Viver um dia de cada vez é um bom conselho que eu não me lembro ter experimentado de maneira tão intensa quanto nesse ano. Não sei se foi possível para vocês perceber, mas nas últimas semanas eu estive menos ativa na blogosfera e tive um motivo forte para isso. Graças a minha caminhada de pequenos e constantes passos, consegui manter as postagens em dia apesar de alguns pequenos atrasos, no entanto, em certos momentos a dor foi paralisante demais para eu conseguir me fazer presente da forma que eu queria.
Desde 2020, uma tia muito querida estava lutando contra aquela doença terrível e entre melhoras e pioras, mantínhamos a esperança de cura, mas depois de um agravamento no quadro e seguidas internações no segundo semestre desse ano, no dia 1º de dezembro ela recebeu o chamado de Deus e fez sua passagem para a vida eterna. Para nós ficou a saudade e as boas lembranças que são muitas.
O ano de 2025 foi bastante intenso para mim e, enquanto estava fresco na minha memória essa perda tão dolorosa, tive minha estreia com o grupo de jazz, dançando em um dos teatros mais bonitos da cidade. Ainda não consegui sequer compreender o que eu senti naquele dia. Subir no palco 1 semana depois da partida de uma tia tão amada que se estivesse viva, com certeza, estaria lá para me assistir, foi uma experiência que ainda estou tentando assimilar.
Mas, chegou a hora de ver as coisas que eu prometi que tentaria fazer em 2025 e confiei na minha memória para lembrar de todas elas… 🤡 Eu não sei onde estava com a cabeça pra achar que isso funcionaria. É como fazer a lista do supermercado e deixá-la em casa! É obvio que a gente se lembra de algumas coisas, mas outras? Só quando chega em casa percebe que esqueceu. Já está na minha lista para o próximo ano não esquecer da lista!
Mas, agora vamos ao que interessa: o resultado do planejamento que fiz no início do ano!
Escrita
Escrever 200 palavras por dia: há quem goste de escrever, já eu preciso escrever. Sempre que passo muito tempo sem fazer isso parece que falta algo em mim. Mesmo assim, fico horas nas redes sociais e joguinhos, por sentir que escrever é perda de tempo. Comecei o ano contabilizando as palavras escritas, mas abandonei a contagem por ficar vários dias sem criar nada de novo. Acabei passando mais tempo editando histórias e finalmente atualizei meus 5 livros da fanfic Lana Lupin, que há muito tempo queria revisar, e estou abrasileirando um conto original de terror, Escuridão, que pretendo publicar no Wattpad assim que estiver pronto. Não vou desistir da escrita. Eu preciso das histórias que escrevo mais do que elas precisam de mim.
Criar um perfil na EBAC: esse aqui eu tentei, afinal criar um perfil é algo bem simples… mas cês acreditam que eu não consegui? O site simplesmente não tem a opção ‘criar perfil’. Eu acabei fazendo um teste vocacional deles e passei meu e-mail, desde então tenho recebido informações sobre os cursos semanalmente, mas o perfil propriamente dito eu não criei de raiva. Acredito que se eu entrar na área de login e fornecer meu e-mail consigo iniciar o processo com alguma senha aleatória que eles irão me enviar, mas de birra ainda não fiz isso. Quanta maturidade… 🙄
Leitura
Ler todos os dias: bagunça do Skoob, vida acontecendo, esse ano não deu… 😔 Mesmo assim, consegui ler 23 livros e talvez termine o 24º antes do dia 31 de dezembro. Estou feliz por ter mantido o hábito mesmo com todas as adversidades. Deixo aqui um pensamento de quando escrevi as metas no início do ano com o qual ainda concordo: Para quem quer escrever, ler é fundamental, mas não precisa ser um suplício.
Blogs
Continuar com o ritmo das postagens: consegui com o Mente Hipercriativa e falhei miseravelmente com o Universo Invisível. Quero mudar isso ano que vem e acredito que a única maneira é parar de tentar criar um texto incrível para cada postagem. Contos curtos e simples também tem seu lugar e seu valor. Nem que seja apenas manter o blog ativo e treinar minha escrita.
Novo banner: finalmente uma meta finalizada com sucesso. Não só consegui fazer um banner novo para o Mente Hipercriativa, como consegui criar uma versão atualizada para o Universo Invisível. Ambas feitas por mim no Canva. Nada gerado automaticamente. Gosto mais desse jeito.
