dezembro 07, 2012

Símbolos Natalinos #1 - Árvore de Natal

A decoração de Natal é linda. Não importa se a pessoa que a confeccionou é rica ou pobre, tem conhecimento na área ou não. As cores deixam tudo tão bonito que é difícil encontrar decoração feia. Mas acho que isso é devido a um único motivo: os símbolos natalinos. Não interessa quem as confecciona, mas árvores, velas, bolas coloridas, pisca-pisca, presépios estão sempre presentes.

Vocês sabiam que cada uma dessas peças que compõem a decoração de Natal tem um significado. Nesses posts vou falar sobre alguns. Anote as dicas para não perder nada da simbologia do Natal em suas decorações!

Antes, que tal saber a origem da palavra “Natal”: 

Do latim natális, derivada do verbo nascor, nascéris, natus sum, nasci, significando nascer, ser posto no mundo. Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas - italiano natale, francês noël, catalão nadal, espanhol natal (navidad de Jesus), português natal.
 
Em inglês, a palavra que designa o Natal - Christmas - provém das palavras latinas Cristes maesse, significando em inglês Christ's Mass, missa de Cristo. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 D.C.

Árvore de Natal:

A árvore como símbolo da vida é uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo e não é exclusividade de uma única religião. Muito antes do Natal, os Egípcios traziam para dentro de casa em dezembro, no dia mais curto do ano, galhos verdes de palmeira simbolizando o triunfo da vida sobre a morte.

Há relatos de que podem ter sido os druidas a inspirarem esse hábito já que eles decoravam velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano. A primeira referência a uma “Árvore de Natal" é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo.

Uma possibilidade é que esse costume tenha se originado na Alemanha. A teoria mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483 -1546). Caminhando por uma trilha durante a noite, ele olhou para o céu e viu os pinheiros intensamente estrelados pelo céu sobre eles encantando-o intensamente. Martin resolveu arrancar um galho do pinheiro e levá-lo para casa. Chegando lá, o colocou em um pequeno vaso com terra e, chamando sua esposa e filhos, decorou o pinheiro com pequenas velas acesas nas pontas dos ramos. Enfeitou-o mais ainda com alguns papéis coloridos. Toda a família ficou pasma com a árvore a qual parecia ter acabado de dar a vida.

Já o costume de deixar os presentes debaixo da árvore, pode ter sido iniciado pela rainha da Inglaterra Elizabeth. Em um dia 25 de Dezembro, quando ofereceu uma grande festa, ela recebeu muitos presentes. Como não podia receber todos pessoalmente, pediu que fossem depositados debaixo de uma árvore no jardim.

Como vocês podem ver, a origem da árvore de Natal é incerta. A escolha do pinheiro como representante é atribuída ao fato dele ser uma planta perene e por isso permanecer sempre com a aparência verde e viva, representando a vida permanente e plena de Jesus Cristo. A árvore verde também trás a esperança, a alegria e a vida nova. No mundo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. As bolas coloridas representam os frutos da árvore da vida, ou seja, Jesus Cristo.


Fonte:

Sem ideia para a árvore esse ano? Quem fazer algo criativo? Enquanto preparava esse post me deparei com esse site com 11 ideias criativas para árvores de Natal: 11 Creative Christmas Tree Making Ideas. O site está em inglês, mas as ideias são ilustradas!

24 comentários:

  1. Muito bom saber tudo isso amiga... Eu adoro arvore de natal!!! Acho lindo!!

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que postagem super interessante! Eu não sabia de todos esses significados :O
    Adorei adorei adorei! *-* E esse negócio do porquê ser pinheiro, eu não sabia meeesmo!
    Acho que pra minha também, são capas super lindas *-*
    Um beeeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. P.S.: Também achei THG super fantástico (no balão mágico ♫) eu sou apaixonada ~irra~ também ameeeei A Esperança rsrs *-*
    Um beeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! :D
      Eu gosto de trazer curiosidades aqui no blog. Acho que não conseguiria ficar com um blog apenas literário! ^^

      (o mundo fica bem mais divertido..♫). Tem um quote no final de "A Esperança" que eu queria muito ter compartilhado aqui... mas a tonta devolveu o livro sem copiar... qndo tiver com meus livrinhos em mãos vou postar aqui!!

