fevereiro 25, 2016

[Resenha] Harry Potter e a Câmara Secreta

Depois da resenha que fiz do primeiro livro da série (leia aqui) é hora de continuar com as minhas impressões sobre os livros que eu já conheço de coração, mas não canso de reler.

Mais uma vez o livro está em inglês e eu estou aproveitando para melhorar minha habilidade no idioma enquanto revivo as aventuras de Harry Potter.
Sinopse: Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Moaning Myrtle, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry. Descubra o fim desta aventura emocionante. (Fonte: Skoob)
Para ler a sinopse em inglês clique aqui: Harry Potter and the Chamber of Secrets.

As confusões nesse livro começam ainda na casa dos tios do Harry quando o elfo doméstico Dobby aparece para prevenir o garoto de um grande perigo que está por vir. Em consequência dos atos da pequena criatura a volta dele para a escola fica ameaçada cabendo ao seu amigo Rony Weasley salvá-lo. É então que conhecemos um lugar tão mágico quanto Hogwarts - A Toca.
“What Harry found most unusual about life at Ron’s, however wasn’t the talking mirror or the clanking ghoul: It was the fact that everybody there seemed to link him.”
“Porém, o que Harry achou mais fora do comum na vida em casa de Rony não foi o espelho falante nem o vampiro baterista: mas o fato de que todos pareciam gostar dele.” P. 42
Mas as aventuras estão apenas começando. Na verdade é o que menos falta nesse livro. Um inimigo poderoso está à espreita em Hogwarts e todos os bruxos nascidos muggle precisam ter cuidado para não se tornarem a próxima vítima.

Esse livro também nos apresenta elementos que não dei muita atenção até ter terminado de ler a série. Acho que isso vai ser uma constante em todos os livros. Quem não conhece a história toda pode ficar tranquilo que não será spoiler, na verdade quem não terminou a história ainda não vai entender o porquê da importância dos próximos quotes.
“Harry looked quickly around and spotted a large black cabinet to his left; he shot inside it and pulled the doors closed, leaving a small crack to peer through.”
“Harry olhou depressa a toda volta e viu um grande armário preto à esquerda; correu para ele e se fechou dentro, deixando apenas uma frestinha na porta para espiar.” P. 48
Já pensou se ele estivesse funcionando? Para a sorte do Harry o artefato só foi consertado mais adiante. Se é que é o mesmo armário.
“magnificent necklace of opals, Caution: Do Not Touch. Cursed - Has Claimed the Lives of Nineteen Muggle Owners to Date.
“magnífico colar de opalas. Cuidado: Não toque. Amaldiçoado - Tirou a vida de dezenove donos trouxas até hoje.” P. 51
Pois é.... estava lá o tempo todo.
“’ That vanishin cabinet was extremelly valuable!’ He was saying gleefully to Mrs. Norris. ‘We’ll have Peeves out this time, my sweet’.”
“- Aquele armário que desaparece foi muitíssimo valioso! - disse todo alegre à Madame Nor-r-ra. - Vamos acabar com o Pirraça desta vez, minha doce...” P. 113
No mesmo livro vemos que ele também estava em Hogwarts.

Diferente do 1º livro esse não me deixou com nenhuma pergunta sem explicação. A trama toda está muito bem encaixada. JK Rowling conseguiu prender bem melhor as pontas da história em seu segundo livro.
Ainda não solucionei a questão do barco do primeiro livro: “A minha pergunta: No começo da história, como os Dursleys saíram do farol e voltaram à terra firme se Hagrid e Harry levaram o barco embora? Não há nenhum lugar dizendo que o barco voltou para eles e Hagrid diz que veio voando. Acho que perdi alguma coisa. #AlguémMeExplica
Eu recomendo esse livro para quem gosta de aventura temperada com humor, Gilderoy Lockheart que o diga, e a sempre presente amizade que torna as histórias inspiradoras.

