fevereiro 13, 2020

[Resenha] O Canto Mais Escuro da Floresta

Finalmente um livro que prendeu minha atenção desde o início e ao mesmo tempo que eu queria ler, não queria que terminasse. É o fim da minha ressaca literária *comemora* (assim espero).
Sinopse: Hazel e seu irmão, Ben, moram em uma cidade onde humanos e fadas convivem. A magia aparentemente inofensiva desses seres atrai turistas de todas as partes, que querem ver de perto as maravilhas do lugar e, principalmente, o garoto de chifres e orelhas pontudas que descansa em um caixão de vidro. Hazel e Ben eram fascinados pelo garoto quando crianças. Mas, à medida que crescem, as histórias e teorias que inventavam perdem o encanto. Eles sabem que o garoto de chifres nunca acordará... Até que um dia ele acorda. Agora, os irmãos precisam se tornar os heróis que fingiam ser em suas brincadeiras e desvendar os mistérios que envolvem aquele príncipe com chifres. (Fonte: Skoob)
O desenvolvimento do livro começou lento, mas nem por isso deixou de ser instigante.
"Fairfold era um lugar estranho. Adormecido no meio da floresta de Carling, a floresta mal-assombrada, repleto do que o avô de Hazel chamava de Verdes e a mãe de Eles Mesmos ou o Povo do Ar. Nestas matas, não era estranho ver uma lebre nadando — embora lebres não saibam nadar — ou flagrar um veado transformando-se em uma menina correndo num piscar de olhos." P.14
É menos fantasia/aventura do que eu esperava, e tem mais romance, mas não do tipo dramático, o que é bom. Pelo menos para mim. O relacionamento entre os personagens principais é doce e gostoso de acompanhar. Tanto as amizades, quanto os que envolvem romance.
"Um relacionamento pode ser o que você quiser que eles seja. Podemos fazer isso da maneira que quisermos. Nós mesmos contaremos nossa própria história." P.287
Pensa num livro que dá vontade de abraçar quando você termina de ler. Pois foi o que eu quase fiz quando terminei tamanha foi a sensação boa que senti com esse livro.
"A comida era mais gostosa em Fairfiold, as pessoas diziam, porque era temperada com feitiços. Os sonhos eram mais vívidos. Os artistas mais inspirados, e seus trabalhos, mais belos. As pessoas se apaixonavam mais profundamente, a música era mais agradável e as ideias vinham com mais frequência do que em outros lugares." P.24
O Canto mais escuro da floresta é um livro mágico que parte do pressuposto que seres fantásticos existem, mas vivem em Fairfold enquanto são praticamente (ou talvez totalmente, não tenho certeza) inexistentes em outras partes do mundo. Sua função acaba sendo atrair turistas. Uns acreditando na magia do lugar, outros nem tanto, o que acaba fazendo com que as coisas nem sempre terminem bem para eles.
"A moral das Fadas não é igual à moral dos humanos. Eles punem os sem-modos e os descuidados, os convencidos e os trapaceiros, mas não os corajosos, os espertalhões e os heróis. Estes, eles querem para si." P.55
Primeira leitura do ano e já com grandes chances de estar entre as melhores. Recomendo para quem está procurando uma história com magia, aventura e que seja leve. Não espere por algo com muitas explicações sobre a origem de tudo, o passado dos personagens. Há informação, mas apenas o suficiente para a história fazer sentido. Não se preocupem quanto a finalização. É um livro único e tem um desfecho muito satisfatório com um epílogo mostrando o que aconteceu mais adiante.
"Qualquer um que oferece o coração de bandeja merece o que receber." P.19
Título Original: The Darkest Part of the Forest
Autora: Holly Black
Tradução: Camila Pohlmann
Páginas: 294
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Link do livro no Skoob: O Canto Mais Escuro da Floresta
E então, já conheciam o livro? Ficaram com vontade de ler? Digam nos comentários!

