Resolvi não esperar o Carnaval passar para escrever minhas metas para esse ano. Não é nada muito diferente dos anos anteriores, mas cada vez que confecciono uma nova lista, percebo que estou ficando mais clara nos meu objetivos e tenho conseguido cumprir a maior parte do que planejo.
Conforme prometi no final do ano passado, em 2026 vou me esforçar para não esquecer a lista, voltando para ler o que eu escrevi de vez em quando para ver o que estou esquecendo, o que posso melhorar e o que devo desistir de vez.
E são essas as minhas metas, separadas por categorias:
Escrita
Escrever todo dia: não é porque eu sou escritora, é porque eu preciso e me faz bem. Ainda não consegui entender minha dificuldade, pois eu gosto de escrever e às vezes minhas feridas são curadas através das experiências dos meus personagens. Até ano passado eu estipulava um número de palavras, mas a meta agora é apenas escrever. Pode ser ficção ou reflexão, trabalho em andamento ou algo novo, para publicar ou não. Só sei que preciso criar o hábito de escrever nem que seja por 5 minutos todo dia. Se possível à mão para não perder a habilidade.
Organizar biografia dos personagens: apesar de ter alguns documentos com informações básicas de cada um dos meus protagonistas, sinto falta de reunir em um só lugar as características e eventos marcantes da vida de cada um. Além de facilitar a consulta na hora de escrever as histórias, fica mais fácil quando eu precisar mudar algum detalhe. Já comecei o trabalho em um caderno, e espero terminar ainda esse ano para fazer uma cópia para não perder.
Leitura
Ler todos os dias: querer escrever sem ler é impossível e aparentemente tem muita gente tentando fazer isso hoje em dia. Não falo nada, só observo. 👀 Eu ainda leio bastante, mas perdi o hábito diário. Sempre encontro motivos para não ler, e infelizmente faz tempo que uma leitura não me arrebata. Para não ficar sem contato com textos, acabo relendo minhas próprias histórias, mas preciso voltar a me aventurar em tramas desconhecidas.
Blogs
Continuar com o ritmo das postagens: o Mente Hipercriativa está garantido uma postagem por semana, sempre às quintas-feiras. Andei pensando em voltar com o Universo Invisível, com uma postagem por mês, mas não tenho certeza se farei isso. Com o avanço das IAs usando tudo que encontra pelo caminho para treinar, me parece uma má ideia deixar textos longos no blog enquanto poderia participar de editais com eles. Coloquei vários avisos de propriedade no Universo Invisível, mas acreditar que isso é suficiente seria ingenuidade da minha parte. Ainda estou pensando sobre o que farei e a primeira ideia é publicar apenas textos menores como fiz recentemente, apenas para manter o blog que tenho desde 2008.
Sessão Pipoca com Sherlock Holmes: uma hora esse projeto sai! 😅 Espero conseguir esse ano rever e anotar os detalhes sobre os quais quero falar. Não sei se chegarei a escrever alguma postagem, se farei uma para cada episódio, já que eles tem em média o tamanho de um filme de 90 minutos, ou dividirei por temporada. Nada definido até eu terminar de rever pelo menos a primeira temporada.
Estudo
Criar um perfil na EBAC: gosto muito da proposta da Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC) e eles vivem oferecendo cursos gratuitos. Ainda não sei se farei algum esse ano, porque estou com um projeto mais audacioso nessa área, mas preciso pelo menos fazer esse cadastro.
Enem: esse é o primeiro passo do projeto de volta a faculdade. Não sei se foi sorte, acredito mais que tenha sido Deus, mas encontrei um curso cuja grade curricular reúne várias matérias que eu pensava em estudar individualmente através de cursos livres. Não sei se vocês já ouviram falar do curso RTVI (rádio, TV e internet), se souberem algo a respeito, por favor compartilhem comigo! Agora só preciso fazer o Enem, 84 anos depois de terminar o ensino médio! 🙃
Saúde mental
Continuar o cuidado: parece que eu finalmente encontrei um caminho e a meta é continuar nele. Depois da experiência desastrosa com uma terapeuta, onde passei um mês com a impressão de que estava falando com as paredes e criei medo de tentar terapia novamente, li muito a respeito de saúde mental, analisei sintomas e adotei algumas estratégias. Além de viver um dia de cada vez, estou aprendendo a respeitar meu ritmo e tentando não me culpar tanto nos dias menos produtivos. O que eu sinto tem motivo, raiz e passar a vida toda fingindo que não existe só faz a situação ficar pior.
Diminuir o tempo de tela: acredito que um dos motivos pelo qual estou lendo menos, é o tempo que passo com o celular na mão. Mas antes de conseguir voltar a ler em vez de ficar no celular, algo que já tentei e acabei falhando, preciso diminuir minha vontade de dar uma olhadinha toda hora, pois é assim que acabo perdendo horas nas timelines infinitas ou jogando.
Atividade Física
Continuar em movimento: enquanto tiver saúde e condições financeiras não pretendo parar de dançar, e se conseguir mais tempo e dinheiro vou abraçar mais algumas modalidades. Minha meta para esse ano é continuar com o Jazz Dance, a preparação física e, se Deus permitir, subir no palco mais algumas vezes (sim, parece que vai ser no plural. Terei mais informações nos próximos meses).
Organização
Perfis online: ainda não consegui me organizar nesse quesito, mas quero muito. Toda vez que vou trabalhar nos blogs, ou nos meus textos autorais, tenho a impressão de estar numa mesa de escritório totalmente desorganizada por conta da bagunça que são minhas contas. Não sei o que tenho, nem se algum site deixou de existir. Esse ano preciso atualizar meus perfis e me desfazer do que não uso mais. Essa mesa precisa ficar organizada.
Acho que a chave para eu continuar caminhando tem sido manter a constância, por isso tantas metas parecidas nos últimos anos. A impressão que dá à primeira vista é que estou sempre fazendo as mesmas coisas, mas tenho consciência que muita coisa já melhorou desde que comecei a me organizar mais e fazer um pouquinho de cada vez. Talvez o que estava me paralisando é tentar fazer tudo de uma vez só. Descobrir que aos poucos eu chego longe parece óbvio, mas demorei para entender.
Que 2026 seja
repleto de bênçãos para compartilhar
e alegrias que não possam ser
ignoradas! 💖🥰😎



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!
- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.
Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.