novembro 27, 2021

[Resenha] Instituição Para Jovens Prodígios: A Revelação

Hoje eu trouxe para vocês a resenha de mais um livro da talentosíssima escritora que mora no meu coração: Luene L. Alves (confiram AQUI tudo o que essa parceria com o blog Mente Hipercriativa já rendeu). Instituição para Jovens Prodígios é uma série de 4 livros que desde o primeiro volume tem sido uma montanha russa de emoções.

Demorei um pouquinho para ler essa sequencia, mas isso em nada tem a ver com a qualidade da escrita ou com minha curiosidade para saber o que acontece depois. Está mais relacionado com minha resistência para ler e-books, já que faço isso pelo celular, e o excesso de tempo que passo pensando na vida. Crise dos 40 chegando, talvez... O que posso dizer é que adorei mais esse capítulo da aventura dos jovens prodígios e estou ansiosa para saber que surpresas o final da série reserva!

[Sinopse] Lara Müller está em busca de respostas. O que ela mais temia aconteceu: sua atitude inconsequente resultou na pior notícia que poderia ter recebido após longos meses fora do Brasil. Apesar disso, ela tenta se recuperar do choque e da traição enquanto batalha para não deixar os acontecimentos recentes a impedirem de seguir com a sua vida. Em meio a amizades inesperadas, Lara fará de tudo para descobrir o plano insano dos poderosos mantenedores da Instituição. Afinal, por que os jovens foram colocados ali, com habilidades sobre-humanas e capazes de se transformarem em animais? O que o passado diz sobre cada um deles? O que o futuro lhes reserva? Finalmente Lara descobrirá tudo o que mais anseia — mas será que ela estará preparada para ouvir todas as verdades? (Fonte: Skoob)

No começo nós acompanhamos como está o clima na Instituição depois dos acontecimentos do último livro IJP - A Traição, assim como conhecemos um pouco do passado de alguns personagens através de flashbacks de suas infâncias. A maior parte são lembranças dolorosas e houveram algumas com as quais me identifiquei. Muito triste pensar o quanto de dor uma criança é obrigada a ignorar porque “a vida é assim mesmo” e “não reclama que poderia ser pior”. Isso é tão errado, tão cruel. Definitivamente um ciclo que precisa ser quebrado!

"Claire mordiscou a torrada, engolindo com dificuldade o choro. Seja forte, garotinha burra, pensou. Não mostre para eles que você se importa. Nunca mostre que você se importa."

A trama fica cada vez mais intensa e interessante com a ideia de Lara de compartilhar com os outros estudantes o que realmente está acontecendo na instituição e ficamos com aquele frio na barriga do  quão perigoso vai ser para todos expor a verdade. Os mantenedores da instituição já demonstraram que não estão para brincadeira.

Lara desejava que todos soubessem da verdade, que entendessem o que estava acontecendo ali.

Eu consigo me identificar bastante com os personagens, principalmente a Irene, mineirinha da turma. É interessante conseguir compartilhar sentimentos dessa forma porque nos permite ver o que sentimos pelos olhos dos outros e talvez até encontrar resposta do porquê somos da maneira que somos.

Sentia-se vulnerável ao se colocar no lugar de tantas pessoas, ao ter compaixão e amar tão profundamente, sabendo que a qualquer momento poderia se machucar de novo.

A história também é cheia de ficção científica e você precisa ter a mente aberta para as ideias mirabolantes da trama, porém tudo se encaixa muito bem e a autora ainda usa um hoax (uma mentira elaborada que tem como objetivo enganar pessoas) clássico que contribuiu para a verossimilhança da história. Não quero dar spoilers aqui, mas gostaria muito que esse hoax tivesse continuado apenas como parte da ficção e tratado como piada na realidade. Talvez essa tenha sido a nossa falha e a oportunidade que os anticiência precisavam para disseminar mentiras sobre vacinas. Não me conformo de ter visto a ovelha Dolly nascer durante minha adolescência para voltarmos ao ponto de ter que convencer as pessoas que a Terra não é plana.

Queria se juntar às árvores, aos belos carvalhos, e correr junto aos animais daquela floresta. Era um desejo estranho, sabia, mas reconfortante.

À medida que a história avança o mistério vai se intensificando e é quase impossível parar de ler. Cheguei a passar a madrugada lendo e torcendo para que tudo terminasse bem para Lara e seus amigos com a situação ficando cada vez mais perigosa para eles. No final, somos surpreendidos com um plot twist para o qual não estava preparada. Como assim? #Chocada!

Instituição Para Jovens Prodígios - A Revelação foi um livro que me prendeu do início ao fim e não fossem meus olhinhos sensíveis, eu teria terminado em bem menos tempo. Mas isso não deixou a leitura menos prazerosa. Quem gosta de um bom mistério com ficção científica essa série é uma escolha acertada! Que venha Instituição Para Jovens Prodígios - A Rebelião!

Não, é por isso que você é diferente. Sempre vê o melhor nas pessoas, não importa o quão obscuro seja o coração delas.

