agosto 13, 2015

[Hoje é dia] Internacional do Canhoto

Oi pessoal! Hoje para mim é um dia a se comemorar! Canhota desde sempre (mesmo a professora do pré-escolar ter sugerido à minha mãe que me fosse ensinado a escrever com a mão direita, sou muito feliz por ela não ter aceito me deixando ser quem sou por completo até hoje!) gosto muito de ter o lado mais criativo do cérebro como dominante e mesmo tendo passado por várias situações espelhadas, acho que isso só me fortaleceu!

Meu resultado foi: utiliza o seu cérebro de forma equilibrada. Talvez seja realmente a consequência de viver em um mundo que eu tenho que me adaptar.
Origem do dia: Embora seja comemorado desde a década de 70, foi apenas na década de 90 que o clube britânico Left-Handers lançou o dia 13 de Agosto como o Dia Internacional dos Canhotos, como forma de chamar a atenção de um mundo onde tudo é pensado apenas para aqueles cuja mão dominante é a direita. Essencialmente, o objetivo foi o de desmistificar o uso da mão esquerda para tarefas habitualmente realizadas com a direita. Segundo os estudos cerca de 90% da população é destra e se atentos às faixas etárias, verificamos que existem mais jovens canhotos do que idosos canhotos. A razão mais simples é que antigamente os canhotos eram discriminados pela sociedade e, portanto, castigados até “corrigir” o que era considerado um “erro”. Felizmente, o estigma está se dissipando. Fonte: Atlas da Saúde
Vocês podem acessar a página do clube (em inglês): Left Handers Club
Tem muita informação além de materiais para divulgação!
Essa é a hashtadg que eles estão subindo nas redes sociais: #lefthandersday


Na página deles também há um link para uma página de compras de produtos para canhotos, mas o precinho em Euro desanima um pouco. No mercado brasileiro existem empresas produzindo produtos específicos para nós, mas eu ainda não adquiri nenhum. Afinal, depois de tantos anos me acostumando e sem nada disponível larguei pra lá. O único produto que eu ainda anseio comprar é uma régua. Sério! Uma grande frustração da minha infância e adolescência usar réguas na escola (canhotos entenderão). Vocês conhecem ou tem facilidade de encontrar produtos para canhotos?

Apesar de sermos a minoria da população (cerca de 10%), não vivemos escondidos.
Tem muito canhoto de talento brilhando por aí! Querem conhecer alguns?

E vocês?
Algum leitor canhoto aqui no blog?

20 comentários:

  1. Não sabia que existia esse dia (sou destra). Conheço vários canhotos e sei como a vida deles é sofrida, lá na faculdade eles tem que pedir mesa sempre que tem prova lá no anfiteatro, porque todas as cadeiras são para destros ^^

    AH,essa do lado dominante do cérebro já desmentiram, na verdade não funciona bem separadinho assim =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! ^^
      Ah, eu acabei me acostumando a usar as carteiras para destros. A gente acaba meio torta, mas conseguir uma de canhoto é uma missão quase impossível!

      Ah, que pena.... gostava muito de pensar que tenho um lado criativo desenvolvido porque tenho o lado direito como dominante. Bom, vai ver nem sou tão criativa quanto penso...

      Beijusss;

      Excluir
  2. Oii, tudo bem??? Quando eu era pequena sempre quis ser canhota, hehehhe, depois passou :) (sou destra desde sempre)
    E que bom que sua mãe não se rendeu. para ver como as pessoas tem dificuldade em aceitar o que é diferente né? saco isso!
    E tesoura? Já ouvi falar que tentar usar uma tesoura comum é um horror :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com,br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Tudo bem, e você?
      Também acho péssimo quem não aceita. Afinal, porque seria errado escolher escrever com uma mão ou outra? Não faz sentido.
      Bom, acho que acabei imitando meus colegas de escola e uso a tesoura mais com a mão direita do que esquerda. Já vi umas pra canhoto, mas meu sonho mesmo é comprar uma régua. Sempre quis ter uma com números invertidos.

      Beijusss;

      Excluir
  3. Olá!

    Também sou canhota desde sempre, e adoro isso. Apesar daquela pequena dificuldade de manuseio de alguns objetos para canhotos, e afins, é diferente.

    E quando eu escrevo na frente de destros, eles acham estranho, mas ao mesmo tempo, fascinante. Hahah, vai entender!


    Até mais,
    ser-escritora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Acho que a minha dificuldade maior é quando esqueço que o objeto foi feito para destros e tento usar da forma mais natural pra mim. Nunca funciona. Mas aprendi a manejar bem o abridor de latas com a mão esquerda.

