fevereiro 25, 2011

[Curiosidade] Porque a cegonha?

Temos o Papai Noel no Natal como uma derivação de São Nicolau... Na páscoa o coelho trás os ovos por estar associado à fertilidade (coelhos não botam ovos, okay!), mas outro dia eu me perguntei, e a cegonha? Porque ela trás os bebês no bico? Como não consigo ficar sem desvendar um bom mistério (e esse é um dos bons não né?!) resolvi perguntar ao Google que tudo sabe... e foi a Wikipédia quem me respondeu! Resolvi então publicar aqui, pois nada melhor que disseminar o conhecimento!

 
É muito difundida a lenda segundo a qual a cegonha traz os recém-nascidos. Isto está indubitavelmente ligado aos seus costumes de ave migratória, correspondendo seu retorno ao despertar da natureza na primavera.

Na Romênia, havia a crença de que uma criança concebida com amor era sempre trazida pela cegonha; viria a ser chamada de noite das cegonhas uma noite do começo de abril. É a ocasião do acasalamento das cegonhas, pois, embora sejam aves diurnas, elas se acasalam somente à noite e nessa noite de abril. Nesse dia, ao cair da noite, sozinhas ou aos pares, elas deixam seus ninhos e desaparecem no céu a escurecer. Durante essas noites, verificava-se uma tradição: as jovens das aldeias moldávias tinham total liberdade sexual, e as crianças nascidas nove meses depois eram "trazidas pelas cegonhas". Essas crianças, filhas do amor, eram sempre bem acolhidas e não causavam transtorno para suas famílias (porém, geralmente, a jovem anunciava aos pais seu desejo de se casar com o pai da criança).

Artigo completo: Wikipédia - Cegonhas

E vocês? Já sabiam dessa lenda? 
Sim pessoal! É uma lenda! Não são as cegonhas que trazem bebês... 
É sério! 😂😂😂😂😂

8 comentários:

  1. Adorei essa lenda! Tem uma origem bem interessante, que legal que você teve essa curiosidade de pesquisar e postou aqui.

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Às vezes eu vejo uma coisa e fico curiosa sobre a sua origem e taltz... aí quando eu descubro fico pensando se as outras pessoas sabem do tal fato... Publicando no meu blog é uma maneira de fazer com que saibam!!

    Obrigada por continuar seguindo e comentando!!

    ResponderExcluir
  3. Dudee... super legal isso! Não fazia idéia!
    Olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ^^
    Obrigada pelo comentário!!
    Já estou seguindo!!

    Bejinhos;

    ResponderExcluir
  5. Ai que legal! estou acompanhando o crescimento de um casal de cegonhas bebês, estão a ponto de voar, mas ainda se recusam a abandonar o ninho-mãe.Tudo isso direto da Holanda, com camera instalada 24 horas.

    ResponderExcluir
  6. Que legal!! ^^
    Vou dar uma passadinha lá depois!!

    Obrigada pelo comentário!!
    Bejins;

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.