18 comentários:

  1. Eu tenho apenas um livro da autora, livro esse que gosto bastante mas que a editora não trouxe a sequência para terras BR. Eu leria esse livro só pela capa, caso fosse julgar apenas o visual mas como curto muito a autora e livros com seres mágicos, leria com certeza.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou me apaixonando pelos livros da Holly. O Outro que eu li, também livro único, foi 'A Boneca de Ossos'. Inclusive tenho vontade de reler. Muito ruim isso de quando a editora começa a publicar uma série e não termina. Nem deveria ter começado.

      Abraço;

      Excluir
  2. Oi Helaina,
    Já tive um contato com a Holly Black e gostei, eu li 'O Príncipe Cruel' e já estou ansiosa para a continuação. Fico feliz em saber que este é um livro único!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,
      Tenho gostado muito da escrita da Holly nos dois livros que li dela. Ainda não li esse que você citou.

      Beijos;

      Excluir
  3. Oi
    que bom que gostou da leitura e que começou o ano com uma leitura positivas, eu já li esse livro e gostei dele também, a história é envolvente e os personagens chamam a atenção.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Eu achei a história simples, com bastante fantasia e bem fofa. Por isso amei. Não tinha como não entrar para as favoritas.

      Excluir
  4. Hey Helaininha!
    Gosto assim
    hehehe
    ando finalizando umas par de séries e um livro único às vezes é o que precisamos

    fico feliz que a ressaca literária tenha acabado e que o livro tenha sido bom
    e que bom que ele foi um livro fofo e que traz romance gostosinho <3

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm,
      Esse ano termino de ler todos os livros da minha estante!! Hahahahahahahaha

      Espero que não volte nunca mais!
      Beijinhos;

      Excluir
  5. Olá! Gostei muito da sua resenha e de saber que pode estar entre as melhores leituras do ano, é muito bom ler e gostar e amei saber que a primeira leitura te conquistou, anotei a dica de leitura e espero conseguir ler em breve.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, espero que quando você ler goste tanto da leitura quanto eu gostei!

      Beijos;

      Excluir
  6. A história é realmente encantadora e envolvente. E a edição é linda de mais. Eu li a um tempo atrás e adorei também. Ótima indicação!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bacana ler um livro assim. Olá Helaina, sou Lincoln do blog Rapeize Dinâmica, prazer..!
    No finalzinho você fala sobre o livro ter uma história mais fechada a esse universo e tal.. me lembrou de um outro livro bem gostosinho de ler, o Jackaby, de investigação e fantasia. Só que no Jackaby, tem mais outros 3 livros (que eu to muito a fim de ler!).
    Adoro livros que, ao final, a gente tem essa sensação que você teve. Imagino que a "moral da história" seja muito boa, fiquei curioso para ler. Aliás, fiz uma resenha de uma série de quadrinhos, agora, que tem um final excelente também, é meu último post.
    Beijos !

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lincoln,
      Opa, vou dar uma olhada. Muito obrigada pela dica!
      Sim, faz muito bem pra alma.
      Vou visitar seu blog em breve!

      Beijos;

      Excluir
  8. Oi, Helaina!

    Eu adoro a Holly Black!! A escrita dela é sensacional, publiquei hoje mesmo resenha de um livro dela com a Cassandra Clare. Ainda não li O canto mais escuro da floresta, mas já gostei de saber que além da fantasia, tem também bastante romance, fator que me impulsiona mais durante as leituras hahaha ótima resenha!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Acho que estou me apaixonando pela escrita dela. Vou lá no blog ler. Fantasia tem muito, já em relação ao romance tem bastante para mim que não gosta muito, então depende do quanto você gosta.. hahaha...

      Até mais;

      Excluir
  9. Uau que legal, achei bem interessante, ele tem uma pegada meio labirinto do fauno? Achei a capa linda também!!! Muito bom amiga, quero ler <3

    Deetz Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, talvez. Ainda não li o livro mas conheço o filme.
      Sim, a capa é linda demais! Espero que você leia e goste tanto quanto eu!

      Até mais;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.