fevereiro 18, 2015

[Resenha] A evolução de Calpúrnia Tate

Esse é um livro doce que eu tive muito prazer em ler. Calpúrnia é uma garota à frente de seu tempo que se vê presa em antigos costumes que mantém a mulher cuidando da casa e bem longe dos livros - a não ser que sejam livros de culinária ou costura.
Sinopse: Calpúrnia Virginia Tate tem 11 anos em 1899, quando pergunta o porquê de os gafanhotos amarelos em seu quintal serem tão maiores do que os verdes... Com uma pequena ajuda de seu notoriamente mal-humorado avô, um ávido naturalista, ela descobre que os gafanhotos verdes são mais fáceis de ser vistos contra a grama amarela e, por isso, são mortos antes que possam ficar maiores. Por gostar de explorar a natureza ao seu redor, Callie acaba criando um relacionamento próximo com seu avô enquanto enfrenta os desafios de viver com seis irmãos e se depara com as dificuldades de ser uma garota na virada do século.
Callie Vee, como gosta de ser chamada, sempre foi muito observadora e o forte calor do Texas na virada do século faz com que os insetos no quintal chamem ainda mais sua atenção. Depois de contar suas observações a seu irmão mais velho, Harry, ele a presenteia com um caderno para que ela faça anotações do que observa.
“- Olhe aqui - ele disse. - Nunca usei isso. Você pode usar para anotar suas observações científicas. Você é uma reconhecida naturalista em formação.” Pág.16
Mas nem tudo é tão simples para a pequena naturalista em uma época em que o livro de Charles Darwin, A Origem das Espécies é considerado algo absurdo e o acesso a ele é algo quase impossível, principalmente para uma menina. Que deveria estar se preocupando em aprender a ser uma boa dona de casa ao invés de estudar ciências.
“ - É lógico que eu não tenho. Não ia deixar uma coisa dessas na minha biblioteca!... /... - E, - ela acrescentou, - eu precisaria de uma carta da sua mãe que autorizasse a ler esse livro em particular.” Pg.23
“Estamos estudando Leitura, Ortografia, Aritmética, e Caligrafia. Ah, e Comportamento. Recebi um “aceitável” em Postura, mas um “insatisfatório” em Uso do lenço e do dedal. A mãe ficou um pouco triste com isso. .../... - Tivemos Botânica um dia. O que é Física?” Pg.39
No meio desse cenário, é o avô de Calpúrnia, Walter Tate, homem que passa a maior parte do tempo em seu laboratório, um barracão nos fundos da casa, quem mostra um universo totalmente novo para ela.

Esse livro fala muito da natureza e do comportamento dos animais, mas não chegou a ser maçante. Na verdade minha curiosidade só era mais saciada com cada detalhe exposto.

Outro aspecto legal do livro é que ele se passa no final de 1899 e as novidades da época para a família de Callie são várias. Só para citar temos o ventilador e a Coca Cola! Foi interessante ver a reação das pessoas a essas coisas que já fazem parte da nossa vida e nunca tivemos que imaginar como seria viver sem elas.
“No meio das lâminas, uma saliência redonda de latão anunciava em uma caligrafia cursiva: A melhor máquina de vento de Chicago.” Pg. 27
“Então chegou a nossa vez, e pagamos cinco centavos cada por uma Coca-Cola. Levamos com cuidado nossas bebidas efervescentes lá pra fora. Travis levantou a sua para beber e exclamou: - Ai! Faz cócegas! - eu levantei a minha e senti as bolhas dançando de encontro aos meus lábios.”
Eu adorei acompanhar a evolução da Calpúrnia. Narrado em primeira pessoa pela própria menina, pude sentir a revolta dela quando era tratada diferente dos seus irmãos homens e sua empolgação com o relacionamento com o avô ficando cada vez mais próximos à medida que um mundo novo e empolgante se abria diante de seus olhos.

Vi em alguns blogs parceiros da editora Única que há intenção por parte da mesma publicar o segundo livro da série “The Curious World of Calpurnia Tate” ainda no primeiro semestre de 2015. Mas para quem não gosta de séries não precisa se preocupar. Apesar do gostinho de “quero mais” é perfeitamente possível ler esse livro sem o compromisso de ler o próximo.

