setembro 25, 2025

[5 Motivos] para assistir YuYu Hakusho

Até a sexta série eu precisei me adaptar para gostar do que meus colegas de escola gostavam se quisesse ter amigos e não ser alvo de chacota. Algumas coisas eu gostava de verdade, outras eu só fingia para não ficar sozinha nem parecer estranha, mas 1996 foi um ano de mudanças na minha vida quando um grupo de nerds entrou para a escola e me acolheu enquanto foi rejeitado pela maioria. Percebi então que não havia problema em ser diferente, só não queria estar sozinha.

Além da série Arquivo X, esse grupo me apresentou o anime do famoso mangá de Yoshihiro Togashi, publicado originalmente pela Weekly Shonen Jump na década de 1990. Yu Yu Hakusho era meu compromisso de todas as tardes na extinta TV Manchete.

1. Primeira motivação: confesso que relutei em assistir à série porque esse foi o primeiro anime que eu assisti na vida, o primeiro mangá que eu li e estava com medo do efeito que pessoas, em invés de desenhos, poderiam causar à minha memória. Depois de um bom tempo com ele na minha lista da Netflix pensando se assistiria ou não, percebi que o máximo que poderia acontecer era eu não gostar. Acho que me deixei influenciar pela turma do “estragou minha infância”. 🤡 Felizmente já me sinto recuperada desse deslize.

2. Fantasia ou mundo real: fantasia misturada com mundo real. A história se passa em Tóquio, mas o Mundo Espiritual tem um grande papel na trama. A maioria dos humanos ignora sua existência, no entanto, ao aceitar a tarefa de detetive espiritual, Yusuke toma conhecimento desse mundo invisível que, mesmo sem ser visto, afeta a vida de todas as pessoas.

3. Enredo: Yusuke Urameshi estava sempre arrumando brigas, e apesar de sua amiga de infância, Keiko Yukimura, saber que ele às vezes brigava para defender alunos mais fracos, o jovem era visto como encrenqueiro e incapaz de um ato de bondade. Para a surpresa de todos, ao perceber que uma criança corria perigo de ser atropelada, Yusuke a salva e acaba morrendo em consequência do acidente. Esse ato altruísta faz com que Koenma, responsável por decidir o destino das almas, ofereça ao jovem a oportunidade de voltar à vida e ajudar, como detetive espiritual, a conter ameaças sobrenaturais no mundo dos humanos. Para isso ele terá a ajuda de Botan, guia espiritual e Genkai, humana, mas dotada de técnicas de controle de poder espiritual. Ainda se juntam ao grupo Kazuma Kuwabara, humano e rival de Yusuke, Hiei e Kurama, ambos vindo do outro mudo, os dois são youkais.

4. Estética: a maior parte da história se passa em Tóquio, no Japão, e são explorados tanto cenários urbanos, como o bairro onde Yusuke vive e a escola onde estuda, quanto locais mais afastados, como a residência de Genkai, em meio a uma floresta, e uma ilha, onde acontecem os últimos eventos da temporada. Além desses, temos também uma visão do mundo espiritual que, na minha opinião, assim como a floresta e o local onde Genkai mora, é o cenário mais bonito da série.

5. Zona de conforto: apesar de um pequeno desconforto por serem atores e não desenho (não consegui evitar o estranhamento ao ver meu personagem favorito, Kurama, na tela), lembrei muita coisa do anime e fiquei com vontade de reler o mangá. Além dos personagens a trama traz um enredo bem parecido, com a diferença que a história se encerra nessa temporada. Em se tratando de uma série que envolve o mundo espiritual, nenhuma morte pode ser considerada definitiva, mas a questão principal foi resolvida, alguns dos personagens não voltarão e não haverá uma segunda temporada (mas se quiser pode 😅). Senti muita nostalgia enquanto assistia, apesar das pequenas diferenças.

Título: Yu Yu Hakusho
Direção: Tsukikawa Sho
Gênero: Aventura, ação, fantasia, mistério, drama
País: Japão
Ano: 2023
Classificação indicativa: 16 anos (IMDB)

Quem resolver se aventurar vai encontra uma minissérie de 5 episódios com uma história fechada e, até agora, sem previsão para uma segunda temporada. Também não precisa se preocupar caso não goste de terror, pois, mesmo tratando do mundo espiritual e com alguns monstros à solta, Yu Yu Hakusho foca principalmente nas lutas no estilo japonês popular há anos e na interação de amizade que vai se desenvolvendo entre os protagonistas.

Algum fã de Yu Yu Hakusho por aqui? Lembro das tardes na TV Manchete que precisava de muita paciência e malabarismo com a antena pra conseguir acompanhar os episódios. Assistir ao live-action não estragou minha infância 😂, apenas fez eu me recordar com saudade de alguns amigos e das tardes em frente à TV.

Para ver outras postagens dessa coluna, acessem: 5 motivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.