julho 23, 2020

[Resenha] Lady Killers

Mais um livro lido da Darkside que eu estava ansiosa para ler, mas acabou não sendo tão empolgante quanto eu esperava.
Sinopse: Quando pensamos em assassinos em série, pensamos em homens. Mais precisamente, em homens matando mulheres inocentes, vítimas de um apetite atroz por sangue e uma vontade irrefreável de carnificina. As mulheres podem ser tão letais quanto os homens e deixar um rastro de corpos por onde passam — então o que acontece quando as pessoas são confrontadas com uma assassina em série? Quando as ideias de “sexo frágil” se quebram e fitamos os desconcertantes olhos de uma mulher com sangue seco sob as unhas? (Leia sinopse completa no Skoob)
O livro é perfeito, bem dividido, as histórias são curtas e interessantes, o problema para mim foi na parte expositiva das assassinas. Quero deixar claro que o problema não foi da autora que estava apenas contando os fatos, mas sim das mulheres que aparentemente tinham todas um “modus operandi” bem parecido o que acabou deixando a leitura repetitiva.

A maioria dos relatos é de mulheres que mataram parentes próximos (geralmente maridos ou filhos) e empregados. Eu esperava por assassinas com motivações mais aleatórias do que apenas o desejo de demonstrar poder ou conseguir o que queriam sem pensar nas consequências.
“Estava apenas agindo de acordo com algo que internalizava: que ela era legitimamente melhor do que as outras pessoas e, como tal, poderia agir como quisesse.” Pág. 136
Um aspecto interessante em algumas das histórias é como a sociedade tem uma visão tão estereotipada da mulher que muitos inventavam teorias mirabolantes incrédulos de que uma mulher fosse capaz de matar.
“As pessoas cochichavam a possibilidade de que ela fosse uma médium, que podia ver a morte se aproximando a tempo de comprar um caixão barato.” Pág. 198
Lady Killers é um livro de não ficção muito interessante que talvez eu tivesse aproveitado mais se tivesse lido os relatos aos poucos ao invés de tudo de uma vez como se fosse uma história linear. Talvez deveria ter encarado como um livro de contos (#FicaADica). É uma leitura muito boa para derrubar mitos acerca da imagem feminina extremamente sexualizada ou vista como covarde quando resolvem reconhecê-las culpadas pelos crimes.
“As pessoas têm infinitos truques nas mangas para minimizar a violência feminina: desumanizam assassinas em série comparando-as com monstros, vampiros, feiticeiras e animais; erotizam-nas até que pareçam mais inofensivas.” Pág. 17
“Essa negação é exatamente o motivo de muitas avós simpáticas terem conseguido matar durante décadas sem levantar a mínima suspeita.” Pág. 18
No final do livro ainda há indicações de filmes, séries, documentários, curtas e videoclipes com assassinas. Já conhecia alguns e vou ver se assisto outros.

Vocês já conheciam esse livro? Ficaram com vontade de ler? Contem nos comentários!

Título Original: Lady Killers: Deadly Women Throughout History
Autora: Tori Telfer
Tradução: Daniel Alves da Cruz e Marcus Santana
Páginas: 384
Editora: DarkSide Books
Ano: 2019
Link do livro no Skoob: Lady Killers: Assassinas em Série

24 comentários:

  1. Oi Helaina,
    Sempre leio resenhas negativas de livros da editora, o povo sempre comenta que é tudo lindo na diagramação, mas conteúdo fica devendo.
    Ainda não li nada deles, mas esse está super no meu topo dos desejados, pois adoro o assunto cof, cof

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Os livros deles são realmente lindos, mas li poucos até agora para saber se minha opinião seria a mesma. Esse não me agradou muito, então prefiro focar em outros que estão na minha lista antes de adquirir o próximo da editora.

      Os temas dos livros da DarkSide também chama muito minha atenção.

      Até mais;

      Excluir
  2. Oi
    eu já li muitas resenhas positivas desse livro, pena que acabou não sendo o que esperava, mas acontece. Gostei da dica para tratar como contos.
    A edição parece ser linda.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Pois é, achei que fosse gostar mais, mas acontece, né?!
      Acho que se tivesse lido ele assim ao invés da leitura direta teria gostado mais e sentido menos repetitivo.
      Ah, sim! É linda! Mas isso todos os livros da DarkSide são!