      Eu amo a expressão dos destros olhando pra mim enquanto escrevo e acho engraçado falarem que eu escrevo com a mão ao contrário, pois pra mim quem escreve com a mão ao contrário são eles!! Hahahaha...

      Beijusss;

      Excluir
  4. Minha melhor amiga e minha sobrinha são canhotas. Eu sou tipo metade canhota (?), porque uso a mão esquerda para várias coisas, tipo consigo usar a faca sem trocar de mão e mais um monte de coisas HAHAHAHAH.
    Parabéééns pelo seu dia ,3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! ^^
      Ah, eu também nunca fiz isso de trocar a faca de mão não. Aprendi a usar um talher em cada mão e pronto.
      Eu também uso a mão direita para várias coisas, mas porque fui "forçada" pelo mundo destro. (Trocar a marcha do carro com a mão esquerda é muito difícil... hahaha)

      Beijusss;

      Excluir
  5. Oi Helaina!
    Sou destra e metódica, HAHAHA.
    Meu lado criativo já foi melhor, mas com o blog vem melhorando bastante.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra! ^^
      Hahahaha...
      Que bom! Blog é bom pra estimular criatividade!

      Beijusss;

      Excluir
  6. Olá,
    Morria sem saber que existe dia do canhoto, sou destra, mas gostei muito do post, cheio de curiosidades, me diverti horrores.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Fico muito feliz que você tenha gostado e se divertido!

      Beijusss;

      Excluir
  7. Olá!!
    Na época em que eu jogava basquete, era uma vantagem monstruosa você ser canhoto, até porque com todo mundo acostumado a cari pro lado direito... Passei, absolutamente todo o tempo em que joguei tentando aperfeiçoar meu lado esquerdo, mas meu Deus que coisa difícil que era. Sempre morri de inveja de um amigo meu canhoto, era muito difícil marca-lo.
    http://www.interruptedreamer.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Ah, então era por isso que o pessoal tinha dificuldade de me marcar quando eu jogava no colégio. Achei que era só o fato de eu não ser muito alta. Nunca pensei por esse lado... rsrs....

      Beijusss;

      Excluir
  8. Nossa que legal, não sabia que havia um dia específico para comemorar o dia do canhoto. Minha tia que é canhota conta que quando estudava a professora batia na mão dela com a régua toda vez que a via escrevendo com a mão esquerda... Imagine só que tortura!

    Parabéns pelo seu dia... hehe

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Pois é! Temos! :D
      Aff... o pessoal tem cada ideia. Pra quem acha que as coisas estão ruins hoje nem imagina o quanto já foi pior, né?!

      Obrigada! :D

      Beijusss;

      Excluir
  9. Não fazia ideia que havia um dia para os canhotos, pessoalmente considero que é uma grande vantagem ser canhoto :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Bom, nunca fui destra então não saberia dizer se faço vantagem, mas amo ser canhota! :D

      Beijusss;

      Excluir
  10. Oi.
    Também sou canhota,mas tive que me acostumar com vários objectos dos destros. Mas apesar disso amo ser canhota e gosto imenso de ver outros canhotos,eu fiscinada com fizessemos parte de uma "sociedade secreta". rsrs
    Mas então,a questão da discriminação. Eu sempre convive com isso. Tem pessoas que acham doença o fato de eu usar mão esquerda,tanto que uma vez senhora chegou na minha casa e me viu usando mão esquerda. Foi lá perguntou pra minha mãe: "nossa sua filha usa mão esquerda?"
    Minha mãe falou sim. E senhora falou "coitada dela"
    Eu era um pouco nova ainda,e quando ela foi embora eu perguntei para minha se era doença o que tenho porque muitas pessoas falavam isso,"ai coitadinha dela"
    Mas agora só digo se eles soubessem o quão incrível é o nosso mundo. Hoje adoro ser o que sou e tenho muito orgulho de ser diferente. Na minha família sou eu,minha irmã e uma prima. E por enquanto somos as únicas com essa sorte. ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! ^^
      Eu também AMO ser canhota. Minha mãe conta que quando eu estava no pré-escolar uma professora perguntou pra ela se queria que mudasse a mão que eu escrevo. Minha mão respondeu um não bem grande!! (Obrigada mãe!)

      Até onde eu sei, só eu e minha bisavó somos canhotas na família da minha mãe e na do meu pai tenho alguns primos canhotos. Amo ser assim!! :D

      Excluir

Agradeço muito a sua visita! Deixe um comentário!

- Atenção: Ao comentar você concorda com as políticas de comentários do blog.
Saiba mais: Políticas de Comentários.

Todos os comentários são revisados antes da publicação.
Obs: Os comentários não publicados pela autora não refletem a opinião do blog.