      Beijussss;

      Excluir
  4. Ah! O Natal. Eu adoro essa época, o clima, a festividade.Gostei do post, informações sempre caem bem.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu post, achei muito criativo e interessante este quadro dos Simbolos Natalinos, parabéns! :D
    tudodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OI
    Que postagem diferente, muito bacana saber de onde surgem essas coisas, muitos acham que são simbolos do cristianismo mas vem de povos muito mais antigos como vc mostrou. Estou vendo o site que vc indicou e acho que vou fazer não apenas pra mim, mas vou fazer algumas arvores para dar de presente! adoro trabalho manuais!!
    tem postagem nova no blog!
    espero sua visita e comentario!
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... tem muita coisa que a estória parece óbvia, mas na verdade não é nada daquilo...
      As ideias desse dite são muito fofas, não são?
      Eu entrei nele procurando imagens pro post, mas acabei gostando tanto que o indiquei aqui! ^^

      Beijussss;

      Excluir
  7. Oi Helaina, gostei muito de saber um pouco mais sobre a Árvore de Natal, eu amo a minha demais e ela já estar na minha sala piscando nesse momento (muito linda *-*)! Gosto muito da sua ideia de fazer vários posts de natal, muito legal mesmo! Eu já sabia que o costume da árvore de natal nasceu antes do cristianismo, e também sabia sobre a estória dos egípcios e tal, mas tem muita coisa aí que eu não sabia, muito bom saber!

    Agente já postou resenha lá, quer ler? Desde já obrigada!
    Mica
    Fallen In Me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha ainda não está lá, mas logo estará!!
      Fico feliz que tenha gostado do post!!

      Passarei la logo, logo!!

      Beijussss;

      Excluir
  8. Oi, Helania!

    Eu já conhecia essa parte da história do Natal. Adoro sempre saber mais, é uma época tão gostosa, né?
    Fui dar uma olhada nas ideias pra árvore e achei todas muito criativas mesmo. A de almofadas douradas é linda!

    Beijos e boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! ^^
      Também amei!! A árvore de frutas e de pregadores também são ótimas ideias!!

      Beijusssss;
      Pra você também!!

      Excluir
  9. Gente, que postagem diferente! Curti muito!
    Eu ainda estou aqui super em dúvida em como decorar minha casa para o Natal. Ainda nem comprei uma árvore, acredita?

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://www.estantevertical.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado!! :D
      A minha árvore é ma antiga que "trabalha" aqui ha um tempo....huahuahuahua...

      Beijussssss;

      Excluir
  10. UAU! Ótima postagem, Helaina! Adorei saber mais sobre o Natal.. Eu sabia que havia a possibilidade da árvore de natal ter sido "criada" pelos alemães, mas não sabia que também podia ter sido os druidas. Muito bom o post meeesmo! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luene! ^^
      Pois é.. aprendi muito com esses posts também!!

      Beijussss;
      Bom ver você de volta aqui!!

      Excluir
  11. oi Helaina, adorei o post. Como sempre, você arrasando quando o assunto é trazer curiosidades. Vou aguardar os próximos sobre os outros símbolos natalinos
    E adorei seu layout natalino, bem no clima das festas já,
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru! ^^
      Acho que é uma das partes que eu mais me divirto aqui no blog. Tem tanta coisa que a gente tem certeza que sabe como é, só que não. E outras a gente nem imagina o porque! XD
      Vai ter mais com certeza!
      Fico feliz que você tenha gostado!!

      Beijusss;

      Excluir
  12. kkkkkkkkkk, só agora vi a data da publicação!!! Mas o comentário continua valendo, com a diferença de que em vez de esperar as 'próximas publicações', vou procurar as antigas que continuam essa, rs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha... acontece!
      E haverão novas publicações!
      Por enquanto dê uma olhada nas antigas! :)

      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.