janeiro 26, 2023

[Especial] Metas 2023

Troquei promessas de início de ano por metas e gostei bastante do resultado. Ao invés de uma lista cheia de tópicos que me fazem pensar em punição caso não consiga cumprir, escolhi focar em áreas para dar atenção como se eu estivesse semeando uma floresta. Sem a expectativa de ter árvores gigantes ao final do ano. Além de me parecer mais realista, é confortável o suficiente para que eu não abandone minhas metas por receio de não conseguir cumpri-las.

Escrita

Escrever e publicar mesmo sem retorno: Olha, nem sei mais o que falar sobre isso. Só vou continuar escrevendo e publicando, porque é o que eu gosto de fazer, e compartilhando as histórias pra ver se alguém vem ler e comentar. Textos curtos no Universo Invisível e os mais longos no Wattpad: Hayla e Helainaideas.

Participar de concursos literários: Não é a primeira vez que isso entra aqui na lista, e não sei se terei textos que atendam as propostas dos editais, mas manterei os concursos literários sempre em foco. Para quem se interessar em fazer o mesmo, o blog: Concursos Literários é uma ótima forma de se manter atualizado sobre os editais abertos.

Leitura

Concluir o desafio 40 antes dos 40: Cheia de livros na estante, que já li e outros que quero reler eu criei essa lista de leitura. Faltam apenas 32 livros pra ler até julho. Vai dar certo sim… Tem a trilogia ‘Mundo de Tinta’ na lista. Já viram o tamanho dos livros? 😂

Cinema

1 filme inédito por mês: Apesar da facilidade por conta da maior disponibilidade de filmes atualmente, percebo que tenho passado cada vez mais tempo revendo meus filmes (e séries) preferidos. Sei que essa procura pelo que já é conhecido é um sintoma da minha ansiedade, mas quero voltar a consumir filmes inéditos, mesmo que isso me deixe um pouco desconfortável. Aprendendo a lidar com esse desconforto com obras de ficção, talvez me ajude a lidar com o desconforto da realidade.  

Blogs

Manter o que venho fazendo: 1 postagem por semana no Mente Hipercriativa e 1 miniconto por mês no Universo Invisível. Talvez eu publique poesias também, mas ainda não estou muito certa sobre isso. Faz décadas que não escrevo uma.

Redes Sociais

Postagens por diversão: Parar de tratar meu perfil do Instagram (@helainaideas) como se fosse uma conta profissional altamente lucrativa e cheia de regas para as postagens, e compartilhar o que eu gosto quando tiver vontade. Gosto de fotografar e compartilhar, mas tenho zero paciência para criar reels ou qualquer outra coisa que chame mais atenção na plataforma.

Saúde Mental

Continuar cuidando de mim: Li bastante sobre o assunto ano passado e finalmente, tenho conseguido lidar melhor com tudo o que me aconteceu na minha vida e parece que eu aprendi a liberar e nomear minhas emoções (antes eu só sentia/liberava a raiva). São passos de formiguinha, mas não estou mais onde estava quando comecei. Meus esforços serão para continuar pensando em mim também (não apenas nos outros) e evitar me torturar por qualquer motivo que seja. Sério! A facilidade que eu tenho para encontrar justificativas para me punir é impressionante. Ah, preciso com isso aprender a errar também. E nem sempre corrigir o erro. Alguns podem simplesmente ser ignorados. Nem tudo precisa ser perfeito.

Anotar o que aprendi: Enquanto lia sobre saúde mental e TEPT-C (transtorno de estresse pós-traumático complexo), salvei muitas postagens e agora quero passar tudo para um caderno para ter um local de consulta sempre disponível.

Ballet

Não me afastar demais: Como eu disse na última postagem do ano passado, não voltei para o ballet por conta da falta de horário, mas estou fazendo preparação física para bailarino e pretendo continuar. Ainda sinto falta da dança e por isso pensei em outras modalidades, mas já entendi que as escolas ensinam a dança e seus movimentos e não é bem isso que eu quero fazer. Só quero ouvir a música e mexer o corpo.


Duolingo

Manter minha ofensiva no app: Há anos tenho conta no Duolingo, e inclusive já falei sobre a plataforma aqui: [Experimentei e Aprovei]. A metodologia tem seus prós e seus contras, mas enquanto não posso pagar por um curso em uma escola de idioma (é o que mais funciona pra mim) e não tenho um motivo forte para pedir para minha mãe pagar um curso de francês, quero praticar todos os dias esse ano. Quando for publicar o resultado dessa lista digo se valeu à pena ou não.

Bom, isso é o que vai manter meu 2023 ocupado. Eu até tenho outras coisas em mente, mas como não dependem só de mim, preferi não colocar na lista. E vocês? Muitos planos para esse ano?

