janeiro 30, 2014

[Hoje é dia...] Dia do Quadrinho Nacional

Oi pessoal!
Tudo bem com vocês?
Sabiam que hoje se comemora o Dia do Quadrinho Nacional?
Sei que muitos de nós leitores começaram sua paixão pela leitura por eles (e continuam lendo até hoje). Vamos saber um pouquinho mais sobre a data?
Em 1984, é criado o Dia do Quadrinho Nacional, comemorado no Dia 30 de Janeiro; a data foi instituída pela Associação dos Cartunistas de São Paulo em homenagem à data da primeira publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte em 1869. Essa foi a primeira historia em quadrinhos lançada no Brasil e uma das mais antigas do mundo. Foi publicada na revista Vida Fluminense a 30 de janeiro de 1869 da autoria de Angelo Agostini, um italiano radicado no Brasil desde os 16 anos de idade, e conta a história de Nhô Quim um caipira que se muda para a cidade do Rio de Janeiro e que fica chocado com a civilização meio rural, meio urbana, sendo de fato uma caricatura dos costumes daquela época. Esta história foi tão importante na historia dos quadrinhos brasileiros que a associação também cria o Prêmio Angelo Agostini, um prêmio para artistas brasileiros realizado no dia 30 de Janeiro. 
Saiba mais:

Minha paixão pelos quadrinhos começou com as histórias da turma da Mônica, e minha personagem preferida sempre foi a Magali. Mas adoro ler a história de todos (na versão criança, pois não gostei muito da turma da Mônica jovem).

Por muita sorte, meus pais também são fãs de quadrinhos e tem um tesouro em revistas. Não são muitas, mas o suficiente para eu conhecer e me apaixonar por outros personagens. Das revistas da minha mãe, que são todas da Disney, adoro o Tio Patinhas. É meu personagem favorito.

Meu pai comprava resistas da Pantera Cor de Rosa, do Pica Pau e dos Trapalhões. Quem me conhece um pouquinho não vai ficar nem um pouco surpreso em saber que, dentre essas, são as dos Trapalhões minhas revistinhas favoritas.

Gibi foi o título de uma revista brasileira de história em quadrinhos, cujo lançamento ocorreu em 1939. Graças a ela, no Brasil o termo gibi tornou-se sinônimo de "revista em quadrinhos" (banda desenhada, em Portugal) (Fonte). É uma excelente forma de incentivo à leitura totalmente válido. Tanto para crianças que ainda não tem muita familiaridade com a língua escrita para ler texto muitos longos, quanto para adultos que não estão com vontade de ler textos longos.

Eu adoro revistas em quadrinhos e sempre tenho uma à mão!
Até para treinar o inglês existem opções:

Sei que também tem versão em espanhol, mas eu ainda não me aventurei por esse idioma. (No hablo español.)

Vocês gostam de revistas em quadrinhos? 
Quais são suas revistas e personagens preferidos?

6 comentários:

  1. Oi amiga, fiquei sabendo desse dia num site virtual hj! eu também lia muito A turma da Mônica, Adorava!!

    Beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! ^^
      Eu encontrei um site com algumas datas comemorativas!
      Esse ano falarei sobre várias elas! :)
      Eu também sou fã e leio até hoje!

      Beijusss;

      Excluir
  2. marquei o blog para fazer uma brincadeira :P
    https://www.youtube.com/watch?v=kLR6C8pIZVg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI! ^^
      Obrigada!!
      Depois vou ver o vídeo e logo posto aqui os livros mais marcantes pra mim! :)

      Beijusss;

      Excluir
  3. Oi Helaina, eu não sabia que dia 30 era dia do quadrinho nacional!! Eu sou apaixonada por quadrinhos, mas faz algum tempo que não compro revistinhas. Quando pequena, lia muito a Turma da Mônica, e fiquei louca para comprar mais, mas o meu marido me olha estranho quando pego, então acabo não comprando. rsrs. Beijos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! ^^
      Eu fiz uma pesquisa ano passado e descobri muitas datas comemorativa que eu nem sabia que existiam. Esse ano vou falar sobre elas aqui no blog e na página do blog no face: http://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
      Continue acompanhando que muitas datas legais ainda estão por vir! :)

      Ah, eu compro sempre que tenho vontade. Nunca vou parar de ler quadrinhos. Se tiver alguém que me olhe feio por isso vou pensar seriamente se quero estar com essa pessoa! rsrsrs...

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.