março 28, 2012

[Sessão Pipoca] Jogos Vorazes

Ontem, finalmente matei minha curiosidade e fui assistir ao filme. Fui para o cinema sem saber muito sobre a história, mesmo depois de ver comentários de várias pessoas. Estou indo com calma com as séries por motivos que prefiro não comentar. Bom, conclusão depois de assistir: impossível esperar o próximo filme pra saber o que acontece! Com certeza vou arranjar os livros para ler. Seja comprado ou alugado.

Sinopse: Na região antigamente conhecida como América do Norte, a Capital de Panem controla 12 distritos e os força a escolher um garoto e uma garota, conhecidos como tributos, para competir em um evento anual televisionado. Todos os cidadãos assistem aos temidos jogos, no qual os jovens lutam até a morte, de modo que apenas um saia vitorioso. A jovem Katniss Everdeen, do Distrito 12, confia na habilidade de caça e na destreza com o arco, além dos instintos aguçados, nesta competição mortal. [Fonte: Filmow] 
 
Jogos Vorazes, baseado na obra homônima da escritora Susan Collins, conta a história de 12 distritos, que são controlados à mão de ferro por uma capital. Lá, anualmente, acontece um Reality Show onde 1 garoto e 1 garota de 12 a 18 anos de cada distrito são sorteados para participar do programa onde deverão lutar até a morte restando apenas 1 tributo (nome pelo qual é conhecido cada um dos 24 jovens).

 
Quando eu li as “palavrinhas mágicas” Reality Show em inúmeras resenhas espalhadas pela internet, fiquei em dúvida se gostaria ou não do filme. Sou meio vacinada contra esse tipo de programa e não assisto nenhum. Mas, ao mesmo tempo pensei: se fosse algo tão simples e bobinho não teria tanta gente comentando! Okay, sejamos sinceros. A quantidade de comentários nunca garantiu a qualidade de alguma coisa. Há de se prestar a atenção no que está escrito para separar declarações passionais de análises sinceras.

Para assistir Jogos Vorazes, no entanto, fui no escuro (sem trocadilhos com o escurinho do cinema, por favor! :P) já que não ia dar tempo de ler o livro. Mas isso de modo algum foi problema. Consegui entender bem a história e gostar tanto dela que fiquei com vontade de ler os livros que agora sei se tratar de uma trilogia.

Em relação à atração que serve de pano de fundo para a história, o Reality Show, me fez pensar umas coisas. A primeira é quão manipulados são esses jogos para que as pessoas que o assistem vejam o que querem ver (mesmo que não admitam querer). A quem acredite que os participantes estão agindo de forma natural (Uhum), mas como saber se não estão sendo levados a terem reações que mais chamem a atenção do telespectador? Até que ponto esses programas são realmente transparentes? Daria audiência se fossem?

A segunda coisa que também não pude deixar de pensar é quanto tempo vamos demorar a chegar a ter um Reality como o de Jogos Vorazes? Sim, porque o voyeurismo que atrai tantos telespectadores hoje é o mesmo que dá a audiência ao programa onde os participantes se enfrentam até a morte. Uma curiosidade de confinar pessoas em um determinado ambiente e ficar olhando para ver o que acontece. Meu medo é que um dia os organizadores desses programas cheguem à conclusão de que para garantir a audiência tem que deixar os participantes fazerem de tudo. Até mesmo matar. Espero, sinceramente, que esse dia nunca chegue.
 
 
Bom, mas voltando ao filme, eu não quis dar muitos detalhes da trama para que vocês possam ser surpreendidos no cinema assim como eu fui! :) Quem gosta de uma aventura, assista! Quem não gosta, assista também porque a história é muito boa!
 
Título: Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Direção: Gary Ross
Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica, Suspense
Duração: 142 minutos
País: EUA
Lançamento: 23 de Março de 2012
Trailer: The Hunger Games (2012) | Legendado (Youtube)

14 comentários:

  1. Aaaah eu quero loucamente ver esse filme!!!
    Mas eu tó me segurando pra não ir ver antes de ler o livro! Eu sempre prefiro ler antes de ver o filme. Vc não ajudou a me segurar fazendo resenha do filme...Resultado eu quero ver mais ainda agora rsrs

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  2. Desculpa... :D Hahahahahaha....
    Eu faço meio que um rodízio. As vezes leio o livro antes, as vezes antes vejo o filme. No caso de Jogos Vorazes sei que vou ler os próximos dois livros antes de ver os filmes. Vi em um blog que o próximo filme só em 2013...