18 comentários:

  1. Oi moça, gostei de ver suas metas para 2023. E espero que consiga manter todas elas. EU usei o Duolingo há muito tempo e gostei bastante, mas acabei desinstalando do celular, por falta de espaço, haha. Em relação às postagens do instagram, eu estou mais organizada, porém sem cobranças. Até coloquei o bloqueio para me forçar a ficar menos tempo na plataforma, para preservar minha saúde mental.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, obrigada. Assim espero. Eu já usei uma vez, mas não mantinha as ofensivas, agora vou fazer mais compromissada por um ano e ver o resultado. Eu queria compartilhar mais fotos, mas desde que aquilo virou uma plataforma de vídeos curtos fico com vontade de ser mais relevante, porém sem vídeos... difícil! Hahahahaha...
      Beijos;

      Excluir
  2. Oi Helaina, eu não fiz lista de metas esse ano, mas tenho alguns planos para 2023 sim. Voltar para a yoga era um deles e já consegui realizar. Torcendo aqui para você conseguir realizar tudo, especialmente no que se refere a saúde (que acaba sendo a base para todas as outras coisas, né?). Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que seu ano já começou assim!
      Espero que você consiga realizar ainda mais coisas em 2023.
      Obrigada!
      Beijos;

      Excluir
  3. Olá,
    Eu desejo muito sucesso nas suas metas, sobretudo a do ballet pq eu tb amava dançar - não ballet, rs - e depois de véia parei. É algo que coloquei na minha meta desse ano também.
    Tenho essa coisa da ansiedade tb, de rever coisas pra sentir conforto. Mas dizer que tem uns filmes tão esquecíveis atualmente que as vezes é melhor ficar no que a gente acha bom. hahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, eu tenho mantido só a atividade física, treino pra bailarina, ballet mesmo também não faço mais não.
      Eu estou muito desatualizada de novidades. O filme que eu escolhi pra janeiro foi 'Universidade Monstros'. Não tinha visto ainda.. rsrs

      Até mais;

      Excluir
  4. Eu não sou muito de fazer metas de começo de ano... Mas sei lá, achei as suas muitoo legais!
    Adorei que você faz/fazia/vai voltar pro ballet, quando era criança sempre quis fazer. Hoje em dia tenho vontade ainda de fazer alguma dança.
    Desejo que consiga realizar todas as suas metas! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Talvez um dia eu volte pro ballet, mas por enquanto vou ficar só com a preparação física para bailarinos mesmo.
      Muito obrigada! Que seu 2023 também seja maravilhoso! ♥

      Excluir
  5. OI! Antes eu ia muito ao cinema, mas depois da pandemia quase não vou mais e este ano também quero ter o prazer de ao menos uma vez ao mês ver um novo filme. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também perdi o hábito com a pandemia e agora que só tem cinema longe de onde eu moro tô vendo que isso vai ficar cada vez mais raro. Vai ter que ser filme por streaming mesmo.
      Beijos;

      Excluir
  6. Oie, adorei suas metas, espero que dê tudo certo. A trilogia Mundo de Tinta é enormeeee, mas vale a pena, e espero ler o último volume também kkk. E sobre o Duolingo, eu uso há um tempo e adoro.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada! :D Assim espero!
      Pois é, eu li o primeiro livro, fui fazer uma pausa pra descansar antes de ler o segundo e ainda não voltei....hahahaha... quero ler os três com intervalo mais curto pra aproveitar melhor.
      Eu já conhecia ele a bastante tempo, mas não mantinha as ofensivas como deveria. Agora estou encarando de uma maneira diferente, mas acho que ainda vou ficar devendo alguma coisa no francês se só ficar traduzindo frases. No final do ano vou ver no que deu.

      Beijos;

      Excluir
  7. Você vai chegar onde precisa chegar!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Olá, Helaina ♥

    Gostei de ler suas metas para este ano... posso te indicar um app/site para estudar idiomas: Kultivi. Tem vídeos no Youtube também.
    Outro site que gostei é o Radio.garden, nele, você pode ouvir qualquer rádio online no mundo, escolhendo por cidade ou país. É ótimo para treinar o 'ouvido' no idioma. Além de saber o que está tocando por lá, ao vivo!
    bjos =*

    www.namoradanerd.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val, vou dar uma olhada nesse app e no site. Eu não gosto muito de aprender sozinha, sou mais do tipo presencial em sala de aula, mas tenho me divertido com esses app de aprendizagem. Melhor que ficar passando raiva nas redes sociais.

      Beijos;

      Excluir
  9. Oi!
    Uma coisa que me ajudou a manter uma ofensiva no duolingo foi colocar ele como um hábito no site Habitica, daí todo eu dia eu faço uma lição no duolingo e vou marcar feliz que fiz lá no Habitica! haha

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu até tenho conseguido manter a ofensiva, porque faço sempre depois do almoço enquanto descanso. Mas tenho dúvidas de que vou conseguir aprender um idioma do zero apenas traduzindo frases. Vou memorizar o que eu fizer, mas se aparecer uma construção diferente não vou conseguir me expressar.

      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.