Instituição Para Jovens Prodígios - A Revelação
Autora: L.L. Alves
Páginas: 327
Ano: 2015
Link do livro no Skoob: Instituição Para Jovens Prodígios - A Revelação

Então, já conheciam essa série? O que acharam?
Quem ainda não conhecia ficou com vontade de ler?

Não perca tempo e adquira a coleção completa!

Livro 1 - Instituição Para Jovens Prodígios - A Seleção
Livro 2 - Instituição Para Jovens Prodígios - A Traição
Livro 3 - Instituição Para Jovens Prodígios - A Revelação
Livro 4 - Instituição Para Jovens Prodígios - A Rebelião

22 comentários:

  1. Não sou muito de ler, mas achei a história bem interessante. Parece um ótimo livro!!
    Venha um dia viistar Curitiba e me avisa hehe, podemos sair e tirar muitas fotos :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria,
      Bom, se chegar a ler um dia espero que goste!
      Menina, com a quantidade de fotos de lugares maravilhosos que você compartilha, tenho muita vontade de conhecer! Eu iria amar! :)

      Excluir
  2. Oi
    eu li os dois primeiros, acabei pausando a leitura do terceiro e até hoje não continuei, bom saber que o quarto já foi lançado, preciso dar continuidade. Que bom que essa história te prendeu, é bom quando isso acontece.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Eu também demorei mais do que eu queria para continuar a leitura, mas enfim consegui ler. Prendeu bastante sim! Pretendo ler o final assim que possível!

      Excluir
  3. Olá!
    Eu não conhecia essa série de livros, vou querer ler todos em breve. Dica mais que anotada e sou das que gostam de ler na ordem de lançamento rsrsrs
    As capas são lindas.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Fico feliz que tenha gostado!
      Espero que você consiga lerem breve a aprecie o mistério tanto quanto eu!

      Beijos;

      Excluir
  4. Oi Helaina, tudo bem?
    Que bacana que essa série rendeu ótimas experiências!
    Eu não conhecia o termo hoax e adorei saber mais sobre esse recurso narrativo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo bem sim. E você?
      Sim, a leitura está sendo muito boa, estou ansiosa para lero final!
      Não só na narrativa, mas no dia a dia tem muita gente que usa esse recurso em benefício próprio, infelizmente.

      Beijos;

      Excluir
  5. Olá,
    Eu já li um livro da autora, mas era um romance e uma construção completamente diferente dessa série.
    Fiquei curiosa e quem sabe futuramente rola conhecer.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Oie Helaininha! Tudo bem?
    Eu conhecia mas ainda não li a série, confesso!
    Achei bem legal saber que é um livro que prendeu do inicio ao fim!!
    Eu conheço a L.L. e ja li livro dela, ela é muito boa mesmo!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm, tudo bem sim. E você?
      Sem dúvida essa história me prendeu.
      Espero que você tenha a oportunidade de ler e goste bastante!

      Beijos;

      Excluir
  7. Oi Helaina,
    QUando a gente gosta de uma série, mais um volume nunca é demais!
    E que bom que você já tem a continuação em mãos!!!!!!!!!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      Bom, na verdade ainda falta o quarto livro da série para mim. Esse que eu li foi o terceiro. Mas espero comprar o último em breve!

      Beijos;

      Excluir
  8. Ah menina, te entendo, viu? Eu tinha resistência em ler ebooks no começo, por ter que ler na tela do notebook/celular. E é muito ruim, pois sempre me perdia onde tinha parado e eles tem outros apps que tiram minha concentração da leitura... =/ Eu só vim ler direito nesse formato depois do kindle, que é só para isso mesmo, haha.
    Com relação à leitura, fico feliz que, mesmo com os detalhes técnicos, você conseguiu terminar. É tão bom quando vemos o desfecho de uma história que acompanhamos há tento tempo, né? Dá sensação de missão cumprida.
    Fiquei curiosa com a história também e vou conferi assim que der.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna,
      Meu problema nem é questão de me perder ou me distrair, mais por conta dos olhos que ficam ressecados mesmo. Tem dia que preciso recorrer ao colírio.
      Sim, é uma sensação muito boa! Agora estou na expectativa para ler o quarto e último livro da série.

      Beijos;

      Excluir
  9. Não sou de ler livros de histórias assim, mas parece ser bem legal pra quem curte hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ahh que resenha mais gostosa de ler ♥ Obrigada pelo carinho e pelo apoio de sempre! Especialmente pelo esforço em ter tirado um tempo para ler, apesar da dificuldade por ser ebook. Fiquei muito feliz em ler sua opinião e em saber que consegui te prender na história. Adorei as quotes escolhidas e confesso que saber que o plot twist te surpreendeu me deixou ainda mais contente hahaha Mais uma vez, obrigada ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado! ♥ Ultimamente estou escrevendo, mas sem condições psicológicas de revisar de forma decente. Eu que agradeço a confiança e por me ceder seus livros! Desculpa pela demorar em ler e resenhar. ♥

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.