      Beijos;

      Excluir
  3. Eu sou louca por esse livro, babo nele toda vez que vejo.

    Amei a resenha, beijinhos,
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito de ler livros sobre serial killers, mas gosto da ideia de ter mulheres em todos os papeis, incluindo como protagonistas assassinas.
    Chega desse esteriótipo de sexo frágil, certo?

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Sim! Foi o que mais me motivou a comprar esse livro.

      Beijos;

      Excluir
  5. Eu sou doida para ler esse livro. Mas sua dica de ler como sendo um livro de conto faz até sentido. Até porque são histórias diferentes, né? Mas, mesmo com sua experiência, ainda sonho ter esse livro na estante. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna,
      Sim, são diferentes, mas por serem do mesmo tema acabam sendo bem similares.
      Acho que meu problema com esse livro foi criar expectativa demais.

      Beijos;

      Excluir
  6. Olá Helaina


    A vida é feita de momentos...
    E estar aqui está sendo um momento especial...
    Já estou seguindo e voltarei sempre que puder...
    Se quiser, dá uma passadinha no meu também...
    Quem sabe não gosta e segue também...

    http://cristalssp.blogspot.com


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  7. Oi Helaina,
    Acabei de perguntar para a Mi do Capítulo Treze se ela acha que vou gostar, porque não sou muito de ler contos, então tenho medo de não gostar dessa leitura. E é um livro caro, então preciso ter certeza antes de comprar, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,
      Não são exatamente contos com início, meio e fim, mas sim vários relatos sobre as assassinas em série. O que foi cansativo para mim foi o fato de acabarem sendo repetitivos por serem muitas histórias parecidas sobre o mesmo tema, por isso disse que talvez tivesse aproveitado mais lendo como contos. Mas vai vi do gosto e cada um.
      Sim, é bem caro!

      Beijos;

      Excluir
  8. Olá!
    Eu já vi o livro, vi a capa na verdade rs, acho a capa linda mas, eu não sou muito de ler esse tipo de livro, leria se conseguisse emprestado mas, acho que não gastaria com ele.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Sim, a capa é realmente linda. A maioria, senão todos, os livros da DarkSide são.
      Bom,se não é o tipo de história que você gosta, melhor tentar conseguir emprestado mesmo.

      Beijos;

      Excluir
  9. Eu tô lendo aos poucos no kindle e tô gostando. Sou louca pela versão física pela capa do livro.

    Gostei da resenha <3


    Beeijos da Tami <3
    Eu Milhazes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão física é linda demais, né?!

      Fico feliz que tenha gostado!

      Beijos;

      Excluir
  10. Olá!
    Já comentei sobre o livro anteriormente.
    Saudades. passando para saber como você está?
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Acho que você foi a única até agora que deu por minha falta e veio perguntar o que houve. Muito obrigada pela preocupação. Eu não estou tão bem quanto gostaria, mas estou melhor do que já estive.
      Tenho me concentrado em escrever uma fanfic da série Sherlock (uma das minhas favoritas) e me afastei um pouco das redes sociais (principalmente Twitter). Ninguém é obrigado a cuidar do outro, mas tem muita gente que se finge de amiga quando na verdade nem se importa com você, então preferi me distanciar um pouco. Mas já estou conseguindo escrever outras coisas e voltei a publicar nos blogs. Inclusive pretendo reativar meu tumblr, se quiser conhecer: Slightly Brazilian.
      E você, como está? Também fiquei com saudades!

      Beijos;

      Excluir
  11. Oiee minha flor! Eu já tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele antes. Que pena que não te agradou como esperava, mas possa imaginar que podemos tirar diversas reflexões sobre a figura feminina na sociedade.
    Gosto de obras que vem com dicas de outros livros, filmes e etc.
    Beijos,
    Paloma Viricio 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma,
      Nossa, apesar da leitura não ter sido como eu imaginava, de forma alguma me arrependo de ter lido. Foi uma maneira interessante de conhecer uma história pouco contada sobre nós, mulheres.
      Também gosto :)

      Beijos;

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.