A Evolução de Calpúrnia Tate
Autora: Jacqueline Kelly
Tradução: Elisa Nazarian
Páginas: 384
Editora: Única
Ano: 2014
Link do livro no Skoob: A Evolução de Calpúrnia Tate

E então, gostaram? Já tinham ouvido falar desse livro?
Já leram ou vão ler?

14 comentários:

  1. Ai...sempre quis ler esse livro e depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda! kkk Parece ser um história bem legal. Assim como você, acho que também iria me identificar bastante com menina.
    A capa do segundo livro é ainda mais fofa que a primeira.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Fico feliz que tenha gostado.
      Realmente foi identificação total. Vou ver agora na continuação como será.
      Muito, né?!

      Beijusss;

      Excluir
  2. Oi Helaina ^^
    Já tinha visto esse livro mas ainda não tinha parado para ler a sinopse nem para ler alguma resenha. Falha minha :S Achei a história bastante interessante, especialmente por ser passar numa época antes da nossa (gosto de livros de ficção que envolvem a história *-*). Com certeza, vou ler ele algum dia!
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura ^^
    Ps.: Tomara que não demorem para lançar a continuação do livro.

    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle,
      Fico muito feliz que você tenha gostado. Espero que consiga ler o livro e que goste tanto quanto eu gostei.
      Assim espero!! :)

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oi flor,
    Tudo bom? Finalmente voltando ao mundo virtual, não conhecia esse livro e apesar de ele parecer um pouco estranho me chamou a atenção esse lance de volta ao tempo, quem sabe mais para frente ne.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Comigo está tudo bem, e com você?
      Ele se passa totalmente no ano de 1899 e é muito interessante acompanhar os hábitos da época. Espero que você leia e goste!

      Beijusss;

      Excluir
  4. Essa capa é muito fofa e eu adoro livros com personagens curiosas e que estão sempre procurando aprender mais. Também curti que vc citou na resenha as invenções da época e me dei conta de que realmente hoje já não consigo imaginar como seria o mundo sem algumas delas rs Ótima resenha! Bjo :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofíssima, né? A do segundo livro também não deixou por menos. Eu também gosto muito. E tem mais invenções, mas eu não citei todas para não estragar a surpresa! :)
      Pois é. Eu senti a mesma coisa!
      Muito obrigada!

      Beijusss;

      Excluir
  5. Oi Helaina, tudo bem??? Nossa, acho que eu ia amar esse livro. Já me identifiquei muito com a personagem por suas ideias "ousadas". Acho que eu enlouqueceria se vivesse nessa época. Em pleno século XXI, as pessoas acham que eu tenho ideias "inovadoras" demais, imagine eu nessa época. Deuses me livrem disso, hahhaha. Também gostei de saber que o livro tem um fim conclusivo, mesmo com continuação, porque no momento não estou podendo ler séries, hahah. Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih,
      Tudo bem, e você?
      Eu também enlouqueceria com certeza!! rsrs Eu também estou correndo um pouco de séries, mas essa vou acompanhar. É muito gostosa de ler. :)

      Beijusss;

      Excluir
  6. Olá, tudo bem??

    Que capa mais linda é essa? E a história parece ser muito boa... Eu também tenho esse tipo de curiosidade em querer saber como eram as coisas antigamente. Amo livros narrados em primeira pessoa, sempre são os que mais me prendem!

    Flor, vi o seu comentário no meu blog sobre as fotos não estarem abrindo no post sobre os aplicativos... Muito obrigada por ter me avisado ♥ Já está tudo certo agora! O link caso tenha curiosidade em saber mais sobre eles: http://umnovo-roteiro.blogspot.com.br/2015/02/meus-aplicativos-de-edicao-para-fotos.html

    XOXO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Tudo bem sim! E você??
      Linda demais, né? Capricharam!
      Espero que você tenha a possibilidade de ler esse e goste tanto quanto eu gostei!

      De nada!! Vou passar lá pra ver!!
      Beijusss;

      Excluir
  7. Oie Helaina, tudo bom?
    A premissa desse livro não chama muito a minha atenção, mas achei a narrativa bem parecida com seu estilo de leitura. Achei interessante as novidades apresentadas da época e outra coisa que chamou minha atenção foi a capa do livro que é simplesmente incrível.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Tudo bem comigo, e com você?
      Entendo. Eu achei um livro muito fofo e foi o primeiro livro de época que amei ler.

      Beijussss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.