atitudes da sobrinha e acha que ela deve ficar em casa ajudando a mãe na cozinha e se preparando para arranjar um bom casamento. Não preciso dizer que isso me irritou muito, né? Acho lindo quando alguém se preocupa com a sua segurança, te protege, mas te deixa viver. Muito diferente de alguém que te prende em uma “gaiola” para o seu “próprio bem”. No entanto, isso não impede Lexi de investigar quem é o estranho que chegou a Near.

Enquanto isso ela também tenta descobrir quem está roubando as crianças de suas camas durante a noite. Lexi busca conselhos com as irmãs Magda e Dreska Throne, mas as duas não são bem vindas em Near. O conselho, formado por anciãos da vila, e que livrou Near a muito tempo de uma bruxa, não deixa as pessoas esquecerem o quão mal elas podem ser.
Crescendo em Near, ouvi muitas histórias sobre bruxas. Meu pai odiava aquelas histórias e me contou que eram inventadas pelo conselho para assustar as pessoas. “O medo é uma coisa estranha”, ele costumava dizer. “Tem o poder de fazer as pessoas fecharem seus olhos, virarem de costas. Nada de bom cresce do medo.” - Pág.27
A história também tem um pouco de romance, mas não é o foco principal, então não fica cansativo e acontece naturalmente. Um quase personagem muito importante na história é o Páramo. (Os páramos, também conhecidos apenas como páramo, são um ecossistema neotropical de montanha encontrado em três países andinos: Equador, Colômbia e Venezuela - Wikipédia).
Se o vento do páramo cantar, você não deve ouvir, não com todo seu ouvido. Use somente as pontas. Ouça como se olhasse com o canto do olho. O vento é solitário e sempre está procurando companhia. - Pág.39
A Bruxa de Near é um livro de leitura rápida (não para mim que sou uma lesma literária), mas suas 240 páginas voam e deixam um gostinho de quero mais quando o livro termina. Ele é narrado em primeira pessoa pela própria Lexi e até onde sei é um livro único (não encontrei informação sobre continuações a não ser um prequel de nome - The Ash-Born Boy - disponível no Skoob mais sem tradução para o português). O jeito é esperar para ver se saem mais livros ou mesmo a tradução desse.

A Bruxa de Near
Original: The Near Whitch
Autora: Victoria Schwab
Tradução: Marcelo Barbão
Páginas: 240
Editora: Planeta
Ano: 2013
Link do livro no Skoob: A Bruxa de Near
E então, já leram?
Quem ainda não leu, ficou com vontade?
Ah, e não deixem de visitar o blog Livros e Viagens! É um ótimo blog literário sempre com ótimos textos e muitas promoções!

12 comentários:

  1. Oi Helaina, tudo bom?
    SUA LINDA! Obrigada por sempre indicar o blog aqui no Mente Hipercriativa.
    Ai, fico feliz em comentar em uma resenha de um livro que você ganhou no blog. Eu gostei muito de A Bruxa de Near e só tive dificuldade em entender as lendas que são contadas. Realmente é um livro de leitura rápida, com uma trama intricada e instigante.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Tudo ótimo! E você?
      Awnn... :3 De nada! Eu é que agradeço a oportunidade de ter concorrido (e ganho) esse livro!
      Eu também não me senti completamente entendida acerca da história da bruxa, mas isso não estragou a leitura.
      Pois é. Acho que quem lê sem parar termina em menos de uma semana com certeza, porque é quase impossível parar de ler.

      Beijusss;

      Excluir
  2. Oi,
    Então devo dizer que fiquei curiosa primeiramente pelo título do livro sou fascinada por histórias de bruxas (inclusive acho que já fui uma..rsrs), parece ser um livro bem interessante,com uma trama de suspense envolvente. Gostei da resenha se puder quero conhecer a história sim.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel;
      Que legal! Fico felizque você tenha gostado!
      Espero que você leia e goste!!

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oi Flor!
    Adoro livros de Bruxas, mas não pude ser ainda.
    Adorei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Fico feliz que tenha gostado da dica!
      Espero que consiga ler e goste da história!

      Beijusss;

      Excluir
  4. Oi amiga, então, esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas eu estou completamente apaixonada por essa capa e o enredo é muito interessante. Sendo, talvez eu leia um dia.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha eu acho a capa desse livro muito bonita, mas confesso que ele não desperta muito o meu interesse. Gostei da sua resenha e mesmo assim ainda não sei se vou ler,
    Estava com saudades desse cantinho.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Sabe que a capa não me atraiu muito... rsrs
      Bom, se você resolver ler espero que goste! :)

      Beijusss;

      Excluir
  6. Olá, tudo bem??
    Que legal esse especial de Halloween!
    Eu não conhecia o livro, porque geralmente não leio esse gênero, mas a resenha ficou ótima!
    Beijos, Lerissa xD
    http://lerissakunzler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Tudo bem sim! E você?
      Fico feliz que esteja gostando!
      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado!

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.