    Vou lá ver!!
    De nada! :D
    Beijussss;

    ResponderExcluir
  3. esse filme parece ser bom...Jogos Vorazes!
    seguindo , segue de volta ?
    http://girlsmeninaa.blogspot.com.br
    beijos , te espero lá, não falte !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom!! Tenha certeza!! Eu amei!!

      Pode deixar!!
      Passarei lá sem falta!!
      Beijusss;

      Excluir
  4. Oi amiga, eu adorei o livro, e amei o filme, quer dizer, vamos inverter, amei o livro e adorei o filme, hehe
    achei que faltou algumas coisas, mudaram outras...
    Mais fazer um reality assim?? não... ai acho que seria demais...

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha...
      Hum... fiquei ainda com mais vontade de ler o livro agora pra ver o que eles mudaram/omitiram. Acho que depois da Páscoa vou partir à caça dos livros pra alugar!!
      Comprar agora está meio difícil($$$)..rsrs...

      Beijussss;
      Obrigada pela visita e pelo comentário!!

      Excluir
  5. Eu li o livro um pouco antes de ver o filme.
    E digo: não me arrependi...
    o livro é melhor em alguns aspectos, mas me emocionei horrores com o filme.
    Apesar de não ser minha série preferida é bem legal...
    Estou te seguindo =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou louca pra ler!! Assim que passar o feriado vou dar um jeito de alugar e ler! ^^
      Estou muito curiosa pra saber como a estória é contada no livro e claro, ler os outros dois!!

      Obrigada!! :D
      Beijusss;

      Excluir
  6. Aaaaah eu to louca pra ver esse filme, mas provavelmente no fim dessa semana eu irei (: adorei sua resenha sobre o filme porque não falou muitos detalhes e não vai estragar o suspense quando eu for assistir kkk eu também ainda não li o livro, mas em breve eu lerei porque ele já estar chegando HASDHS

    Awn, que bom que você gostou da minha resenha! é legal ver que você vai colocar na sua listra de leitura porque leu ela kkkk logo vai ter o filme, então prepare-e HADUSHAUDHSUSH

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste que é bom!! Eu amei!!
      Pois é. Quando eu fui assistir o filme, fui meio "às cegas" sabia da estória por alto e adorei! Queria que quem ainda não viu e não leu o livro experimentasse a sensação! Valeu muito à pena!! ^^

      Vou colocar sim!! Outro dia até vi o livro na livraria, mas mantive a calma pra não cair em tentação e comprar (é que quando é série prefiro alugar!) Oba" \o/ Só não sei se vou esperar pra ler como fiz com Jogos Vorazes!

      Pode deixar que depois passo por lá!!
      Beijussss;

      Excluir
  7. Oiee, tudo bom?

    Então, eu mega amo Jogos Vorazes! E eu amei o filme, quando você ler o livro (e eu espero que logo logo), você vai perceber que tem várias cenas legais que ficaram fora do filme, mas tudo bem, porque eu acho que o filme que vai mostrar a mensagem dessa trilogia é o segundo.

    Eu adorei a sua resenha para o filme, você levantou varias perguntas interessantes como: Até que ponto Reality Shows são realmente transparentes?

    E eu concordo com você, espero que nunca aconteça um Jogos Vorazes na vida real.

    Beijão

    Léo
    centralperkandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! ^^
      Tudo bem sim!! E vc??

      Acho que eu já vi em alguns posts seus!! hihi
      Eu estou louca para ler o livro. Só vou terminar de ler "A mulher de Preto" que é bem pequeno e vou correr atras de "Jogos Vorazes" (vou tentar alugar pq comprar agora tá difícil.. rsrs). Estou ansiosa pra começar a ler!!

      Eu duvido totalmente dessa transparência. Afinal, o que eles querem é audiência. Naquela parte do filme que a Katniss começa a se afastar do grupo e é forçada a voltar na base do fogo mostra bem isso. Afinal se ela conseguisse se manter longe não lutaria contra os outros e o que o povo queria mais ver?! Nem comento os "Reality" que temos na TV. Nem comento, nem assisto...

      As pessoas estão ficando cada vez mais estranhas. Isso me assusta.

      Beijussss;

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com esse aspecto que você levantou também.

      Ainda não terminei de ler Jogos Vorazes e já percebi a profundidade das mensagens contidas nele.

      Acho que classificaram esse livro para "jovens adultos". Em uma leitura superficial ele até pode parecer apenas uma aventura de crianças e adolescentes, mas se for lido com a merecida atenção, é um livro que não tem restrições e idade. Muito pelo contrário. Poderia ajudar muita gente a abrir os olhos.

      Obrigada pelo comentário!
      Beijusss;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.