maio 29, 2015

[Resenha] O Guia do Mochileiro das Galáxias

Faz muito tempo que eu assisti ao filme homônimo e desde então fiquei com vontade de ler os livros da série. Adorei mergulhar na escrita de Douglas Adams e agora vou contar à vocês como foi a viagem! Todos com suas toalhas?
Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.
A verdade é que eu não me empolguei tanto com a leitura, mas como não gosto de deixar um livro pela metade continuei lendo até o fim e me surpreendi, pois no final a vontade de ler o próximo livro foi enorme tamanho o envolvimento que temos da história.
Toda a minha vida eu sempre tive uma impressão estranha, inexplicável, de que estava acontecendo alguma coisa no mundo, uma coisa importante, até mesmo sinistra, e ninguém me dizia o que era.
São muitas situações estranhas pelo espaço desconhecido que de alguma forma conseguiram segurar o meu interesse. O que me cansou um pouco foi o excesso de informação, sobre as criaturas e os planetas onde vivem, e tantas coisas para se imaginar, mas que no final contribuíram para a minha vontade de continuar lendo.

Quem aí já ouviu falar em carregar sempre uma toalha? Querem saber o motivo?

Os 8 usos da toalha:
  1. Você pode usar a toalha como agasalho;
  2. Pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea;
  3. Você pode dormir debaixo dela;
  4. Pode usá-la como vela para descer numa minijangada;
  5. Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo;
  6. Enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas;
  7. Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
  8. E naturalmente pode usá-la para enxugar-se.
Essa lista está um pouco “enxuta”, para ler a mais detalhada só no livro! :D

O Guia do Mochileiro das Galáxias é narrado em 3ª pessoa e flui rapidamente pelos capítulos curtos. Recomendo para quem gosta de ficção científica e aventura com uns toques de humor!
Título Original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
Autor: Douglas Adams
Tradução: Paulo Fernando, Henriques Britto e Carlos Irineu da Costa
Páginas: 204
Editora: Arqueiro
Ano: 2009
Link do livro no Skoob: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Então, quem já leu?
Quem ficou com vontade de ler?
E o filme, vocês já viram?

24 comentários:

  1. Ollá Helaina ^^
    Opa, já estou equipada com minha toalha \o/ hehe'
    Ahhh O Guia dos Mochileiros das Galaxias... lembro-me que quando li o primeiro capitulo no site fiquei muito animada com o livro, mesmo não curtindo muito ficção cientifica achei que O Guia iria ser mais uma exceção do gênero, assim como Doctor Who (que amo muito)
    Todos os livros tava em uma promoção muito boa então acabei comprando os cinco logo kkkk' o problema foi quando chegou em casa, comecei super animação... li o primeiro e a metade do segundo e só '-'
    Kkkk' não sei o verdadeiro motivo mas não consigo lê-lo o.O a vontade de continua-los passa imensamente longe de mim, e hoje em dia eles estão num cantinho da minha estante esquecidos e com a proposta de continuar num futuro não tão próximo XD

    Ps. Antes que eu esqueça, te indiquei para uma tag :) espero que goste ♥
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Sabe que eu também senti essa dificuldade que não achei que fosse sentir. Agora estou com todos os e-books e cada vez que termino um tenho vontade de ler o próximo, mas no meio dos livros a leitura se arrasta.
      Muito estranho isso....rsrsrs.... Estou com o mesmo problema que você.

      Obrigada! Vou passar lá pra ver!!
      Beijussss;

      Excluir
  2. Adoro o Marvin!!!

    graywrens.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto esse livro várias vezes em promoção, mas é a primeira vez que vejo uma resenha.
    Parece ser uma história muito legal de aventura, espero ter a oportunidade de lê-lo um dia.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      É sem dúvida uma aventura fascinante. Mas é uma viagem e tanto então é bom estar preparada. Estou ansiosa pra continuar lendo os outros.

      Beijusss;

      Excluir
  4. Acredita que eu sempre coloco esse livro no carrinho e nunca compro, acabo dando preferencia a outro ,por "n" motivos...sei lá,mas amei sua resenha e como você disse que o livro empolga pelo final ,talvez eu dé uma oportunidade ,já que ele e tão pequeno. Espero gostar!
    Beijão
    http://www.leituraseloucuras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Pois é, cheguei a pensar em abandonar, mas o livro não te larga e quando cheguei ao final me deu uma vontade incrível de ler o próximo. Agora acho que vou ler a série toda.

