maio 23, 2019

[Resenha] O Circo Mecânico Tresaulti

Desde que li O Circo da Noite (ler resenha) desenvolvi um interesse por histórias que se passam em circos. Principalmente se forem mais sombrios do que coloridos e/ou estiverem envoltos em uma atmosfera de mistério. E foi essa a motivação que me fez querer ler esse livro.

Sinopse: Respeitável público, sejam bem-vindos ao incrível Circo Mêcanico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, esse belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. (Fonte: Skoob)

O livro realmente tem os elementos que eu gosto e eu imergi muito bem na escrita da autora, só que ao longo da leitura perdi várias vezes a conexão com a história. Os capítulos são curtos e a narrativa não é linear trocando de narrador com frequência e alternando fatos do presente com outros do passado. Eu demorava tanto para me acostumar com o desenrolar da história de cada capítulo que a leitura parecia arrastada. Apenas nas últimas páginas, quando a trupe sai em resgate de alguns de seus componentes, que a história ganha um ritmo mais rápido e linear que li sem vontade de parar.
“Nunca dá para saber os motivos de outra pessoa. Você mal sabe os seus. ” - Pág. 118
Outro aspecto que me decepcionou foi a falta de detalhe a respeito dos personagens. Tentei inclusive descobrir se havia algum prequela ou sequência, mas não encontrei nada. São muitos personagens (o que já era de se esperar pelo cenário principal ser um circo com seus vários artistas e equipe de apoio) pouco explorados em sua maioria e que em certo ponto fica até confuso memorizar tantos nomes. Sem saber a história deles, a minha sensação foi de ter acompanhado apenas um momento isolado na vida daquelas pessoas. Óbvio que detalhar a história de cada um seria algo mais para uma série do que um livro único, mas com isso acabei não criando aquela relação de “amizade” com os personagens.
“Mas é assim que as lembranças são — sempre verdadeiras, nunca a verdade. ” - Pág. 94

O Circo Mecânico Tresaulti tem uma narrativa um pouco diferente do que eu estou acostumada. É uma distopia que se passa em um mundo pós-guerra (ou ainda estão em guerra — fiquei confusa em relação a isso) com o encanto de um circo único cercado de mistérios com artistas parte humanos, parte máquinas que ficariam lindos na tela do cinema. Não vai entrar para a lista de melhores livros do ano, mas gostei de ter lido.
“Qualquer mundo decente precisa de arte. ” - Pág. 165
Autora: Genevieve Valentine
Tradução: Dalton Caldas
Páginas: 320
Editora: DarkSide Books
Ano: 2016
Link do livro no Skoob: O Circo Mecânico Tresaulti

Vocês já tinha lido esse livro ou ouvido falar nesse livro? Ficaram com vontade de ler? Alguém aí também gosta de histórias que se passam em circos? Tem alguma para recomendar? Deixem nos comentários!

Os gifs do post são do blog:   

16 comentários:

  1. Eu já tinha visto esse livro mas não conhecia muito sobre a leitura. Gostei muita da sua resenha e por enquanto não li nenhum livro que se passa no circo.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza,
      Ah, eu fiquei apaixonada por histórias que se passam em circos, principalmente se forem um tanto sombrios e misteriosos!

      Beijos;

      Excluir
  2. Boa noite,

    Esse livro está na minha lista de desejados, gosto muito dessa capa e a história deve ser ótima...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      A capa é realmente linda, mas a história senti falta de saber um pouquinho do que aconteceu antes do que nos é apresentado. Me pareceu o relato de um momento na vida de personagens muito interessantes. Queria saber mais.

      Beijos;

      Excluir
  3. Já tinha ouvido falar desse livro porém não sabia exatamente do que se tratava a história.
    Pena que não tenha sido tudo aquilo que você esperava, ainda mais depois de uma boa experiência anterior, mas pelo visto a trama em si tem lá suas qualidades, e talvez até se tiver uma continuação ou prequel, as coisas melhores um pouco (ou então em outra mídia, como você citou das telas do cinema).
    Beijinhos e bom final de semana.
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Pois é, eu esperava um pouco mais dessa história. Me interessei de verdade no que aconteceu antes. Queria saber como os personagens estavam na situação em que estavam. O jeito é esperar para ver se vai ter mais.

      Beijos;

      Excluir
  4. Oi Helaina,
    Confesso que eu não sou uma grande fã de circo, mas em alguns casos até arrisco.
    Essa história não linear, nem me incomoda tanto, pois estou acostumada com obras que vai e voltam no tempo, mas a falta de detalhes dos personagens me desanima.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,
      Eu até gosto quando a história faz uma viagem ao passado no meio da narrativa, mas nesse livro foram muitas viagens, acabou me cansando por conta da sensação de corte na história. E isso da falta do passado dos personagens, como eles chegaram a ser o que são, o motivo de tudo o que está acontecendo eu não captei.

      Beijos;

      Excluir
  5. Oi Helaina,
    Eu nunca li nada da editora, são tão caros, mas morro de vontade.
    Apesar das ressalvas, até olharia esse pelo o assunto sabe?
    Acho que o último livro que li com essa temática - ou único - foi um romance de banca da Harlequin hahaha.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Nossa, muito caros. Esse foi um dos últimos deles que lembro ter visto em brochura e por isso consegui comprar num preço mais em conta. Eles podiam voltar a fazer essa versão mais econômica pra gente poder ler os livros da editora. Eu queria Lady Killers, mas só encontrei capa dura e custa mais de R$50! Sem condições.
      O tema e a história são bons, pena não ter me prendido...

      Até mais;

      Excluir
  6. Oi Helaina tudo bem?
    Estou com esse livro na estante faz um tempo, mas sempre leio outros na frente. Me interessei primeiramente pelo titulo e pela capa e só depois li a sinopse. Você conhece o livro O Circo da Noite - Erin Morgenstern? foi um dos melhores que li, tanto os personagens como os cenários são muito bem descritos e sabe aquelas guloseimas que tem no Circo? "eu até conseguia sentir o cheiro". Vou parar por aqui senão estrago a história, se você tiver a oportunidade de ler, nã vai se arrepender.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia, tudo bem?
      Menina, li sim! Até deixei o link para a resenha que escrevi lá no início do texto! 'O Circo da Noite' é realmente fantástico e um dos motivos para eu ter me apaixonado por livros com temática circense misteriosa!

      Beijos;

      Excluir
  7. Que legal mas que pena que o livro não foi lááááá essas coisas, né Helaina?
    Eu curti Circo da Noite na epoca, mas não foi taaaaaaaanto... Mas interessante
    essa capa é maravilhosaaaa
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm, pois é...
      Acho que esses livros mereciam é a tela do cinema. Certeza que a fotografia seria linda, principalmente se seguisse o tom dos livros. Algo tentando ser colorido no meio do caos ou no meio da escuridão.

      Beijos;

      Excluir
  8. Queria comprar o livro e consegui ele no Kindle, não tava empolgada e nem criando expectativas para história, após sua resenha vou coloca-lo com próximo da lista de leitura!!
    Adorei a resenha!
    Sucesso, mais uma seguidora, estou amando ler suas resenhas!
    https://sonhoemnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Apesar de meu favorito quando o assunto é circo ser outro livro, esse é bem interessante, apesar da narrativa que não me atraiu tanto quanto eu gostaria.
      Obrigada! Já estou seguindo o seu também!

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.