fevereiro 24, 2014

[Resenha] Coração de Tinta

Estreando as resenhas de 2014, (pois é, já estamos quase no final de Fevereiro e ainda não publiquei nenhuma resenha shame on me) trago hoje para vocês um livro lindo e cheio de mágica. Eu já tinha assistido ao filme e foi uma experiência muito gostosa ler a história.
Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta".
Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.                                                                                                                      [Fonte: Skoob - Coração de Tinta]
A relação de Meggie com o pai é muito fofa e a autora consegue transmitir isso muito bem no texto. Sem a esposa para ajudar a criar a menina, Mo assume o papel de educar a filha com muito carinho, mas sem faltar a disciplina. Já Meggie, apesar da pouca idade, provavelmente pelo fato de ter sido criada entre adultos e os livros, não é uma criança chata ou mimada. Ela parece bem adulta em determinadas situações, mas sem ser forçada.

Outra personagem do livro é Elinor. Amante dos livros ela tem uma enorme biblioteca com muitos livros raros. Eles são como filhos para ela e Elinor tem demasiado ciúme de suas jóias. A princípio ela nem quer que Meggie circule por ali, mas aos poucos a garota vai ganhando a confiança da bibliófila.

Conhecemos ainda, neste livro, Dedo Empoeirado e sua marta de estimação, Gwin, Farid e Fenóglio. Todos com participação importante na história. Dedo Empoeirado quer voltar pra casa, Farid é um jovem perdido no nosso mundo que não tem ideia de quanto está longe dos seus e acaba escolhendo Dedo Empoeirado como mento (mesmo que a contra gosto dele) e Fenóglio é o escritor que deseja conhecer seus personagens.

Dentre os vilões, temos Capricórnio, chefe de um grupo de bandidos sendo que o mais perigoso deles é Basta.

O livro é bem semelhante ao filme. A única distorção que eu percebi foi em relação à Fenóglio. Ele não é o velhinho solitário mostrado no filme (não posso falar mais para não ter spoiler). Fiquei sabendo que as diferenças que ocorreram entre livro e filme, se dão pelo fato do filme ter sido baseado na trilogia, não apenas no primeiro volume. No entanto, só vou poder confirmar isso depois de ler “Sangue de Tinta” e “Morte de Tinta”.

A leitura foi muito boa. Foram apenas dois pontos negativos que deixaram a leitura lenta. Algumas partes descritivas são extremamente longas. Sabe quando você está ansiosa pra saber o que vai acontecer e o autor fica descrevendo o cenário. Acho muito cansativo e às vezes “empaco” nesses trechos.

Outro ponto não foi culpa da autora de certa forma foi sim, mas seria algo possível de se resolver com um e-book: O peso do livro. São 456 páginas que pesam mais de meio quilo! (0.68800 kg segundo o site Cia. das Letras). Colocar ele na bolsa e levar pra fila do banco, sem chance! Dessa forma tive que restringir minha leitura apenas quando estava em casa. Isso sem mencionar que era difícil segurá-lo enquanto lia. Amo livros físicos, mas nesses casos eu preferiria um e-book!

Imagem da página 180.
Trecho na página 208.
O livro é lindo desde a capa. Eu consegui comprar aquele com a capa vermelhinha que combina com os outros volumes da trilogia ao invés do que vem com o pôster do filme. As páginas tem um tom amarelado e cada capítulo começa com uma citação de outras obras e termina com uma bela ilustração.

Adorei me aventurar nesse Mundo de Tinta e mal posso esperar para ler os outros livros da série. Recomendo para quem gosta de fantasia com muita aventura!

Coração de Tinta (Mundo de Tinta - I)
Título Original: Inkheart (Inkworld, #1)
Autora: Cornelia Funke
Tradução: Sonali Bertuol
Páginas: 456
Editora: Cia. Das Letras
Ano: 2006
Link do livro no Skoob: Coração de Tinta
Então, já leram? Vão ler?
Já assistiram ao filme?

8 comentários:

  1. A história é linda. Tenho curiosidade de ler.
    Muitos falam super bem.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Sim, a história é muito linda! :)
      Leia! Vale à pena!

      Beijusss;

      Excluir
  2. Olá Helaina, boa tarde ^-^
    Tenho muita vontade de ler esse livro (ou melhor, a série *-*) desde que assisti o filme ^-^ Vou tentar ler algum dia (assim que terminar os outros que tenho aqui ^^').
    Ah, isso do livro ser pesado é um caso sério. Fico cheia de dor na coluna quando chego em casa ao carregar muitos livros :S Mas é o "preço" de ser leitor(a) eu acho :P hihi

    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura :D
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle! ^^
      Leia que é muito bom! ^^ (Ainda tenho que terminar a série também!)
      De ser leitora de livro físico... essa hora um tablet ajudaria bastante!

      Muito obrigada! :D
      Beijusss;

      Excluir
  3. Sempre fui muito curiosa pela premissa do livro, sem contar que a capa é divina e os comentários sobre a história são sempre tão animadores!
    Porém o preço não ajuda nem um pouco, acho que vou ter que pegar um empréstimo para comprar a série toda!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês! ^^
      Pois é... eu comprei esse em um sebo. O livro estava perfeitinho e o precinho bem em conta!
      Quando você puder ler, leia! É um livro realmente bom!

      Beijusss;

      Excluir
  4. Oi Helaina, tudo bom?
    Eu não li e nem assisti ao filme ainda. Minha amiga Patty do blog Coração de Tinta deu esse nome ao blog por causa desse livro e ela recomenda muito. Tem uma premissa interessante e tenho curiosidade de ler esse livro. Acho essa capa muito bonita também e não sabia que o livro era tão grande.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! ^^
      Tudo bem comigo sim, e com você??
      É um livro/filme muito interessante. Vale à pena conferir!
      Pois é. Quando saiu o filme, fizeram outra capa, mas essa ganha de longe!
      Pois é. Segurar ele pra ler não foi fácil... rsrsrs...

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.