      Beijussss;

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Nunca li os livros, mas tenho vontade de ler, pois os comentários dos amigos que já leram são positivos. As vezes acontece isso, de você não se empolgar e continuar e gostar. Mas me interesso pra ler por ter aventura, só me falta o dinheiro pra comprar. risos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Tudo bem comigo sim. E com você?
      Pois é. Ainda bem que eu não desisti da leitura.
      Humm... sei bem como é.

      Beijusss;

      Excluir
  6. Olá!
    Eu tinha comprado o box com todos os livros da série, e quando comecei a leitura do primeiro, achei tãooooo chato que desisti de ler e vendi meu box. Agora bateu um arrependimentozinho, já que você disse que continuou lendo e curtiu o restante.
    Meu namorado é um grande fã da série, vou ver se peço emprestado e não desisto da leitura, rs.
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Pois é. Eu não entendi direito como esses livros funcionam. Também achei muito chato algumas partes e ia desistir da série quando de repente cheguei ao final e fiquei louca para ler o segundo. Agora vou continuar lendo só pra ver no que vai dar.
      Boa sorte com a segunda tentativa!

      Beijusss;

      Excluir
  7. Oi!
    Confesso que esse livro não me chamou a atenção.
    Já li várias opiniões sobre ele, e nenhuma me convenceu de que é uma boa leitura.
    Pelo menos não uma que faça meu estilo.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Bom, gosto é assim mesmo. As vezes me aventuro em algum gênero que eu não sou muito fã, mas geralmente me mantenho na minha zona de conforto.

      Beijusss;

      Excluir
  8. Oi Helaina :D
    Já li a série e é uma pena não terem mais livros dela escritos pelo Douglas Adams (me recuso a ler o livro escrito pelo Eoin Colfer; nada contra o autor, mas não gosto de continuações escritas por outros autores :/).
    A história no geral me prendeu, mesmo com umas coisas beeem loucas que não faziam quase sentido algum XD
    Quanto ao filme, gostei (inclusive de terem colocado elementos dos outros livros num só filme).
    Beijinhos
    Attraverso le Pagine - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle! ^^
      Te entendo. É quase como uma fanfic autorizada. Por mais que a pessoa conheça a história ela não é o autor.
      Muito loucas! Me perdi várias vezes. Principalmente quando ele começava a devagar sobre outras civilizações. Usando claramente para criticar nossa civilização, mas me perdi várias vezes.

      Quero ver o filme de novo quando terminar de ler a série.
      Beijusss;

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    tenho muita curiosidade sobre esse livro, de tanto que falam, e adorei os usos da toalha! kkkk
    Pena que o início foi difícil de ler e não rendeu muito. Talvez seja por ser o primeiro livro que o autor passou informações de mais, e os próximos sejam mais tranquilos
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! ^^
      Tudo bem sim, e você?
      Esse livro está mexendo muito com a minha curiosidade.
      Simplesmente não consigo parar de ler a série.
      São meio lentinhos e tudo, mas não consigo parar.

      Beijusss;

      Excluir
  10. Oi Helaina, tudo bom?
    Eu peguei esse livro emprestado uma vez e acabei parando no primeiro capítulo. Definitivamente ficção científica não é pra mim e não sei se um dia vou dar outra chance ao livro. Que bom que a leitura acabou te surpreendendo depois.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Tudo bem comigo, e com você?
      Eu achei esse livro muito louco, mas estou começando a gostar da loucura!! hahaha...

      Beijusss;

      Excluir
  11. Oi!

    Eu adorei o livro! Me surpreendi com a escrita do autor e, comp você, me vi envolvida na leitura, desejando o peóximo volume!
    Achei uma criatividade sem igual esses milhões de uso para uma toalha hahhaah
    Beijos,
    Deia
    www.ownmine.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Esse livro é muito estranho. Ao mesmo tempo que fiquei confusa com tanta informação, cheguei ao final querendo desesperadamente continuar a leitura.
      hahahahaha....

      Beijusss;

      Excluir
  12. Oi! Embora este seja um livro muito elogiado ainda não tive vontade de ler, eu dei a coleção de presente para meu sobrinho e ele gosta, quem sabe uma hora dessas eu arrisque.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu sempre quis ler esses livros e estou achando a série bem interessante apesar dos apesares! rsrsrs...

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.