Sessão Pipoca com Sherlock Holmes: Nem comecei… mas não desisti de rever a série e criar uma postagem para cada episódio. Esse é o impacto que Sherlock tem sobre mim. Mexe tanto com o meu emocional que eu ainda não consigo encarar apenas como uma série que gosto muito. Na verdade, foi o empurrão que eu precisava para começar a mudar minha vida, meu comportamento, de dentro para fora. Por mais que tudo ainda pareça muito confuso e difícil demais, a dupla de amigos da Baker Street me mostrou que a vida é assim mesmo, e até o mais inteligente e capaz dos detetives precisa de ajuda de vez em quando.
Saúde mental
Um passo de cada vez: posso dizer que consegui priorizar a constância e o equilíbrio como eu queria, mas 2025 foi um teste de sanidade por conta de tudo o que eu passei. Experimentar os sentimentos da maneira que aconteceu, me mostrou o quanto esse processo de cura está evoluindo. Minha versão até 2020, antes de eu tomar consciência do mal que fazia a mim por achar que tinha que aceitar em silêncio tudo aquilo que me feria e me punir por pensar em reclamar, teria muito mais dificuldade para lidar com sentimentos tão antagônicos e tão intensos. Eu duvido muito que teria conseguido sorrir no palco como fui capaz de fazer. 💔❤️🩹
Menos tempo nas redes sociais: queria ter feito melhor. Ainda acho que passo tempo demais nas redes sociais sendo manipulada por um algoritmo cujo objetivo e lucrar ao receber das empresas que buscam alvos para seus anúncios. Estão perdendo tempo comigo. Uma coisa que eu não sou é consumista e nem lembro a última compra online que fiz (provavelmente foi um livro… 😅). Mas, ainda vivo na ilusão do que essas redes foram um dia. Sem anúncios, sem algoritmos, apenas pessoas trocando mensagens e compartilhando interesses em comum. Essa rede social ficou na memória.
Despertar a cozinheira que habita em mim: e eu fiquei só no brigadeiro rosa mesmo… 🙃 Quem sabe um dia eu não entre na cozinha para fazer algo além de pipoca (de panela), miojo e assar pizza? Para ver todas as delícias que fiz e compartilhei aqui no blog, acesse: Receita
Atividade Física
Continuar em movimento: advinha quem conseguiu cumprir a meta de subir no palco e mal pode esperar pra fazer isso de novo? Eu não imaginava que seria uma paixão tão intensa e só não fui mais feliz por conta do momento doloroso que estava vivendo. Ainda estou esperado chegar as fotos e vídeos para conseguir me assistir, então vou deixar um gif que eu criei a partir de um vídeo gravado na plateia.
Organização
Perfis online: essa limpeza online vai ficar para o ano que vem. Quem sabe não faço ainda durante as férias? Não desisti do projeto.
Acredito que uma das lições que aprendi esse ano foi sonhar com os olhos abertos, em vez de ter a cabeça nas nuvens imaginando situações que eu gostaria de viver, mas que não estão completamente sob meu controle. Resolvi experimentar as coisas correndo o risco de gostar. Passar uma vida negligenciando o que eu queria, fez com que eu me tornasse um mistério para mim mesma e para quem convive comigo.
Essa nova postura me fez ir para a cozinha, participar de um baile de carnaval no estúdio onde eu danço, fazer uma visita guiada ao Cine Theatro Central, ponto turístico/histórico da minha cidade, e o grande final foi no palco do mesmo teatro. Nada disso foi um sonho daqueles que se planeja, apenas decisões que eu resolvi tomar. Pretendo seguir experimentando e procurando até conseguir me encontrar.
Quem quiser ver a lista original com as metas, acesse: [Especial] Metas2025
Bom, essa é a última postagem do ano no Mente Hipercriativa. Agora farei uma pausa e pretendo retornar apenas na segunda semana de janeiro. Acredito que preciso desse descanso, mesmo consciente que o luto ainda perdurará por um bom tempo, afinal, “O que é o luto, se não o amor que perdura?” (WandaVision, 2021)
Desejo a vocês um FELIZ NATAL e um 2026 de muita paz, saúde e muitas bênçãos!



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!
- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.
Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.