Alguns quotes que eu separei:
“’At least no one on the Gryffindor team had to buy their way in’ said Hermione sharply. ‘They got in on pure talent.’”
“Pelo menos ninguém do time da Grifinória teve de pagar para entrar - disse Mione com aspereza. - Entraram por puro talento.” P. 99
***
“Great Scott! - look at the time!”
“Nossa, olhe só a hora!” - P.106
Fãs de De Volta para o Futuro (resenha dos filmes) que sempre ouviram o Doc. Brown falando essa expressão vão a loucura quando ouvem o professor Gilderoy Lockheart falando o mesmo (eu delirei). Não sei se a JK Rowling fez de propósito ou a expressão também é muito falada no Reino Unido.
***
I will only truly have left this school when none here are loyal to me. ... Help will always be given at Hogwarts to those who asked for it.
Só terei realmente deixado a escola quando ninguém mais aqui for leal a mim... Hogwarts sempre ajudará aqueles que a ela recorrerem.” P.225
***
“Never trust anything that can think for itself if you can’t see where it keeps its brain.
“Nunca confie em nada que é capaz de pensar se você não pode ver onde fica o seu cérebro.” P. 277
***
“Its our choices, Harry, that show what we truly are, far more than our abilities.”
“São nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que nossas qualidades.” P. 280
Nota: Todos os quotes em português foram retirados do livro Harry Potter e a Câmara Secreta da editora Rocco, 2000 exatamente como foram publicados.

Título: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Autora: JK Rowling
Páginas: 352
Editora: Scholastic
Ano: 2000
Link do livro no Skoob: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Gosta de fanfics da série Harry Potter? É fã do Remus Lupin? Então conheçam as fanfics onde ele é o personagem principal. Leiam pelo Wattpad: Srta. Lana Lupin ou pelo Spirit Fanfics: Lana Lupin. 

26 comentários:

  1. Essa série tem um gosto de infância. Momento nostalgia aqui <3 uehueheuhe Enfim, amo Harry Potter. Aguardo a resenha dos próximos livros por aqui e.e

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Ah, pra mim é de final de adolescência... hahaha
      Pode deixar que vou postar!! Já estou preparando a do terceiro livro!! E será especial!! Abemus Lupin!! :D

      Abraço;

      Excluir
  2. Bateu uma saudade grande de ler Harry Potter agora.

    Abraço!
    Carissa Vieira
    www.carissavieira.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii Helaina, tudo bem??? E quero reler os livros, mas não sei se vou conseguir fazer isso esse ano :P
    Ahhh e essa coisa do barco sempre me deixou em dúvida :P
    Mas acho que tipo, o barco voltou sabe? A JK não deve ter escrito pois achou desnecessário :) A fã defendendo a ídola hjahhahahah.
    Ahhhh e eu não curto fanfics, infelizmente :P mas adoro o Lupin <3
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu estou bem, e você?
      Quero mto reler tb, mas tô com medo de estragar os livros... hahaha... vou ter que comprar um box pra ler.
      Vai saber. Qualquer dia pergunto pra ela.
      Bom, as minhas seguem exatamente como são os livros. Como se fosse um complemento da história, sabe. Dê uma olhada qualquer dia. Quem sabe vc não gosta...

      Beijusss;

      Excluir
  4. Harry é tudo de bom e me traz um sentimento de pura nostalgia. Adorei a resenha e os quotes escolhidos. Ao ler a resenha sorri comigo mesma, por esse ter sido uma das minhas primeiras leituras.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Apesar de não ter lido Harry Potter quando era novinha, esse livro me trás um sentimento de nostalgia também. Estava começando a faculdade quando li.

      Beijussss;

      Excluir
  5. Olá!
    Eu li o primeiro livro, mas não me tocou a ponto de querer avançar, embora a história seja boa. Dos filmes esse foi o que mais gostei e só tinha curiosidade de ler para ver as informações extras que foram cortadas ou mudadas no filme.
    No demais, super perfeita a resenha! Parabéns!
    Katharynny
    Blog: http://myrefuge-katharynny.blogspot.com.br/
    Wattpad: https://www.wattpad.com/user/Akane_nozomi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Leia! É muito bom!! E só tende a melhorar! Depois de Prisioneiro de Azkaban vc não vai querer largar!! Hahaha...

      Beijusss;

      Excluir
  6. Oi Helaina!
    Que saudade de ler Harry Potter *------------*
    Cresci lendo e sou apaixonada por essa saga.
    Mesmo 'A Câmara Secreta' não sendo um dos meus favoritos pela Hermione ser petrificada, não consigo não gostar, rs.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Sempre dá saudades né!!
      Hahahaha... você gostou dela sendo petrificada?? Coitada!!

      Beijussss;

      Excluir
  7. Oi, Helaina! Faz tanto tempo que li Harry Potter que nem me lembro mais de detalhes, mas sempre gostei muito da série e um dia pretendo reler, pelo menos, os meus favoritos da saga. Gostei bastante da resenha :) Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Fico feliz que você tenha gostado!!
      Estou amando reler!!

      Beijos;

      Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
      Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
      Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

      Excluir
  8. Oi Helaina!
    Eu adorava os filmes quando criança e gostei muito de conferir sua resenha, ficou realmente adorável! Bom saber que a estória não deixou furos. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Sorteio A Rainha Vermelha

    ResponderExcluir
  9. Helaininha!

    Faz tanto tempo que não leio Harry Potter
    <3
    adorei a resenha seriao!
    É muito dificil de ler no ingles??
    #duvidas
    adorei os quotes, tem coisa que muda pro pt ne rsrs
    saudade de vir aqui <3
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm!!
      Tão bom né!! Se não houvessem tantos outros livros pra ler acho que passaria o resto da vida lendo Harry Potter!!
      Olha, não está muito difícil porque conheço a história então uma ou outra palavra que não conheço não atrapalha em nada.
      Muda! Estou amando ler no original!

      Beijussss;

      Excluir
  10. Para mim, é uma das melhores sagas de sempre. Adorei cada momento, este livro já o li n vezes e consigo sempre encontrar algo novo para deslumbrar. Uma belíssima obra!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa mesmo!!
      Queria ter mais tempo pra reler!!

      Abraço;

      Excluir
  11. Oi Helaina, bom dia :D
    HP2, meu livro favorito <3 (como o filme).
    E como está sendo a experiência de reler em inglês? *-* Eu quero fazer isso quando terminar de reler em português ^-^
    Parabéns pela resenha! Adorei os quotes e os gifs (esse do Dobby é tão fofinho *.*).

    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle
    Attraverso le Pagine
    http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle! ^^
      Esse não é meu livro preferido, mas gostei muito de reler! Quase surtei foi relendo Prisioneiro de Azkaban e marcando todos os quotes do Lupin!

      Beijusss;

      Excluir
  12. Oii Helaina,

    Leu o livro em Inglês? Um dia chego lá, estou fazendo curso de inglês particular sabe, mas não sei se consiguiria ler livros assim.. Tenho certo medinho!!
    Amiga, esse livro é tudo, a série é amor!!
    Amei recordar este livro, amei os quotes!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!! ^^

      Comece com livros melhores! É ótimo pra adquirir vocabulário e se acostumar com o idioma!!

      Fiquei feliz que gostou!

      Beijusss;

      Excluir
  13. Oi Helaina.
    Hum, acho que quando iniciar minhas leituras de HP, vou querer ler em inglês depois. Ainda mais por ser britânico é melhor ainda, pelas expressões e diferenças. *.*

    tenha uma ótima semana. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!! ^^
      Espero que você goste bastante!!

      Obrigada!! Você também!!
      Beijussss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.